TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Em cenários cada vez mais complexos, a análise de negócios pode ser a luz para gerar o máximo valor com o mínimo investimento.

A análise de negócios é uma área-chave para empresas de todos os portes que têm o desafio de conceber e implementar soluções baseadas em software, com foco na geração de valor, para o negócio e para os indivíduos.

Por isso, exige dos profissionais analistas uma visão cada vez mais sistêmica e atualizada . E para isso, nada melhor do que essa trilha, que a cada ano busca apresentar palestras e cases sobre temas emergentes e complexos do universo da análise negócios.

Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 De Analista de Negócios a Product Owner. Os desafios pelo caminho.
Douglas Falcão Lopes de Oliveira
Tem sido uma prática comum nos processos e transformação ágil conduzir analistas de negócios a assumirem o papel de PO, seja pelo seu relacionamento com o cliente ou pelo conhecimento amplo sobre os requisitos que levam a um produto, o caminho bem sempre é tão simples quanto parece ser à primeira vista. As diferenças na forma de pensar o produto, bem como a mudança da abordagem e das responsabilidades nesta transição são o tema dessa palestra.
Inovando em negócios com foco na eXperimentação: saiba como o Design Sprint pode potencializar a entrega de valor
Rodrigo de Morais
Como uma grande empresa pode trabalhar como uma startup e de que forma as melhorias incrementais ou mesmo inovadoras podem gerar melhores resultados? Se você já se fez essa pergunta, ou quer saber como esta abordagem proporciona uma melhor experiência ao seu cliente, você é nosso convidado especial. A proposta é apresentar alguns insights e falar um pouco sobre Design Sprint com uma perspectiva para análise de negócios centrada na estratégia do valor percebido através da cocriação e dos benefícios da utilização com foco no ser humano. Vamos apresentar um caso real de trabalho aplicado em 5 dias, explorando todas as etapas, dinâmicas, ferramentas até o resultado final e o valor percebido.
GP + PO = potencializando resultados!
Luana Hohmann
Como o Gerente de Projetos e o Product Owner podem atuar para o desenvolvimento de produtos com mais valor e de forma mais rápida? Descubra como potencializar resultados e desenvolver a colaboração entre ambos papéis através das ferramentas Value Proposition Design e Project Model Canvas!
11:10 às 12:00 Estranho no ninho: Um brasileiro liderando as iniciativas de Análise de Negócios em uma equipe ágil nos EUA
João Azevedo
Atuar como Analista de Negócios em uma multinacional americana foi um desafio diário para manter (e melhorar) o nível de entrega de valor e performance para negócio. Em uma aprensentacão desconstraída, com diversos cases reais, tentarei desmistificar muitos dos mitos existentes e mostrar que o nível do profissional de Analise de Negócios brasileiro pode ser tão bom ou superior ao americano. - Como é realizada Analise de Negócio em uma equipe ágil de uma multinacional nos EUA? - Como buscar a melhoria nas praticas de análise de negócios em uma empresa que já é conhecida pelo IIBA pelo alto nível de maturidade nos processos? - AN ponta à ponta: do estratégico ao operacional
Como fatiar seu produto em estórias que façam sentido.
Mayra de Souza Machado / Luis Fernando Mizutani
Premissa do Sistema Toyota de Produção: ?Preferimos ser a lenta tartaruga do que a lebre veloz." Taiichi Ohno Para melhorar o fluxo de entregas, com foco no usuário e entregando valor, quebramos funcionalidades em histórias com objetivo de ter histórias com o mesmo tamanho é um nivelamento para ter um desenvolvimento constante gerando maior previsibilidade e reduzindo desperdícios. Abordaremos a forma com se quebra estórias pode influenciar o desenvolvimento, e também iremos apresentar algumas estratégias que você pode utilizar.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Agregando valor sem trauma: como transformar a percepção de importância dos stakeholders em métricas
Andressa Chiara
Quantas vezes você já teve que priorizar itens no backlog sem saber direito quanto de valor agregaria para o produto? O objetivo desta palestra é prover ferramentas para que você consiga transformar a percepção de importância dos seus stakeholders (aqueles que querem aquela feature "para ontem") em algo mensurável e fácil de priorizar frente aos demais itens do backlog. As técnicas mostradas nesta palestra vêm se provando um diferencial para ajudar POs e stakeholders a colocar as prioridades em perspectiva, e reduzir o atrito no processo de refinamento e priorização dos itens de backlog.
14:10 às 15:00 A Análise Estratégica garantindo os melhores resultados na implementação de soluções.
Carlos Giovani Rodrigues
Será abordada a abrangência da Análise de Negócios, que além das iniciativas via projetos, promove ações de melhoria contínua que permitem a evolução constante da organização, maximizando seus resultados. Para a garantia de resultados, partimos da Análise Estratégica, que entende o momento atual da organização, considera suas metas e objetivos, define uma nova situação desejada, identifica possíveis soluções e determina uma adequada estratégia de mudança, sempre considerando os riscos envolvidos.
Ágil mas com a visão do todo: Mapeando histórias de usuário
Daniel Alfenas
Nesta palestra mostraremos como utilizar mapeamento de histórias de usuário para construir conhecimento compartilhado com o cliente e com a equipe, discutir a estratégia de desenvolvimento e entrega de forma rápida e visual e manter o seu backlog eficientemente.
Business Coach, o Analista de Negócios do futuro!
Annelise Gripp
O foco dessa palestra é mostrar o quanto o papel de um Analista de Negócios pode evoluir, quando trabalhamos competências comportamentais para elicitar requisitos com os clientes, atendendo com mais eficiência e rapidez.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 BABAF - Business Analysis Board, Approach & Framework (ANÁLISE DE NEGÓCIOS)
Marcelo Neves
Quer fazer análise de negócios e não sabe por onde começar? BABAF é uma metodologia para fazer análise de negócios no dia a dia. Com o BABAF você organiza o trabalho da análise de negócios no entendimento do negócio, descoberta da real necessidade e na recomendação da melhor solução.
Especificação por exemplo como ferramenta de negócios (ANÁLISE DE NEGÓCIOS)
Samanta Cicilia de Barros Souza
Especificação por exemplo é um conjunto de patterns que ajudam a construir o produto certo da maneira certa. Muitas pessoas atribuem sua utilização apenas a parte de teste de software, porém ela vai muito além disso e tem dicas valiosas sobre o quanto a colaboração pode nos ajudar a descobrir o que nossos clientes realmente precisam.
16:40 às 17:30 Como usar métodos de design thinking para validar sua ideia no mercado
Priscilla Albuquerque
É sabido que "uma ideia não vale nada", mas uma ideia mal validada vale menos ainda. O mercado digital produz novas ideias e funcionalidades o tempo todo, muitas vezes dentro de "casa" sem nem ter conversado com o público alvo. O grande problema nesse processo criativo é não saber se isso faz realmente sentido para aqueles que irão de fato pagar pelo produto ou solução. A metodologia de Steve Blank, o Customer Development, enfatiza a importância de deixar a zona de conforto aplicando o "get out of the building" para conversar com clientes reais. Utilizando métodos do design thinking esta palestra visa apresentar formas práticas de como validar sua ideia de negócio antes de executá-la.
Além do BABOK: Escalando a Análise de Negócio com SAFe, Stage-Gate e a Arquitetura Empresarial
RAFAEL T SANTOS
Você já tomou as melhores decisões na análise e definição de features de um produto, mas ficou com a impressão que isto não foi suficiente? Ou pior, você nem teve os insumos necessários para tal? Problemas como esses são causados pela falta de uma ?big picture? do negócio, processos de concepção de soluções deficientes, falha no envolvimento das pessoas certas nos momentos corretos, utilização de modelos e abstrações inadequados e ausência de ciclos de feedbacks. Nesta palestra será apresentado um método integrado para tratar essas questões baseado no modelo de inovação Stage-Gate, no framework Ágil SAFe e no repositório de Arquitetura Empresarial.
O que evitar na escrita dos Critérios de Aceite
Elias Nogueira
Escrever Critérios de Aceite tem que ser parte do processo de todo o time! O Analista de Negócio deve identificar junto ao time como melhor escrever estes critérios e não confundir critérios de aceite com foco em aceitação x critérios de aceite com foco em testes fim a fim (end to end). Vamos aprender, em poucas palavras, qual será o melhor foco an escrita destes critérios
17:40 às 18:30 Valor é Resolução de Problemas: Controle da Qualidade Total
Andre Bueno
Reuniões, planejamentos, centenas de horas em requisitos, e o cliente continua sempre insatisfeito? Entregar valor ao negócio do cliente é uma cultura de métodos, comportamento e, principalmente atitude. Nesta palestra mostrei como o Controle da Qualidade Total aborda a geração de valor (qualidade) para o cliente, de modo à atender às suas necessidades (problemas). Também abordarei como lidar com as diversas expectativas do cliente, que acabam deturbando o real significado de suas necessidades.
Era uma vez: contação de histórias para escrita de userstories
Renata Auler
O que a contação de histórias tem a ver com a escrita de userstories? Tudo! Projetos com prazo curtos, equipe com muitas tarefas acumuladas e pessoas cada vez mais desligadas. A contação de histórias auxilia na atenção de quem está a ouvindo. Nessa palestra serão abordados conceitos básicos de contação de histórias e como utilizá-los para melhorar a escrita das userstories.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios/Sistemas, Analistas de Requisitos, Product Owners, Gerentes de Projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO