TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Utilizando o poder da nuvem em seu favor

Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade.

Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software e seu negócio.

Na trilha de Cloud Computing teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Monitorando aplicações distribuidas em Cloud com SoundCloud Prometheus
Edilson Azevedo
A TI passa por um momento de transformação. Cada vez mais a área de negócio demanda por ciclos de entrega de software rápido e com qualidade. A transformação digital impulsiona a necessidade de uma adaptação tecnológica capaz dessa flexibilidade. Processos de integração e liberação contínuos, Cloud, microserviços, plataformas escaláveis como Kubernetes, aplicações distribuídas, cada vez ganham mais adeptos e se tornam realidades. Aqui, abordaremos o monitoramento de aplicações rodando no ECS de forma dinâmica, permitindo trabalhar simultaneamente com grandes volumes de dados. A solução utilzará a ferramenta Prometheus da SoundCloud: Pioneira no modelo de dado dimensional com timeseries.
11:10 às 12:00 Serverless Architecture
Sacha Kilinski
O avanço da Cloud Computing gerou novas opções que permitem em muitos casos a entrega de produtos de maneira mais rápida e melhor. Por outro lado, o Negócio e o desenvolvedor Frontend não precisam necessariamente dominar algumas ferramentas e tecnologias que acompanham essa evolução, como contâineres, VM´s e "bare metal" API´s. Os chamados serviços "Cloud based" abstraem essas complexidades, permitindo mais foco no que realmente importa. Nessa talk vou tratar de uma solução cada vez mais usada: não manter servidor algum. - A revolução do modelo "pay as you go" - Quando precisamos de servidores de Backend? - Algumas opções de BaaS no mercado - 2 cases de soluções usando BaaS - Os problemas atuais da solução AWS - Um caminho sem volta?
12:10 às 13:00 O mercado de Cloud no Brasil: do IaaS ao SaaS
Roosevelt Nascimento
Amazon AWS e Azure são nuvens quem vem se destacando no mercado de Cloud, mas como escolher a melhor nuvem? E qual alternativa para fugir da taxa cambial e ainda poder pagar em Reais, usando Boleto? Nesta palestra será apresentada o Openstack, solução de nuvem criada e evoluída pela comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo. Para conhecer um pouco mais sobre Openstack, visite: http://www.uolhost.uol.com.br/openstack
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 AMAZON WEB SERVICES: PERGUNTE À VONTADE!
Julio Machado Faerman
Esta é uma palestra ao contrário: começaremos pelas perguntas! Depois de coletadas, todas serão respondidas, abordando os serviços da AWS, ferramentas e conceitos relacionados. Todas as perguntas são bem vindas e serão respondidas, independente se forem sobre o modelo de preços, arquiteturas, detalhes técnicos ou meras curiosidades. Além de tirar suas dúvidas, venha ouvir o que os demais estão pensando e explorar novas idéias com a Amazon Web Services.
15:10 às 16:00 Kubernetes para Desenvolvedores Docker
Edson Yanaga
Já estamos acostumados com todo o repertório de ferramentas Docker para desenvolvedores, mas para produção precisamos de um "algo a mais". Para esse algo a mais o Google desenvolveu e disponibilizou o Kubernetes, que é baseado na mesma plataforma utilizada pelo Google para lançar bilhões de containers por semana. Assista esta palestra para saber mais sobre o Kubernetes e como você pode aproveitar os seus conhecimentos em Docker para fazer a transição para este mundo de containers em produção.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Source-to-image - How to transform any application code into immutable deployments
Filippe Spolti
How do we achieve reproducible docker builds that do not rely on having to change or modify dockerfiles, and that can also be used across a variety of language frameworks? In this talk you will learn about OpenShift's source-to-image tool, a free to use and open source project that allows you to: Build images with source-code from Java, NodeJS, PHP, Ruby, Go, etc. Create a docker image from a binary artifact, like a 'war' or 'jar' file. Re-use artifacts from previous builds to save on build-time.
17:40 às 18:30 Microsoft Azure ? From Zero To Hero!
Rafael Felipe / Luiz Miranda / Marcus Bittencourt
Ja ouviu falar nas sessoes do Microsoft Azure ?From Zero to Hero? ? Nesta sessao vamos explorar as principais features e conceitos do Microsoft Azure. Conseguimos reunir tres especialistas de diferentes areas para apresentar e demonstrar casos reais de sucesso utilizando o Microsoft Azure. Venha embarcar conosco nesta sessao dinamica e interativa embalada por brindes e 100% direcionada ao mundo Cloud Computing da Microsoft.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO