TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Já vivemos num mundo conectado à Internet, agora esse mundo passa a ser integrado as nossas coisas do dia-a-dia. Se algo poderá ser conectado à Internet, será!

Até 2020, teremos mais de 20 bilhões de dispositivos conectados à Internet movimentando mais de 1.7 trilhões de dólares.

Toda essa revolução já está em andamento, e empresas como Google e Amazon investindo bilhões na criação de dispositivos, que vão de termostatos inteligentes, assistentes por voz, automação residencial até carros autônomos, tudo conectado à Internet.

Nesta trilha serão apresentadas desde tecnologias, projetos, computação embarcada, segurança e a tendência e futuro da tecnologia. Um espaço para a troca de informações, networking e atualização de mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Internet das Coisas - A nova fronteira para o desenvolvedor
Jomar Silva
A Internet das Coisas é a nova revolução na Indústria de tecnologia, e durante a apresentação vamos mostrar quais quais foram os principais aspectos técnicos e econômicos explicam o surgimento da Internet das Coisas na atualidade. Mostraremos ainda referências para estudos e aprofundamento no tema, bem como bibliotecas e projetos interessantes, além de dicas sobre como começar a desenvolver no mundo de IoT.
11:10 às 12:00 Desenvolvendo Coisas Colaborativas
Julio Machado Faerman
A nuvem permite que "internet das coisas" signifique mais que dispositivos conectados. As inovações em serviços de integração e aprendizagem de maquina, na escala da nuvem pública, estão redefinindo as possibilidades para sistemas embarcados, vestíveis e semelhantes. Mas não é uma revolução apenas das máquinas. Os resultados mais significativos estão sendo obtidos nos casos em que as coisas passam a colaborar, entre si e conosco. Apesar de visionários, estes casos já não são mais ficção e a computação em nuvem é um ingrediente fundamental. Venha conhecer como isto está acontecendo em diversas industrias e como sua aplicação pode se integrar em uma nova geração de coisas colaborativas.
Dando voz aos seus dispositivos com a Amazon Alexa
Leonardo Moura
Quer dar voz ao seu dispositivo? Que tal se livrar dos botões? A plataforma de interação por voz da Amazon, Alexa, está crescendo num ritmo cada vez mais acelerado. O número de apps dobrou nos últimos dois meses. As ferramentas oferecidas pela empresa permitem que desenvolvedores criem interações por voz de maneira fácil, sem precisar desenvolver a parte do processamento de voz e permitindo a ele se concentrar em interação e funcionalidade. Nessa palestra além de mostrar como desenvolver uma "skill" completa para a Alexa, vou demonstrar maneiras fáceis de prototipar experimentos de IoT usando a plataforma IFTTT.
12:10 às 13:00 Iot no Mercado Publicitário
Giovanni Comunello jr.
O mercado de Internet das Coisas está crescendo nas mais variadas direções. Uma direção bem interessante e em expansão é a Iot no Mercado Publicitário. A iTinvent trabalha à 3 anos desenvolvendo projetos especiais de interatividade e possui cases interessantes de Iot no Mercado Publicitário. Nessa palestra apresentaremos alguns cases e faremos algumas demonstrações.
IoT Surfboard: o que aprendemos com o primeiro projeto de crowdfunding de IoT brasileiro
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos mostrar várias lições aprendidas no projeto de financiamento coletivo da IoT Surfboard.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Stand up Comedy
Andre Noel
Stand up Comedy especialmente para trilha de Internet das Coisas com André Noel.
Controlando AR Drone com PHP
Fernando Silva
Mostrar que PHP, uma das linguagens mais utilizada na Web também pode ser usada para comunicação com dispositivos. Nesta apresentação é mostrado o quadricóptero AR Drone e suas funcionalidades e possíveis formas de controlá-lo. Será dada uma breve introdução sobre a biblioteca ReactPHP, que possibilita desenvolver com PHP assíncrono e alguns projetos baseados na mesma. Também como é possível controlar um AR Drone utilizando o projeto PHP-ARDrone desenvolvido com base na biblioteca ReactPHP, e será demostrado o drone sendo controlado através de scripts PHP, tando programando para que o drone seja autônomo quanto com interação em tempo real.
Fazendo Arduino conversar com Node.js
Paulo Diovani Gonçalves
Como comunicar sua placa Arduino e sensores com um servidor web? Um estudo de caso do Lazy Parking -- projeto de conclusão do curso de Sistemas para Internet na Universidade Feevale, onde utilizamos Arduino para notificar nossos servidores da situação do estacionamento. Esta palestra aborda as tecnologias usadas, comunicação de baixo nível, definição de um protocolo próprio e um pouco de programação em Arduino e Node.js. Ao final temos um resumo dos principais desafios e possibilidades de problemas que podem ser solucionados com abordagens similares.
15:10 às 16:00 Sigfox, LoRa ou 3GPP: quem será o novo padrão sem fio para IoT ?
Alessandro Cunha
Internet das coisas sem coisas conectadas não existe. Nesta palestra iremos tratar sobre como a ANATEL regulamenta a comunicação sem fio de longa distância no Brasil e o que são e como funcionam os padrões SigFox, LoRa e 3GPP.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Plataforma Gemalto para IoT: do protótipo até o produto final com 3G
Erich Penafiel Sander
Nesta palestra será apresentada a plataforma Gemalto para desenvolvimento de protótipos e produtos profissionais para sistemas de telefonia móvel 2G e 3G. Os destaques serão: · A Concept Board, uma development board profissional que permite o desenvolvimento de projetos conectados na Internet. · O Terminal EHS6T, que é um produto acabado, similar a Concept Board, já homologado pela ANATEL · O portfólio da Gemalto de produtos para IoT, incluindo soluções de segurança.
17:40 às 18:30 Riscos de Segurança em IoT
Felipe Boeira
A crescente estimativa do número de dispositivos IoT para os próximos anos reflete a necessidade de segurança e privacidade que deve ser aplicada no desenvolvimento de objetos conectados. Esta apresentação técnica aborda os maiores riscos de segurança em IoT e oferece uma visão dos controles a serem aplicados para mitigação de cada risco, desde a autenticação e autorização até comunicação segura e interfaces web, mobile e cloud.
Como gerenciar a complexidade de um mundo conectado
Pablo Freitas
A Internet das Coisas gera diversas oportunidades e beneficios, porém com o custo de uma grande complexidade de gerenciamento dos vários dispositivos, sensores e máquinas conectadas. É possível gerenciar essa complexidade? Sim! Venha ver como
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Esta trilha destina-se a todos aqueles que querem fazer parte desta revolução. Desde os curiosos, entusiastas, makers, engenheiros, designes, empreendedores e programadores, todos serão bem vindos!


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO