TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Cada vez mais a evolução do Java como linguagem e como plataforma é acompanhada de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam sua força no ambiente corporativo. Com a versão 8 do Java disponível desde março de 2014 e a versão 9 prevista para o início de 2017, a trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Java a certeza de Continuidade !!!
Paulo Alberto Simões
Java esta em seu 21o. aniversário entusiasmando, crescendo como ferramenta principal em diversas industrias e aplicabilidades, entrou na Nuvem surfando com maestria e principalmente continua sua evolução baseada no princípio básico que a fez primaz a Comunidade. Sim, a Grande Comunidade Java que através de Java User Groups, de seus Java Champions e principalmente do Programa Java Community Process (JCP) vem contribuindo para esta plenitude e evolução continua. Embarque nesta seção para trocarmos algumas idéias sobre como Java se mantem a 21 anos constantemente inovando, enfrentando os desafios do mundo real, abraçando as novas necessidades. Vamos ver juntos como podemos abraçar e participar desta visão, como a Oracle tem levado o Java as Nuvens, e o que esta previsto para sua versão 9. Tudo o que dá direito ao Java de ser considerada a única Certeza de Continuidade!
11:10 às 12:00 Criando aplicações Java para nuvem com Spring Boot
Edson Yanaga
Spring Boot já conquistou o coração de desenvolvedores Java do mundo ao permitir rapidamente a criação de aplicações Java prontas para a nuvem. Mas criar uma aplicação é só o 1.o passo. Uma arquitetura de microserviços exige muito mais. Venha para esta palestra assistir do básico do Spring Boot ao avançado: como construir, como criar essas aplicações prontas para nuvem. Conheça Spring Cloud e encare os próximos desafios: onde e como colocar todos esses microserviços para serem executados.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 JSpare Framework - Simples e Intuitivo
Paulo Henrique Ferreira de Lima / Matheus Vessaro
Em nosso dia a dia como programadores, nos deparamos com projetos de software e precisamos tomar a decisão de qual melhor framework ou ferramenta utilizar para desenvolvimento, seja container, servidor de aplicação, design patterns, etc... Tudo isso, aliado a boas práticas. - Não é possível definir isso tudo de maneira simples, sem analisar caso a caso. Mas, e quando temos um case como esse: Uma Startup, que precisa desenvolver seu produto, e é necessário aliar issonovação, técnologia, produtividade, fácil absorção, doucmentação clara... etc... Uffa! Vamos conhecer o JSpare Framework. O JSpare é um framework escrito em Java que tem por objetivo aumentar a produtividade e atingir da maneiras mais sutil e simples possível seu público alvo, os programadores. O framework foi escrito com muito cuidado, utilizando poucas linhas de código, mas objetivo, resolvendo de maneira simples suas tarefas, como escrever uma aplicação Web StandAlone (Não é necessário um Servidor de Aplicação) com poucas linhas de código e configuração miníma. Ainda no framework, adotado como uma regra, tudo, ou quase tudo, deve ser componentizado, destacando o conceito de alta coesão e baixo acoplamento, tendo interfaces bem definidas e com então com a definição das necessidades, optar pela implementação mais adequada. API's simples e intuitivas que permitem a escalabilidade das aplicações, ou mesmo a opção por implementações mais adequadas ou de maior familiaridade. Através de interfaces bem definidas, é possível de maneira fácil e eficiente aumentar os recursos do framework. *O projeto JSpare Framework é desenvolvido pela jspare.org, um projeto de código fonte aberto, e tem data de lançamento de sua versão pública programada para 20 de março. *Seu desenvolvimento é independente, não financiada por qualquer instituição, a não ser a comunidade.
Criando APIs REST em minutos com o microframework Spark + Java 8
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Nesta palestra, veremos um pouco sobre o Spark (não confundir com o Apache Spark!), um microframework inspirado no Sinatra e que usa Java 8. Veremos algumas das features do Spark e diversos exemplos. No final, teremos um hands-on, criando uma API REST simples.
14:10 às 15:00 Gradle: o melhor amigo no build do seu software.
Felipe mamud
Build tools na plataforma Java sempre foram um dilema, começando com Ant, depois Ant com Ivy e por fim Maven. Ambas tools com seus poderes e limitações que partem da premissa de ajudar o desenvolvedor no ciclo de vida da sua aplicação. Conhecendo todas essas limitações foi criado o Gradle com uma poderosa DSL em Groovy que permite ao desenvolvedor maior flexibilidade, agilidade e poder para criar builds que pode apoiar o ciclo completo de desenvolvimento do software. Começar um projeto utilizando Gradle é uma vantagem com um nível de maturidade impressionante. Se ainda hoje você não usa Gradle, precisa de um bom motivo para isso. :)
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Boas Práticas: SQL em Banco Relacional para Desenvolvedores
Fernando Franquini
Com o grande crescimento da utilização dos Frameworks, muitos Desenvolvedores deixam para que esses resolvam todos os 'problemas' referentes a SQL, mas temos muitos casos que nada melhor que um SQL direto no banco de dados para resolver seu problema da melhor forma. O objetivo dessa palestra é mostrar algumas boas práticas aos desenvolvedores na utilização de SQL que possam aumentar sua produtividade e assertividade no dia a dia.
Suba uma aplicação robusta em 15 minutos com o Jhipster
Lazaro Prates Junior
Nessa palestra quero apresentar esse novo framework que está vindo com uma proposta bem legal para a comunidade Java. Pretendo iniciar demostrando um pouco de uma aplicação feita com o framework e já partir para o Hands-on e construir um CRUD ao vivo para a plateia identificar o valor que a ferramenta trás. Com ferramentas novas e que estão em alta no mercado, isso atraí um publico novo e também a galera que quer se reciclar e conhecer uma ferramenta nova.
16:40 às 17:30 Kotlin 1.0: Evolua seu código Java
Alex Magalhaes
Há alguns anos a empresa JetBrains, responsável por uma das 3 principais IDE's para Java, o IntelliJ IDEA, resolveu criar uma nova linguagem para JVM. Os objetivos do projeto eram audaciosos: criar uma linguagem mais segura, concisa e rápida que Java, além de mais simples que Scala. Com esses objetivos em mente, nascia a linguagem Kotlin. Agora em 2016, foi lançada a versão 1.0 da linguagem, já integrada aos principais frameworks Java e 100% pronto para produção. Nesta palestra, Alex Magalhães apresentará mais detalhes da linguagem, além de um exemplo completo de um projeto de Web API usando Kotlin e Spring.
17:40 às 18:30 Dicas para as provas de certificação Java Programmer 8
Graziela Göedert de Souza
Nessa palestra serão esclarecidas as principais dúvidas de quem está interessado em obter a certificação mas ainda precisa trocar idéias com quem já a obteve de como se preparar. Os tópicos das 2 provas abrangem um conjunto importante de conhecimentos que todo desenvolvedor que utiliza a linguagem Java deve reconhecer, entender e saber aplicar em seu código.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 14 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais e interessados na Plataforma Java.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO