TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Web Web e seu mundo de possibilidades

Vamos navegar por conceitos que permeiam a web como seus protocolos, meios de comunicação até as ferramentas que automatizam e agilizam os processos de desenvolvimento, compreendendo todo o ciclo de desenvolvimento, ferramentas e possibilidades envolvidos para desenvolver e manter a "web".

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Segurança na Web
Rodrigo Branas
Nesta palestra vamos abordar o processo de autenticação utilizando o protocolo HTTP comparando abordagens mais tradicionais, baseadas em cookies e controle de sessão, com outras mais emergentes por meio de tokens, mais especificamente JSON Web Tokens. Além disso, falaremos também sobre a importância da utilização de HTTPS, baseado em SSL ou TLS, e também de como previnir diversos tipos de ataques como o Man-In-The-Middle, Cross-Site Scripting, ou XSS, SQL Injection, Cross-Site Request Forgery, ou CSRF entre outros.
11:10 às 12:00 Vamos falar sobre futuro da web: o HTTP/2
Gabriell Nascimento / Marcus Barcelos
O futuro da Web é o HTTP/2. O protocolo HTTP/1.1 está obsoleto e já não atende mais as necessidades da Web de hoje. Apesar de ser um protocolo bastante eficiente e robusto, em uso há quase 20 anos, o HTTP/1.1 não foi projetado para atender muitas das demandas atuais. E para contornar algumas de suas deficiências a solução é gambiarra. Mas não mais! O HTTP/2, a mais nova versão do protocolo HTTP, surgiu exatamente para solucionar problemas que o HTTP/1.1 nem sonhava ter. E tudo isso para deixar a Web um lugar mais dinâmico sem sacrificar performance e elegância.
12:10 às 13:00 Otimizando tráfego com uma API enxuta
Waldemar Neto
Cada vez mais buscamos o ""real-time"" em nossas APIs. Aplicativos que trabalham com atualização de localização ou APIs que recebem grande quantidade de acesso precisam ter uma arquitetura inteligente para economizar tráfego cada byte tem grande impacto no custo e no tempo que a requisição vai ocupar o servidor.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Sass: CSS com super-poderes
Rodrigo Amora
Palestra sobre Sass, mostrando seus conceitos e funcionalidades.
15:10 às 16:00 Desenvolvedor web também pode construir aplicações desktop com Electron.js
Henrique Sosa
Nessa palestra será abordada uma introdução ao Electron.js. Uma biblioteca voltada ao desenvolvimento de aplicações Desktop usando técnologias web. Falarei sobre de como nasceu a ideia, a biblioteca em si, suas abordagens, cases, e também seu funcionamento.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 React.js: You deserve to know about it
Anderson Aguiar
Escolher uma lib/framework nunca deve ser orientado a opniões alheias somente, conhecer o que se vai usar é a premissa básica para se evitar possíveis dores de cabeça. Conheceremos o real objetivo do React e veremos como ele pode nos ajudar a construir interfaces componentizadas além de entender os principais conceitos do core: Virtual DOM, JSX, Components (props, states, lifecycle) e Unidirectional Data Flow.
17:40 às 18:30 Desenhando APIs REST seguindo o modelo de Maturidade de Richardson
Mauricio Trindade Silva
Qual a importância de uma API bem modelada e onde o modelo de maturidade de Richardson pode ser usado para construir soluções elegantes para as APIs REST além de apresentar soluções para o dia a dia como resources de consultas e eventos. Serão apresentados exemplos práticos e teóricos de como modelar uma API ? Modelo de Maturidade ? Design geral de API ? Criando APIs para consulta baseando se no modelo de Maturidade ? Mantendo compatibilidade com o consumidor ? Eventos com Webhook ? Modelando retornos de erros das APIs
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Designers, Arquitetos de Informação


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO