TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript A linguagem do futuro!

Fique por dentro das principais novidades e tendências do mundo JavaScript! Não deixe de conhecer os novos frameworks, bibliotecas e ferramentas que vem tomando conta do mercado nos últimos tempos. Além disso, descubra também importantes conceitos e princípios sobre essa que é uma das linguagens de programação mais populares do mundo!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Node.js - Levando o poder do JavaScript para o servidor!
Rodrigo Branas
Nesta palestra, vamos abordar os conceitos fundamentais do Node.js, falando de sua arquitetura assíncrona e não bloqueante, e também de alguns de seus principais módulos. Além disso, faremos um hands-on, criando uma API para atender as requisições de um aplicativo escrito em AngularJS.
11:10 às 12:00 O que eu aprendi ficando offline
Filipi Zimermann
"Os recursos offline possibilitam ganhos de usabilidade enorme, mas as técnicas como LocalStorage, AppCache, Cookies e IndexedDB exigem um domínio grande de assuntos que vão desde a correta configurações dos headers no servidor web até controles de execução assíncrona e ainda cuidados extra sobre segurança dos dados dos seus usuários. Se você ainda não está considerando funcionamento offline nos seus aplicativos, esta palestra vai te mostrar que logo você vai ficar pra trás. E se você precisa desconectar sem perder seu usuário, nesta palestra você vai conhecer o caminho das pedras e dar algumas boas dicas pra facilitar o seu trabalho. Usando um caso real de um aplicativo, Filipi vai apresentar tudo que ele aprendeu, os tropeços e os acertos para conseguir levar o aplicativo para produção totalmente desconectável."
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Por que Meteor?
Filipe Portes
Meteor é um projeto que surgiu no MIT, recebeu investimentos massivos e está se consolidando rapidamente como uma ferramenta que permite criar aplicações realtime para web e mobile utilizando apenas JavaScript. Nessa palestra pretendo apresentar os fundamentos desse framework, várias razões para adotá-lo em seu próximo projeto e exemplos de código demonstrando como ele é simples e ao mesmo tempo poderoso.
14:10 às 15:00 Otimizando seu JavaScript no V8
William Grasel
Vamos ver como quebrar as barreiras de velocidade do seu JavaScript no V8, a incrível engine open source do Google, que é utilizada tanto no Chrome como no Node.js. Entendendo como as coisas funcionam por baixo dos panos, vamos ver que já é possível comparações impensáveis antes, como a velocidade de execução de códigos em Javascript e C++.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Aplicações off-line first com Ionic e PouchDB
Itacir Ferreira Pompeu
Essa palestra, aborda os desafios acerca da criação de um chat com sincronia offline e realtime, usando Couchdb, Ionic e Pouchdb e com baixo custo.
16:40 às 17:30 Gerenciando seus assets com webpack
Matheus Lucca do Carmo
Gerenciar assets em uma aplicação de todos os tamanhos é algo que sempre damanda tempo dos desenvolvedores e na maioria das vezes torna-se algo complexo e difícil de dar manutenção. Para lidar com isso foi criado o webpack, um bundler que irá gerenciar todos seus assets, desde imagens até estilos.
Testando APIs REST com Supertest e Promises
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Nesta palestra, veremos como testar suas APIs REST de forma simples usando o Supertest. Também veremos como criar testes mais complexos sem medo de cair em um callback hell, usando Promises. No final, teremos um hands-on, criando e rodando alguns testes.
Filtrando o TimeZone com Momentjs
DANILO RAULINO DE LIZ
Aprenda de uma forma prática, a controlar o TimeZone de sua aplicação JavaScript utilizando a biblioteca momentjs.
17:40 às 18:30 JavaScript Promises na prática
Derek Stavis
Sofrendo com callback hell? Afim de padronizar seu código assíncrono? Promises são a resposta! Assista essa palestra e entenda como se livrar do sofrimento!
Olá, Typescript
Guilherme Waess da Rocha
Javascript nasceu, cresceu, amadureceu e agora está em tudo, aonde olhamos podemos ver um pouco dele, seja em um decoder de TV Digital, até no aplicativo preferido do seu celular. Junto com essa evolução, também surgiram algumas ferramentas que auxiliam no seu desenvolvimento, uma delas é o Typescript, um conjunto de ferramentas que auxilia na forma como você e sua equipe escrevem javascript. Vamos ver o que é, de onde vem, porque ele existe e para onde pretende ir o Typescript.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO