TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Programação Funcional Técnicas e teorias de Functional Programming

Palestras específicas sobre linguagens como Haskell, Clojure, Scala, Erlang, técnicas de aplicação de FP em Ruby, Python, Rust, Java, tendências de mercado, frameworks, um pouco de teoria e projetos de quem já utiliza.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O verdadeiro porquê da Programação Funcional
Matheus Lima
Muitos acreditam que Programação Funcional se resume em Map, Filter e Reduce. Nessa mini-palestra irei apresentar os verdadeiros benefícios por trás do desenvolvimento no paradigma funcional.
Por que sua próxima aplicação web deve ser em Clojure?
Eduardo Aquiles Affonso Radanovitsck
Deixe-me te convencer a usar Clojure em 15 minutos! Juntos, vamos explorar alguns motivos para te ajudar a usar Clojure na sua próxima aplicação web, dentre eles: - clojure é fácil de aprender, pois a sintaxe é bastante simples; - testes são tão importantes para a comunidade que estão no cerne da linguagem; - seus dados nada mais são do que uma sacola de informação; - funções não são um bicho de sete cabeças; - já falei que roda dentro da jvm? Se tem java instalado, já pode usar Clojure! - imutabilidade e porque elá é importante.
11:10 às 12:00 Compondo um Sistema
Andrew Rosa
Estado é difícil. Não à toa vemos em linguagens funcionais uma panacea para nossos problemas, já que tratam da separação do domínio de negócio daquilo que é incidental ao problema. É inevitável porém manter estas variantes, logo devemos aprender a trabalhar efetivamente com elas afim de construir qualquer aplicação não trivial. Vamos estudar como estruturar estas variáveis e compor nossa arquitetura em cima de camadas funcionais, promovendo a iteratividade e agilidade de nosso fluxo de trabalho.
12:10 às 13:00 Elixir em produção: A experiência da Xerpa
Renan (milhouse) Ranelli
Venha conhecer um pouco da experiência da Xerpa em desenvolver uma startup inteira do zero apostando em Elixir, uma linguagem jovem baseada na plataforma Erlang. Nessa palestra vou apresentar por que escolhemos Elixir e quais as nossas vitórias e derrotas com a linguagem. Se você sempre quis saber como é colocar uma linguagem jovem em produção e os desafios associados, essa palestra é pra você!
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Mônadas, monoides e functores
Marcelo Camargo
"Uma mônada é apenas um monoide na categoria dos endofunctores". Talvez você já tenha ouvido essa frase, mas, afinal, o que no mundo vem a significar esses termos de maneira humana? Monads, monoides e functores são conceitos de teoria das categorias frequentemente aplicados em programação funcional, mas a maioria dos programadores, e até mesmo acadêmicos, não possuem ideia do seu significado e como usá-los para lidar com computações quem podem falhar de maneira eficaz e matematicamente segura.
15:10 às 16:00 Programando sem Estado
Pedro Tacla Yamada
O paradigma funcional traz uma série de idéias interessantes para a mesa. Entre elas, a ideia de isolar o manejo do estado, entrada e saída de um programa se destaca. Nessa talk, usando exemplos em JavaScript e Haskell, vamos explorar como isso afeta nossos processos e resultados.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Scala em produção: que diferença fez?
Julio Machado Faerman
Temos usado Scala por mais de três anos no desenvolvimento de soluções educacionais, para dezenas de milhares de alunos. Nesta palestra apresentamos os benefícios e desafios desta escolha ? que vai muito além da linguagem. Abordaremos os aspectos técnicos mais relevantes, como as mudanças em arquitetura, padrões de projeto e a adoção de entregas contínuas, assim como os impactos de negócio ao escolher a plataforma Java com Scala.? Além da linguagem em si, será discutida a decisão de usar a plataforma Java EE com JBoss Wildfly, que nos trouxe a possibilidade de explorar uma linguagem relativamente nova em uma plataforma madura e conhecida. Vamos desde o código dos projetos e seus padrões, até a implantação contínua com containers em nuvem. Os códigos, demonstrações e exemplos apresentados são todos de software livre e reutilizáveis em diversos cenários.? Uma linguagem de programação mais adequada pode fazer grande diferença nas bibliotecas, aplicações e frameworks construídos sobre ela. Venha entender como Scala é usada em situações reais, os benefícios e dificuldades a esperar, e como a tecnologia pode ajudar no seu projeto.
17:40 às 18:30 Como a Carjump usa Scala para revolucionar o mercado de Compartilhamento de carros
Paulo Renato Campos de Siqueira
Com Akka, Slick, e muito Future e Future composition, Carjump agrega dados de múltiplos provedores de carros para compartilhamento e serve para seus usuários, incluindo grandes provedores como Car2Go e DriveNow. Vamos ver o que está por traz deste sistema.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 14 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores(as)


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO