TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Sem teste não dá!

A Trilha de Teste vai mostrar os assuntos de mais destaques no mundo de Teste e Qualidade de Software (agile testing, devops, cultura, organização, tecnologias emergentes e muito mais!)

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 DevQA - da zona de conforto ao comprometimento com a qualidade
Kamilla Queiroz
Mudança de paradigma, novo QA e antigo QA. Entenda como ser responsável pela qualidade de forma consciente e trazer sua equipe para trabalhar junto com você nesse comprometimento.
Já pensou fazer testes no conforto de sua casa?
Gustavo Moreira da Fonseca
Nesta palestra vou compartilhar a minha vivência como profissional de Qualidade de Software que trabalha remotamente. Quais são as vantagens e desvantagens, como consegui o meu trabalho e o que aprendi desta experiência muito interessante.
11:10 às 12:00 Definindo testes e estratégias para dispositivos móveis
Maiana Alebrant Momm / Thiago Machado Cordeiro
O objetivo desta palestra é apresentar alguns testes que devemos fazer em mobile para aumentar a qualidade dos aplicativos. Também vamos demonstrar como é possível obter uma boa cobertura de testes sem a necessidade de ter muitos dispositivos mobile disponíveis.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Testes de Regressão Visual com Sentinela API + WebDriver
Leandro Antunes Ugioni / Ramon Saraiva
Aplicação de uma API simples que combinada com WebDriver consegue realizar testes de regressão visual de forma rápida e eficiente.
Aprendendo Docker sem bruxaria
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
Nesta palestra, veremos os conceitos fundamentais de Docker e conteinerização, para entendermos por que isso tem sido tão falado hoje em dia. Em seguida, focaremos numa parte prática, subindo uma aplicação web + banco de dados em containers, testando a aplicação manualmente e rodando testes de API automatizados.
14:10 às 15:00 Testes em sistemas legados. Quem nunca?
Fernando Santiago
Proposta teórica e prática de processo de automação de testes vinculado a qualquer processo de manutenção de sistemas web legado. Esta palestra apresenta uma abordagem prática de ATDD, demonstrando que é possível implementar testes que verifiquem cenários críticos do sistema e abram caminho para o refactoring com segurança e qualidade, visando melhorar a qualidade do sistema de forma evolutiva, garantir a segurança no processo de implementação e evitando gastos consideráveis a empresa.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Data-driven Quality no Scrum: provando o valor do QA
Bárbara Cabral / Bruno Tanoue
Todo Agile Tester precisa antever os defeitos que poderiam ser encontrados pelo usuário, mas como ele prova o valor daquilo que faz para o restante do time? A idéia é mostrar através de métricas ausência de qualidade, como incentivar a ter transparência com os próprios erros e incentivar investigações e correções, influenciando nas métricas do time.
16:40 às 17:30 Resolvendo problemas de comunicação em equipes distribuídas com BDD
Rodrigo Jardim
A idéia desta palestra é desfazer alguns mitos sobre BDD, e ver como tirar proveito do melhor deles que é a melhora na comunicação, tanto em equipes locais quanto em equipes distribuídas. A maior parte das pessoas que usa BDD atualmente faz isto de forma errada, usa BDD só como uma ferramenta de automação de testes ou age como se a automação de testes fosse o produto final do BDD. Uma das coisas mais importantes da metodologia é a melhora na comunicação entre todos os envolvidos. BDD é sobre todas as conversas sobre o sistema, e sobre todas as conversas entre as partes do sistema, sobre a interação entre os componentes de software e os componentes humanos. A automação de testes, é um efeito colateral interessante. E a utilização do BDD em equipes distribuídas, para trazer todos os benefícios tem alguns items a mais á se prestar atenção, já que a comunicação em equipes distribuídas é sempre um desafio adicional.
17:40 às 18:30 Aprenda como criar uma suite de testes end-to-end (e2e) rápida, robusta e de fácil manutenção.
Walmyr Lima e Silva Filho
Pretendo compartilhar minha experiência prática sobre como criar uma suite de testes end-to-end que trata dos principais problemas de testes de UI: lentidão, fragilidade e dificuldade de manutenção. A ideia é demonstrar como escrever testes e2e que forneçam feedback rápido ao time, que não fiquem causando falsos-negativos e que utilizem padrões de codificação e participação do time para uma fácil manutenção/evolução dos testes.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa que se preocupe com a qualidade da sua aplicação.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO