TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Sexta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Tem um Pikachu na Sala de Aula - Pokémon Go e as Novas Tecnologias na Educação (EDUCATION)
Heryk Slawski
Estamos cansados de saber que o aluno de hoje mudou, porém as aulas tradicionais dominam e o uso da tecnologia continua estagnado (?guarda esse celular, menino?). Nesta palestra irei mostrar como estamos revertendo esse quadro em algumas escolas e universidades junto com o Google for Education e diversas metodologias educacionais como: Design Thinking, Digital Storytelling, experiências significativas com mão na massa e muita diversão. Palestra destinada a educadores e qualquer pessoa que queira aprender novas técnicas para usar a tecnologia para engajar seus alunos, otimizar tempo e não se sentir um dinossauro.
11:10 às 12:00 (User) Data Science - Uma nova ferramenta à disposição do UX Designer (UX DESIGN)
Wilson P. Gavião Neto
Data Science (DS) busca extrair conhecimento implícito, previamente desconhecido, e potencialmente útil a partir de grandes repositórios de dados. Atualmente, usuários produzem dados de forma abundante e métodos de User Research (UR) podem ser suplementados com técnicas de DS. No entanto, DS raramente tem sido considerada por times de UX na prática. O objetivo desta palestra é elucidar potencialidades de DS para o profissional de UX. A partir de casos práticos, sugere-se que Data Scientists e Designers trabalhem juntos, demandando uma possível ampliação das habilidades de investigação do Designer que, em lugar de tradicionalmente lançar e verificar hipóteses, tenha de descobri-las.
12:10 às 13:00 Evolução efetiva do legado: Da bagunça a efetividade (ARQUITETURA)
Elemar Rodrigues Severo Júnior
Falar sobre código novo é fácil e agradável. Entretanto, essa não é a realidade da maioria dos times de desenvolvimento. Nessa apresentação compartilho técnicas efetivas para identificar e delinear arquiteturas de software legado, permitindo retomada do controle e evolução sustentável. Dentre as técnicas apresentadas, destacam-se a utilização de ferramentas de análise estática e dinâmica para o estabelecimento de métricas, práticas e padrões para aprimoramento e evolução do código.
13:10 às 14:00 Armazenar e entregar 30 milhões de estáticos? (INFRAESTRUTURA ÁGIL)
Nelson Marcos de Almeida
Com o surgimento das soluções de "Plataform as a Service" (PaaS) e "Infraestructure as a Service"(IaaS), o desenvolvimento de aplicações tornou-se extremamente dinâmico. Entretanto a entrega de conteúdo estático (jpg/css/js/mp3/mp4), utilizado por qualquer aplicação, requer um outro tipo de solução.

Surge o Object Storage

Nessa palestra veremos como o Object Storage é capaz de abstrair o armazenamento e a entrega de conteúdo estática para que assim, desenvolvedores possam focar exclusimanete em seus produtos.
14:10 às 15:00 Metaprogramação em Python
Evandro Leopoldino Gonçalves
Metaprogramação é um assunto amplo e extremamente poderosos. Nessa palestra, vamos cobrir os recursos que Python oferece para trabalhar com Metaprogramação
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 BABAF - Business Analysis Board, Approach & Framework (ANÁLISE DE NEGÓCIOS)
Marcelo Neves
Quer fazer análise de negócios e não sabe por onde começar? BABAF é uma metodologia para fazer análise de negócios no dia a dia. Com o BABAF você organiza o trabalho da análise de negócios no entendimento do negócio, descoberta da real necessidade e na recomendação da melhor solução.
Especificação por exemplo como ferramenta de negócios (ANÁLISE DE NEGÓCIOS)
Samanta Cicilia de Barros Souza
Especificação por exemplo é um conjunto de patterns que ajudam a construir o produto certo da maneira certa. Muitas pessoas atribuem sua utilização apenas a parte de teste de software, porém ela vai muito além disso e tem dicas valiosas sobre o quanto a colaboração pode nos ajudar a descobrir o que nossos clientes realmente precisam.
16:40 às 17:30 Desenvolvimento mobile do jeito certo: Apache Cordova, Zepto e Handlebars (MOBILE)
Kemel Zaidan
Nesta palestra iremos analisar o processo de desenvolvimento de uma aplicação mobile através utilizando Apache Cordova, Zepto e Handlebars, tirando como aprendizado as ferramentas escolhidas, motivações inerentes ao projeto e resultados obtidos através da experiência prática ocorrida em um hackaton corporativo.
17:40 às 18:30 Conheça o Debezium: uma plataforma distribuída para captura de dados (BANCO DE DADOS)
Edson Yanaga
Debezium é uma ferramenta open-source que captura todo o stream de eventos do seu banco de dados e o distribui para ser replicado em várias bases diferentes. Todos os itens do stream sempre são aplicados na mesma ordem, o que garante a consistência das suas bases separadas. Que tal ter um pedaço do seu banco de dados replicado remotamente? Ou ter uma réplica para consultas pesadas e outra para processar transações? Ou outra para análise? Venha saber como é fácil e simples fazer tudo isso com o Debezium.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

online: gratuito


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO