TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Uma linguagem de programação completa e madura.

JavaScript é uma poderosa linguagem que tem evoluído rapidamente e conquistado um número cada vez maior de seguidores.

Contando com um crescente número de frameworks, tem se expandido para além da WEB e atingido outros meios como Hardware e IOT.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Node.js: Zero to Hero! (Ou como se manter atualizado com o boom de frameworks)
Bruno Moutinho
A todo o momento, novos frameworks JS estão surgindo. Todos prometem revolucionar o mercado de desenvolvimento de software e ser 'O' novo padrão. Entretanto, como um desenvolvedor pode se manter atualizado? Este novo framework é bom ou é só hype train? A ideia da talk é discutir um pouco sobre o processo de decisão dentro do ambiente node com exemplos de código - partindo de um hello world em node.js sem usar outros frameworks e chegando em uma aplicação simples usando alguns frameworks (provavelmente) conhecidos.
11:10 às 12:00 Como testar o front-end tornando sua aplicação melhor
Bárbara Hartmann
A necessidade de interfaces e interações mais ricas e o surgimento de diversos frameworks de Javascript mostram a evidência de um fato: nossas aplicações front-end estão muito mais complexas. Como podemos garantir que elas continuam com alta qualidade? Como fazer dos nossos testes úteis e confiáveis? Essa apresentação vai abordar pirâmides de testes, testes de componentes e outros aprendizados obtidos trabalhando em uma aplicação com React + Redux.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 O Rei dos Plugins - Tornando-se produtível e melhorando o seu código
Thiago Dorneles de Oliveira
O JavaScript está em constante evolução, mudando sua especificação e linguagem constantemente, principalmente com a popularização do NodeJS. Trazendo milhares de ferramentas para incrementar e melhorar a qualidade do código que está sendo construído. É um caminho muito complexo, principalmente para quem está iniciando. E agora, o que usar e como começar? Vamos conhecer algumas das libs mais usadas no mercado e o porque de cada uma delas. Como podemos usá-las para tirar vantagens e melhorar o nosso código. Também em como elas nos ajudam para aumentar a nossa produtividade. Passando pelo Babel, Webpack, ESLint e plugins que nos ajudam a encontrar um caminho melhor durante a codificação.
14:10 às 15:00 Netflix, JavaScript até na sua TV (JAVASCRIPT)
Bruno Tavares
83 milhões de assinantes, 12 milhões de requisições por minuto e centenas de diferentes dispositivos. Quando os números são grandes é melhor a sua arquitetura ser à prova de balas! Ainda assim a Netflix consegue escalar cada vez mais alto, mesmo mantendo um time pequeno de desenvolvedores. JavaScript é só uma parte do segredo. Nessa palestra Bruno vai mostrar um pouco mais sobre a arquitetura utilizada pelo time de User Interface da Netflix nesse desafio de escalabilidade.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 JavaScript Promises na Prática
Derek Stavis
Cansado de callback hell? Procurando formas de organizar seu código assíncrono? Você deveria estar usando JavaScript Promises! Entenda sua utilização nesta palestra e corra organizar seu códigos assíncronos!
16:40 às 17:30 Porque eu deveria usar TypeScript?
Caliel Lima da Costa
Typescript é um superset de javascript que permite tipificar a codificação, gerando um código compilado em JS. Surgio em 2012 e vem chegando a sua versão 2.0, ele é tanto querida quanto odiada. Vamos ver em quais situações ela é boa e em quais não é.
Imutabilidade com Event Sourcing
Marcelo Adamatti
Você quer criar aplicações com rápida escrita e leitura? Aplicações profissionais como as financeiras / bancárias (seguras, auditaveis)? Você quer se preocupar como a aplicação funciona e não como os dados são armazenados? Mapeamos por muito tempo objetos para modelos relacionais, é hora de avaliar imutabilidade no banco de dados. Apresentaremos nosso caso de uso em um sistema de orders global usando event sourcing with Node / Mongo / RabbitMQ.
Como salvar a integração da sua aplicação com teste de contrato
Pedro Henrique Nazário da Silva
Nessa palestra vamos ver que mesmo que voce tenha uma boa cobertura de testes unitários ainda assim não terá garantia que bugs não irão aparecer em produção. Vamos avançar na pirâmide de testes até chegar nos testes de contrato. Vamos usar uma implementação real para entender quais são as vantagens e as seguranças que os testes de contrato trazem para as nossas aplicações.
17:40 às 18:30 React Behind The Scenes
Thiago Alves Luiz
React se tornou uma das mais populares e queridas bibliotecas de JavaScript do mercado. O seu modo de construção usando componentes tem sido largamente adotado pela comunidade de desenvolvimento. Mas você sabe quais são os reais benefícios de utilizar React? Vamos falar de Virtual DOM, States, LifeCycles e como preparar seus componentes para um melhor funcionamento.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos, front-enders e interessados


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO