TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Aprenda o estilo de vida Pythonico!

Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito.

Nesta trilha, além de recursos da linguagem teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Heimdall Guard - Spam Filter
Alisson Machado
O nosso objetivo era substituir uma ferramenta já consolidada no mercado que fazia o filtro de 8 milhões de email por mês e custava cerca de 1 milhão de reais por appliance, utilizando somente ferramentas opensource. Para isso tivemos que fazer o uso de diversas tecnologias, como: Spam Assassin PostgreSQL Amavis Clamav Mas tudo isso precisava de uma interface para que o gerenciamento pudesse ser feito pelo usuário final, então utilizamos da linguagem Python com o poder do Framework Flask e do SQLAlchemy para tornar tudo isso possível e assim surgiu o Heimdall Guard.
11:10 às 12:00 Python para Internet of Things
Relsi Maron
A presente palestra visa demonstrar como desenvolver um projeto baseado em Internet das Coisas utilizando Python como linguagem de programação. Serão apresentados conceitos de IoT, plataformas, ferramentas e hardware para utilização juntamente com Python.
12:10 às 13:00 Python Assíncrono: tudo ao mesmo tempo agora
Luciano Ramalho
Python 3.4 incorporou um loop de eventos e a biblioteca AsyncIO. No 3.5 ganhamos 4 construções sintáticas novas: await, async def, async for e async with, junto com vários métodos especiais para suportar essas construções, como aiter e anext. E agora temos o pacote uvloop, que traz para o Python o alto desempenho da biblioteca libuv -- o motor assíncrono do Node.js. Estamos mais preparados do que nunca para resolver problemas envolvendo alta concorrência de I/O. Depoimento da engenharia de infra-estrutura do Facebook: "We are increasingly relying on AsyncIO, which was introduced in Python 3.4". Vamos falar sobre isso, e -- com sorte -- até ouvir casos de uso de AsyncIO no Brasil.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Metaprogramação em Python
Evandro Leopoldino Gonçalves
Metaprogramação é um assunto amplo e extremamente poderosos. Nessa palestra, vamos cobrir os recursos que Python oferece para trabalhar com Metaprogramação
15:10 às 16:00 Aprenda Ciência de Dados com Scikit-Learn
Andressa Sivolella
Ao longo dos últimos anos, existe uma biblioteca em Python (Scikit-Learn) para análise preditiva de dados, que conta com um forte apoio da comunidade. A principal razão é que Python é fácil de aprender e pode ser integrado com outras ferramentas e base de dados, tais como Spark e Hadoop, por exemplo. Quer entender quais são os principais passos para começar a aplicar ciência de dados com Python? Nesta palestra você aprenderá a: 1) Explorar um conjunto de dados 2) Contornar eventuais problemas que seus dados possam conter 3) Treinar um modelo preditivo 4) Avaliar a performance do modelo criado Tudo isso usando nada mais nada menos que... Python!
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Construindo um searchengine com python e elasticsearch
Henrique Leal
Nessa palestra veremos alguns príncipios de sistemas de busca e como usá-los para melhorar a experiência do usuário em seu site usando ferramentas open-source como python e elasticsearch
17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos são bem vindos!


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO