TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arduino, Wearables & Makers Crie dispositivos incríveis você mesmo

Uma trilha para o pessoal interessado nas plataformas de desenvolvimento Open-Source bastante utilizadas no desenvolvimento de dispositivos eletrônicos.

Se você gosta desse mundo ou tem vontade de fazer parte, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre vários temas como:

Faça você mesmo, Arduino, Robótica, Eletrônica, Wearables, Computação Embarcada e muito mais.

Além das excelentes palestras será uma ótima oportunidade para troca de conhecimentos com outros interessados. Não perca!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Arduino, wearables e cores - aplicações para entretenimento
Gedeane Gomes da Silva Kenshima
A apresentação consiste em falar rapidamente sobre o que são wearables, mostrar as versões possíveis de Arduino para vestíveis (teremos alguns exemplares para mostrar ao público); depois serão explanados dois projetos que fiz, chamados Shine Sneakers e Captain America Cap, focando o uso de leds endereçáveis, Arduino Flora e Pro mini, e integração com comunicação Bluetooth.
11:10 às 12:00 Rockets!
Felipe Iasi de Barros Costa
Apresentar como a construção de foguetes pode ser interessante e divertida, seja como hobby ou como estudo. Apresentaremos o passo a passo e um protótipo completo! Um sistema de telemetria utilizando Arduíno também está em desenvolvimento.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Plataforma Gemalto para Arduino & Makers: do protótipo até o produto final com 3g!
Erich Penafiel Sander / Vinicius Senger
Nesta palestra será apresentada a plataforma Gemalto para desenvolvimento de protótipos e produtos profissionais utilizando a Concept Board, uma development board profissional com suporte a 2G, 3G e sistema de telefonia móvel que permite o desenvolvimento de projetos conectados na Internet. Será apresentado o portfolio completo da Gemalto incluindo soluções de segurança e também a EHS6t que é uma versão homologada pela anatel, similar a concept board
14:10 às 15:00 Protocolo Firmata - controle o Arduino com sua linguagem favorita
Marco Diniz
"Demonstração da tecnologia utilizada no Tinbot (https://www.youtube.com/watch?v=lZ7Tqtb3c_U) Mesmo assunto apresentado no TDC Floripa, porém sem o foco em C# (https://www.eventials.com/Globalcode/firmata-e-o-arduino-com-c-tao-facil-que-parece-brincadeira/?playlist=tdconline-floripa-2016-stadium) Tópicos da palestra: - O Arduino e as dificuldades para desenvolvedores - O protocolo Firmata - Vantagens e desvantagens no uso do Firmata - Demonstração prática"
Cervejaria artesanal automática com Arduíno
Mauro Assis / Maurílio Ribeiro da Silva
"O projeto Hardware Controle de potência por ângulo de fase Controle Proporcional, Integral e Derivativo Outras aplicações Conclusão"
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Conhecendo o Ecossistema Linkit para Makers
André Márcio de Lima Curvello
"-Arduino Yún acessível -Introdução e detalhes -Configuração -Programação -Demonstração Prática com Arduino IDE e ecossistema Yún."
16:40 às 17:30 Desenvolvimento de tecnologias industriais com Aduino e software livre
Alexandre Aravecchia
A termoformagem é um processo largamente conhecido e utilizado na indústria, há décadas, na fabricação de vasos, embalagens, tampas, caixas, recipientes e especialmente moldes para fabricação em série de diversos produtos, com diversos materiais, desde alimentos até cerâmica. A termoformagem, assim como a extrusão, a injeção de plástico, estampagem, calandragem e diversos outros processos automatizados, hoje só estão disponíveis para utilização em larga escala. O que apresentaremos nesta palestra são formas de tornar estes processos acessíveis para a pequena indústria, utilizando muito conhecimento em projeto, software livre, eletrônica e Arduino.
17:40 às 18:30 Internet dos Elevadores, Bananas e Embaixadinhas
Marlon Luz
Nessa palestra é mostrado cases divertidos e interessantes sobre Internet das Coisas, as ferramentas de nuvem utilizadas nos cases e também questiono a audiência sobre a diferença entre "internet das coisas" e "automação"
A Definir
TheDevConf São Paulo 2016
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em desenvolver dispositivos utilizando plataformas como Arduino, onde o limite será a sua imaginação.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores