TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Trilha Stadium Intel Muito mais conteúdo disponível em Florianópolis com transmissão ao vivo

Intel

Mais uma edição do The Developer´s Conference que será realizada com a participação e patrocínio da Intel.

A Intel é patrocinadora do TDC Online permitindo que milhares de pessoas que não podem ir até Florianópolis possam aproveitar o conteúdo incrível do evento através da transmissão ao vivo de todas as palestras da Trilha Stadium!

Mas, não é só isto...

Este ano, além da Trilha Stadium teremos mais uma Sala Intel com uma seleção de palestras de todas as trilhas e que é aberta para todos os participantes do evento e... também transmitida ao vivo!

Ou seja, este ano todos os participantes do evento terão duas opções de sala Stadium e você que vai assistir online terá duas opções de palestras pra assistir ao mesmo tempo!

Conheça as ações Intel durante o TDC 2016 Florianópolis

Data e Local

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
STADIUM STADIUM INTEL
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolva e Execute Aplicações Feitas para a Nuvem numa Arquitetura de Microserviços
Edson Yanaga
Você tem ouvido falar de microserviços por meses, e provavelmente já deu uma olhada em 12-fator apps e cloud-native apps também. Mas há uma enorme quantidade de diferentes frameworks e ferramentas que você pode utilizar para criar o seu software e a sua arquitetura de microserviços. Você quer utilizar a melhor ferramenta para o trabalho, e você precisa de um pipeline de DevOps para orquestrar e implantar tudo isso. Assista esta palestra para ver uma demonstração ao vivo de como diferentes tecnologias e ferramentas podem abrir seus olhos para as possibilidades que microserviços podem lhe oferecer. Apresentaremos containers, Docker, Kubernetes, Wildfly Swarm, Spring Boot, NodeJS, .NET e talvez muito mais.
Node.js - Levando o poder do JavaScript para o servidor!
Rodrigo Branas
Nesta palestra, vamos abordar os conceitos fundamentais do Node.js, falando de sua arquitetura assíncrona e não bloqueante, e também de alguns de seus principais módulos. Além disso, faremos um hands-on, criando uma API para atender as requisições de um aplicativo escrito em AngularJS.
11:10 às 12:00 Sevidor de Jogos com Python
cleyton pedroza de almeida
Como utilizar python para criar servidores para jogos multiplayer. -O que são jogos Multiplayer -Porque Python -Técnicas de concorrência e paralelismo
Padrões de Arquitetura de Alto Desempenho e Confiabilidade
Celso Crivelaro
Trabalhar com milhares de requisições e mensagens por dia já é um desafio para arquitetura, imagina parte do software ter requisitos de alta disponibilidade e alta velocidade. Nesta palestra irei falar em padrões de projeto para confiabilidade e escalabilidade que irão garantir que o seu software escale e garanta a consistência ao seu usuário. Entre esses padrões, há arquitetura de caches, uso de APIs e integrações e padrões de como encapsular a sua plataforma para que se proteja de falhas e sobrecargas.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
Agronegócio na era digital
Ricardo Zandonai
Como abrir novos negócios e conseguir clientes de áreas que nunca foram muito ligadas a informatica? Nesta palestra será apresentado algumas soluções e chamarizes para usuários que não estão habituados a meios digitais.
13:10 às 14:00 Por que Meteor?
Filipe Portes
Meteor é um projeto que surgiu no MIT, recebeu investimentos massivos e está se consolidando rapidamente como uma ferramenta que permite criar aplicações realtime para web e mobile utilizando apenas JavaScript. Nessa palestra pretendo apresentar os fundamentos desse framework, várias razões para adotá-lo em seu próximo projeto e exemplos de código demonstrando como ele é simples e ao mesmo tempo poderoso.
Intervalo para almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Cloud Foundry a Plataforma Digital
Victor Fonseca
Spring Cloud em sua melhor forma, mostrando como é prático trazer microserviços para sua arquitetura corporativa, em uma aplicação distribuída com Cloud Foundry e integração com serviços Sales Force.
Criando aplicações mais seguras com o Intel SGX
David Momenso
Você se preocupa com a segurança dos softwares que desenvolve? Como você garante que o seu software não está comprometido? Nesta palestra você irá entender como criar aplicações mais confiáveis utilizando áreas de memórias protegidas por hardware, funcionalidade implementada pelo Intel Software Guard Extensions (SGX) presente na 6ª geração dos processadores Intel (Skylake). Ao utilizar regiões de memória protegidas pelo hardware, chamadas Enclaves, é possível executar código e manipular dados sensíveis de forma mais segura. Do lado do servidor, vamos explorar como atestar a integridade de uma plataforma cliente e possibilitar recebimento, processamento e armazenamento de dados com segurança. Já na platforma cliente, veremos como os Enclaves podem propociornar um nível de proteção e isolamento mesmo contra aplicações com alto nível de privilégio de acesso, resultando em proteção adicional contra Malwares e outras variedades de ataques. Venha conhecer mais uma técnica para proteger suas aplicações e os dados de seus usuários!
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

Usando numba onde python é lento
Edison Gustavo Muenz
Processar grandes quantidades de dados utilizando loops em python pode ser 300 vezes mais lento que o mesmo código escrito em C/C++/Fortran. Uma das alternativas para este problema é a biblioteca "numba". Compilando o código (utilizando LLVM) ganhos de até 300x podem ser obtidos, com apenas 1 alteração no código. Objetivo: Explicar a utilização da biblioteca "numba" para otimização de código onde o uso de python puro seria inviável. Motivação: Resolver o problema de que python para processamento de dados é lento. Bibliotecas como numpy ajudam, mas não se aplicam a todos os casos.
Visão Computacional com Python e OpenCV
Eduardo Henrique Arnold / William Jamir Silva
Você já se perguntou como sua câmera é capaz de identificar faces quando vai tirar fotos? Ou como é que funciona uma aplicação de realidade aumentada? Essa palestra te convida a aprender conceitos introdutórios de visão computacional e a conhecer mais de suas aplicações através de exemplos com a biblioteca OpenCV utilizando Python. A palestra vai introduzir conceitos básicos de visão computacional: aquisição de imagem e pré-processamento, descritores para extração de características, processamento de alto nível. Além de noções introdutórias sobre aprendizado de máquina: classificadores básicos, clustering e matching.
15:40 às 16:00 Deploy automatizado de Aplicações no Jelastic
Ivan Rosolen
Uma plataforma de nuvem que mais cresce no mundo para fazer deploy da sua aplicação de forma rápida e simples.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Vantagens e desvantagens de trabalhar remoto
Rodrigo Jardim
"Hoje em dia muitas empresas permitem que os funcionários trabalhem fora da empresa, de casa, de cafés, da praia... Algumas até preferem assim, assim como muitos profissionais também preferem assim Trabalho remoto quando feito corretamente pode trazer vantagens tanto para a empresa quanto para o profissional, mas tem algumas desvantagens também A idéia é desta palestra é apresentar as vantagens e desvantagens que percebi nestes 2 anos trabalhando remoto e conversando com outros profissionais que fazem o mesmo, com gerentes e donos de empresas que permitem e incentivam este modo de trabalho."
Kubernetes para Desenvolvedores Docker
Edson Yanaga
Já estamos acostumados com todo o repertório de ferramentas Docker para desenvolvedores, mas para produção precisamos de um ""algo a mais"".

Para esse algo a mais o Google desenvolveu e disponibilizou o Kubernetes, que é baseado na mesma plataforma utilizada pelo Google para lançar bilhões de containers por semana.

Assista esta palestra para saber mais sobre o Kubernetes e como você pode aproveitar os seus conhecimentos em Docker para fazer a transição para este mundo de containers em produção.
Real life Kubernetes
Tiago César Katcipis / Fabio Favero Henkes
On this presentation we will give a short introduction on Kubernetes and show the experience of learning and using Kubernetes on production for two very distinct systems.

The first one is a data acquisition system, involving running multiple instance of crawlers, storage services, captcha breaking services, message brokers (like RabbitMQ) and database integration outside the cluster.

The second one is a web application, involving network analysis using graphs with the ultimate goal of fraud prevention. The application is strongly bounded with the microservices architecture and the twelve factor app.

Graph and document databases, cache layers, a message broker and a distributed filesystem are some of the technologies surrounding the application ecosystem.

Also making a great case of integration between AWS and k8s using tools such as autoscaling.

We will show how Kubernetes solved problems like:

* Load balancing
* Service discovery
* Port collisions
* Scheduling services on multiple nodes
* Handling outages
* QoS
* Deployment and rolling updates of services
* Deploy and update Kubernetes itself at AWS
* Autoscaling k8s nodes AWS
* Self-registering k8s nodes within AWS ELB's
* Debugging
* Monitoring
17:40 às 18:30 Debate - O Futuro da plataforma, dos Apps e da linguagem Swift
Painel de discussão sobre o futuro da plataforma móvel da Apple, quais as principais tendências nos aplicativos atuais, oportunidades e desafios de uma nova linguagem de programação e como a comunidade está moldando a forma que desenvolveremos no futuro.
O Lego Serious Play para o desenvolvimento da organização
Igor Drudi
O método LEGO® SÉRIO PLAY® é um processo que aprimora consideravelmente a capacidade de resolução de problemas de um grupo e pode ser utilizado nas mais diversas problemáticas da organização. E se for usada para empoderar as equipes e estas continuamente orientarem a empresa?
O que eu (não) aprendi com as organizações 1.0 e 2.0. E você?
RAFAEL T SANTOS
"A despeito da crescente visibilidade de um novo ambiente de trabalho mais humano e mais racional, ainda é comum presenciarmos ambientes empresariais onde a prática do dia a dia é incompatível com a utilização de trabalhadores do conhecimento. Nesta palestra, será mostrado através de exemplos, que muitas organizações, infelizmente, ainda estão distantes dos conceitos compilados por Jurgen Appelo no livro Management 3.0. Serão comentadas algumas situações reais em empresas 1.0 ou 2.0, como por exemplo, como se montam equipes, como capacitam pessoas, como organizam a empresa para executar projetos e como lidam no dia a dia com seus funcionários. Para cada situação, além de comentar as práticas antigas, algumas vezes medievais, também será feito um paralelo com os conceitos do Management 3.0."
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO