TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile 15 anos de agilidade, o que contribuímos até agora?

O ano de 2016 é um ano muito especial para comunidade ágil, pois este ano completam 15 anos da assinatura do manifesto ágil.

Então nesta edição do TDC queremos escutar da comunidade o que estamos entregando aos nossos clientes analisando profundamente os princípios e valores descritos no manifesto ágil.

Queremos escutar práticas, relatos, novas ideias do que está acontecendo desde o levantamento de requisito até a entrega em produção.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Romantismo, polarização ou convergência metodológica
Jorge audy
Após 15 anos do manifesto, crescimento estável e constante do número de empresas utilizando métodos ágeis, chegou a hora de desapegar de antigos paradigmas. O Lean surgiu na década de 50, métodos ágeis surgiram na década de 80, desde então temos vivenciado integral ou parcialmente Scrum, Kanban, XP, Design Thinking, Lean Startup, Gamestorming, ... É preciso ir além, desenvolver cenários convergentes, seguir em frente.
11:10 às 12:00 Agile Marketing: os resultados alcançados com princípios ágeis em equipes de mkt
Bruna Goss / Juliana Spitaliere
Partindo do princípio de que Agile é mais do que uma série de ferramentas ou processos, mostramos um estudo de caso de como equipes de marketing podem aplicar métodos ágeis no seu cotidiano e os resultados obtidos após um ano de implementação. Iniciando com um cenário de demandas cruzadas e pouca priorização de ações, passando pela adoção do framework Scrum e da mudança de mentalidade dos integrantes, mostraremos as lições aprendidas com a adoção de princípios ágeis, o aumento na produtividade, a qualidade e a colaboração da equipe de marketing de um grupo de empresas de tecnologia.
Inspeção e Adaptação no SCRUM com Indicadores de Resultado e Direção
Andre Bueno
Muito tem se falado sobre KPIs e OKRs para a medição de resultados ágies. Mas como utilizar os indicadores para alcançar resultados no desenvolvimento de software e no negócio do cliente? Como visualizar o impactos das entregas realizadas? É possível medir o valor de negócio agregado ao cliente? Nesta abordagem mostrarei como indicadores de resultado e direção poderão lhe orientar nestas questões. Também veremos a relação entre eficácia, eficiência e efetividade no uso de indicadores para a avalição de resultados do projeto ágil e do negócio do cliente.
Esqueceu tudo? Só lembre dos 7 desperdícios do Lean Thinking.
Daniel Wildt
Você acordou, e esqueceu de tudo o que sabia sobre Metodologias Ágeis. E agora? Por onde começar? Vamos falar sobre os 7 desperdícios do pensamento lean (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos) e como eles podem ajudar qualquer time no caminho com os métodos ágeis.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Tabela periódica das retrospectivas ágeis - dinâmicas para retrospectiva (AGILE)
Cristiano Silveira Basso / Guilherme Motta
Nessa divertida sessão, você vai vivenciar a criação e execução de retrospectivas através de experimentos em uma mistura explosiva de elementos teóricos e práticos. Conheça e enriqueça suas retrospectivas com o uso da tabela periódica das retrospectivas, passando pelos 5 passos: Abertura, levantando dados, gerando insights, decidindo o que fazer e encerramento!
14:10 às 15:00 Segurança desde a inception
Jefferson Heckler Stachelski
Um dos tópicos que vem se mostrando maior conteúdo e mais comum em discussões técnicas é sobre segurança digital. Porém adotar práticas de segurança em um ambiente agil não é algo muito comum de ser ver, mas possui grnade valor. Existem ferramentas para nos auxiliar na adoção de práticas de segurança, como threat modeling que pode ser aplicado na inception.
CHA com Scrum Master - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes
Adriano Orlando Campestrini
Traga seu smartphone conectado à internet. Pode ser notebook também. Vamos fazer uma competição/quiz e responder à questões sobre o que se espera de um Scrum Master ou Agile Coach em termos de conhecimento, habilidade e atitude. Este não é uma palestra comum. É o quiz sobre liderança ágil que você não pode perder!
Extreme Value-Driven Coaching: 4 sprints em 5 dias
Lula Rodrigues
4 sprints em 5 dias: uma semana de trabalho intensivo onde coaches experientes atuam em tempo integral junto a times de desenvolvimento e pessoas de negócios. Esta é a proposta do EVDnC: Extreme Value-Driven Coaching. Nesta apresentação serão abordados exemplos reais da aplicação do EVDnC em times iniciantes e em times experientes, além dos conceitos ágeis que fundamentam este processo.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Dual-Track Agile: incluindo o PO e o UX no seu pipeline de desenvolvimento
Pablo Silva / Marcio Namiki
Muito se fala em como ter mais visibilidade do processo de desenvolvimento de software dentro das empresas. Algo ainda bastante aberto na literatura é como ter visibilidade do processo de concepção do produto realizado pelos PO e UX. Falta de comunicação e pouco direcionamento podem fazer com que meses de trabalho percam sentido e sejam perdidos. Nesta palestra vamos falar sobre como o Dual-Track Agile ajudou os times de engenharia da Locaweb a incluírem PO e UX no pipeline de desenvolvimento, promovendo um impacto na reorganização dos processos e na organização das equipes, quadruplicando a capacidade de entregas sem aumentar o tamanho da equipe, sempre preservando a qualidade da entrega.
16:40 às 17:30 Ágil fora da TI: como expandir o ágil para as áreas de apoio e negócios
Aline Roque
Muitos profissionais das áreas técnicas de empresas se sentem frustrados pela forma como as áreas de apoio e negócios atuam. Eles sabem que os processos poderiam ser otimizados se fosse adotado o uso de metodologias ágeis. Romper as barreiras dos diferentes modos de pensar não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Essa palestra visa apresentar as principais dificuldades da adoção do ágil pelas áreas de apoio e de negócios em empresas de diferentes tamanhos, e como você pode se tornar um agente da mudança, contribuindo para a evolução da sua empresa.
Beyond borders: aplicando ágil em times distribuídos
Clarissa Rodrigues / Diego Schiochet
É amplamente divulgado que agilidade não combina com times distribuídos, será isso uma verdade? Segundo a nossa experiência, não é bem assim que funciona... Iremos falar um pouco sobre a nossa experiência na empresa em que trabalhamos, onde é largamente utilizado o conceito de times ágeis distribuídos.
17:40 às 18:30 Agilidade além da TI: Um Relato de Experiência
GUILHERME SILVA DE LACERDA
Você já pensou que os princípios e valores ágeis podem ser aplicados a diferentes áreas e ajudar pessoas a desenvolver seu trabalho melhor? Nesta palestra, vou apresentar como Lean/Métodos ágeis tem ajudado o Grupo DASS, uma empresa de atuação global no desenvolvimento de seus produtos na área da moda, mais especificamente, no desenvolvimento de tênis para grandes marcas, como Adidas e Reebok.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos aqueles que tem paixão por desenvolver e entregar software de qualidade com foco no cliente envolvendo pessoas.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO