TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile Novidades e tendências do universo mobile.

Trilha voltada a todas as plataformas mobile existente.

Mostrando de uma forma clara e objetiva como construir aplicação mobile, desde a concepção a entrega do app.

Coordenação


Patrocínio Trilha


DBServer

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Ionic Framework 2 - O que vem por aí?
Márcio Habigzang Brufatto / Tatiane Aguirres Nogueira
Nesta palestra veremos o que há de novo no Ionic Framework 2, essa poderosa ferramenta para criação de aplicações mobile para iOS, Android e Windows Phone(híbridas). Falaremos um pouco sobre o que há de novo na versão 2 e veremos exemplos na prática de criação de aplicações com HTML, CSS e JS.
11:10 às 12:00 Automatizando uma app Híbrida
Elias Nogueira
Você desenvolve apps híbridas e ainda faz teste manual? Existem ferramentas de automação de teste que você pode utilizar para facilitar a sua vida e te ajudar a testar mais rápido a sua aplicação a cada entrega de forma simples, onde um desenvolvedor ou testador irão conseguir utilizar em nenhum problema.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Valide no papel
Augusto Rückert
Como usar papel e caneta para idealizar, iterar e validar as interfaces do seu aplicativo mobile.
14:10 às 15:00 Cocoapods ou Carthage?
CLEBER OLIVEIRA HENRIQUES NETO
Hey, alguma vez já se pegou na dúvida de quais são as diferenças entre o Cocoapods e o Carthage? Então, nessa palestra vamos aprender a usar cada uma delas para gerenciar as dependências dos nossos projetos, bem como contribuir com a comunidade utilizando as duas ferramentas para distribuir bibliotecas que nós construimos! Bora? :)
Crie sua propria Pokedex com Ionic
Lazaro Prates Junior
Você conhece todos os 150 pokemons do Pokemon Go? Que tal fazer sua própria Pokedex com ajuda do Ionic? Você vai escrever apenas um código com HTML, CSS e JS(AngularJS) e vai conseguir exportar para Android e IOS.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Descomplicando os mistérios da monetização mobile
Luis Medeiros
Muitas vezes desenvolvedores mobile conquistam ótimos números de downloads e usuários, mas não conseguem transformar o potencial dessa audiência em receita, por não usarem a forma de monetização mais adequada. Nesta palestra serão apresentadas as diversas opções de monetização disponíveis no mercado, apontando vantagens, desvantagens e casos de sucesso de cada uma; além de insights de como esse tipo de conhecimento pode inclusive melhorar a qualidade dos apps. Ao final da palestra, a expectativa é que você tenha informações suficientes para decidir qual é o caminho mais apropriado para monetizar o seu produto mobile, e ainda entregar uma melhor experiência para o seu usuário.
16:40 às 17:30 Desenvolvimento mobile do jeito certo: Apache Cordova, Zepto e Handlebars (MOBILE)
Kemel Zaidan
Nesta palestra iremos analisar o processo de desenvolvimento de uma aplicação mobile através utilizando Apache Cordova, Zepto e Handlebars, tirando como aprendizado as ferramentas escolhidas, motivações inerentes ao projeto e resultados obtidos através da experiência prática ocorrida em um hackaton corporativo.
17:40 às 18:30 Mobile 360 graus
Marlon Bueno Bochi
Esta palestra visa mostrar a mobilidade em diversas dimensões, unindo mobilidade, internet das coisas, open source, javascript, android, push notification, protocolos com canais como mqtt e, até mesmo uma sanfona. A idéia é a síntese de um sistema de automação residencial, que integra uma aplicação Android e um servidor para IoT, usando push notification e protocolos específicos para IoT. Por fim, teremos um controle externo com uma sanfona, ligando e desligando lâmpadas conforme a nota tocada.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, profissionais e interessados do universo mobile.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO