TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arduino e Makers Aprendendo e Inovando na Prática

Uma trilha sobre Arduíno, Robótica, Eletrônica, Movimento Maker e muito mais.

Se você curte esses temas venha aprender conosco do básico ao avançado.

Um espaço para falarmos sobre criação, aprendizado e prototipagem técnica.

Além de apresentações curtas será uma ótima oportunidade de conhecer outros interessados.

Participe !

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Robotizando com Arduino - Demonstrações ao vivo de projetos
Giovanni Comunello jr.
Apresentarei ao vivo alguns projetos realizados utilizando Arduino. Alguns projetos foram desenvolvidos para validação de conceito e outros para atender a necessidade de clientes.
11:10 às 12:00 Programando o ESP8266 com Python
Relsi Maron
O objetivo da palestra é demonstrar como programar o ESP8266 utilizando a linguagem de programação Python. Será apresentado como fazer a alteração do firmware ESP8266 para rodar o MicroPython, versão do interpretador específico para embarcados, bem como exemplos práticos.
12:10 às 13:00 Um pouco além do arduino
Felipe Kuhne
O objetivo da palestra é prover informações ao usuário para que ele possa tornar-se um pouco mais independente da plataforma Arduino, tanto do ponto de vista de software quanto de hardware. Com relação ao software, será visto com detalhes a mágica do botão 'upload' e o que ele está fazendo na realidade, mostrando também como pode-se reproduzir este processo fora da IDE. Será mostrado também como acontece o upload do programa para a placa, através do bootloader. Com relação ao hardware, será visto o circuito mínimo necessário do Arduino e como fazer a gravação do bootloader. Além disso, questões dimensionais e de compatibilidade com shields, bem como o projeto e roteamento da PCI.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Maker: sim, isso é para você!
Angela Kagueyama Toth
Maker: sim, isso é para você!
Relato de Experiencia: Incentivando novos Makers
Tais Bellini
Realizou-se nos meses de agosto e setembro a Maratona Maker Intel, uma iniciativa para incentivar crianças e jovens de 10 a 18 anos a usar o Desing Thinking para identificar e solucionar problemas usando Internet das Coisas. Essa palestra vai trazer os "insights" dessa experiência, apresentando as abordagens usadas para cada tipo de público, os desafios encontrados, e dicas de como realizar eventos para incentivar novos makers.
15:10 às 16:00 Automatizando sua casa com Arduino e PHP
Diego Pires
Irei abordar de forma prática e o mais simples possível como usar o Arduino junto com o PHP para automatizar sua casa. Ligue luzes, abra portões, suba cortinas e mais pela internet.
A Prática do Arduino em Ensino: o Case de um Laboratório de Engenharia
RENATO Dutra Pereira Filho / Victor Rodrigues Botelho
Teoria e prática nem sempre andam juntas no ensino. Com microcontroladores da plataforma Arduino/Genuino é possível, a baixo custo, propiciar que estudantes de graduação de um curso de engenharia montem seus próprios experimentos, usando o conhecimento da comunidade Maker. Esta palestra apresentará o case do LaCoPQ no ensino de controle automático de processos no curso de Engenharia Química da FURG. Não só na aquisição de dados online, mas também na implementação dos algoritmos de controle P+I+D e na avaliação dos desempenhos destes controladores. Serão abordados aspectos das montagens, e das vivências de estudantes e do professor, bem como apresentados experimentos.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Construindo hardware para criptografia, o que é preciso considerar?
Luckas Farias
Quais os critérios a considerar para escolher pela implementação em hardware de um algoritmo de criptografia? Como uma implementação em software funciona? Quais as vantagens e desvantagens do hardware e software? Como pode-se construir hardwares criptográficos seguros? O que seria uma modularização de operações aritméticas sobre corpos finitos binários? Exemplo de modulo criptográfico para criptografia.
17:40 às 18:30 Desenvolvendo um APP Android para controle de um robô/arduino por bluetooth
Saulo Caetano
Como desenvolver um APP Android, mesmo que vc não possua conhecimentos profundos de programação. Como caso problema, usaremos a hipótese de controle de um robô pelo seu celular ou tablet, para que ele ande pra frente, ou para trás, ou gire para a esquerda ou para a direita, seguindo os seus comandos. Nos exemplos, serão usados apenas hardware e software livre.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas de software e hardware


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO