TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .NET "We're flooding people with information. We need to feed it through a processor. A human must turn information into intelligence or knowledge. We've tended to forget that no computer will ever ask a new question.", Grace Hooper

A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e seus relacionamentos com outros softwares.

O papel do arquiteto é apresentar padrões, práticas, processos, técnicas e ferramentas de arquitetura de soluções, utilizadas no mercado, que permitem o desenvolvimento sustentável de um aplicativo alinhando a execução com a estratégia de uma empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Revitalizando aplicações desktop usando CefGlue, MessageBus e React.js
Marcelo Palladino / Henrique Sosa
"Em um mundo onde as aplicações e serviços são cada vez mais ""micro"", muitas vezes nos vemos ""presos"" a legados monolíticos de difícil manutenção e/ou substituição completa, quer seja por questões econômicas ou estratégicas. Nesta palestra vamos abordar o tema citando uma aplicação desktop real que roda em milhares de operadores dos maiores callcenters do Brasil. Como decisões de arquitetura podem ajudar revitalizar este tipo de aplicação e entregar valor enquanto o backlog incremental é mantido? Vamos mostrar o modelo de arquitetura escolhido para o nosso caso, discutir cada componente, os motivos que nos fizeram escolhe-los e mostrar um pouco de código."
11:10 às 12:00 Unificando a autenticação e controlando acesso a API com IdentityServer 4
Heber Ortiz Pereira
O OAuth2 se tornou o padrão de mercado para autorização de aplicações. Facebook, Google, Microsoft, Twitter etc são hoje provedores de identidade que você pode facilmente utilizar em suas aplicações ASP.NET. Mas, e quando estamos em um ambiente corporativo? A criação de um STS (Security Token Service) facilita a integração, possibilita o uso de Single Sign-On e centraliza gestão de identidade e segurança. Nessa palestra, abordaremos de forma prática a criação de um servidor com IdentityServer e os diversos fluxos de autenticação para as mais diversas aplicações (web, mobile, api).
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 O bê-a-bá da fila de processamento para você deixar o ThreadPool em paz
Lucas Estêvão
Você já ouviu o título dessa apresentação. Você já trabalhou na criação ou manutenção desse "sisteminha". Você já esteve lá quando esse sisteminha engasgou por gerenciar mais tarefas que deveria. Com a expansão da internet e a iminente popularização da IoT ainda nesta década, cada vez mais serviços precisam ser desenvolvidos com o intuito de suportar o rápido crescimento no número de usuários ou a sazonalidade de certos processos. Aquele numerozinho na especificação que dizia exatamente quantos usuários deveriam poder utilizar o sistema em paralelo já não significa mais muita coisa. A elasticidade agora é um requisito funcional. Essa palestra apresenta um bê-a-bá para você aplicar no seu projeto uma fila amanhã mesmo, e até o final do dia ter um ou alguns dos seus processos operando de forma escalável.
14:10 às 15:00 Escalando de 0 à 1 bilhão de requests
Roger Mattos
Case real de como a Social Miner escalou sua plataforma de automação de marketing humanizado para e-commerces, de maneira a suportar mais de 1 bilhão de request por mês (~25k a ~30k por minuto) e processar mais de 1 milhão de logs comportamentais por dia, utilizando .NET, AWS e tecnologias open sources como MySQL, MongoDB, Elasticsearch, Memcached, ServiceStack, entre outras.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Arquitetura de um Projeto com o #AGILEARCHITECTURECANVAS
Anderson Diniz Hummel
Uma das maiores dificuldades de um time de desenvolvimento é discutir a arquitetura de um projeto. Seja com o intuito de melhorar a arquitetura atual, encontrar possíveis melhorias, ou ter um entendimento único da arquitetura de um projeto. O #AGILEARCHITECTURECANVAS tenta resolver esses problemas com o objetivo de ser uma ferramenta que convida os membros do time de desenvolvimento a discussão com o objetivo de responder as perguntas arquiteturais principais: ? Qual o principal requisito não funcional? ? Como o requisito não funcional principal está sendo resolvido? ? Quais artefatos estão sendo gerados? ? Quais as técnicas e ferramentas são utilizadas com o objetivo de aumentar a qualidade das entregas? ? Quais as técnicas e ferramentas são utilizadas com o objetivo de aumentar a produtividade? ? E como melhorar a arquitetura? Está é a quinta versão deste canvas, sendo que já foi utilizado por mais de 15 times em 20 projetos individualmente. Esta técnica pode ser usada no início do projeto, a cada interação para encontrar melhorias, para discutir mudanças de requisitos não funcionais ou ainda para discutir a arquitetura de uma funcionalidade complexa.
16:40 às 17:30 Utilizando o Application Insights para Monitorar sua Aplicação (TRILHA ARQUITETURA .NET NA STADIUM)
Abner das Dores / Victor Cavalcante
Quem nunca teve problemas com logs em suas aplicações? Nessa palestra apresentarei os recursos do Application Insights e mostrarei como utilizar o Serilog para realizar a telemetria de log customizados e analisar esses dados com o poder do Application Insights Analytics.
17:40 às 18:30 Criando soluções escaláveis e distribuídas de maneira simples com Microsoft Orleans e Azure
Mahmoud Ali / Vinicius Quaiato
Inicialmente apresentaremos o framework Microsoft Orleans, mostrando seus principais benefícios e diferenças para outros frameworks semelhantes, em seguida exibiremos os cases grandes de empresas que já estão utilizando-o em produção (Microsoft Azure, a franquia Halo, Visa), em seguida faremos uma demo mostrando como é fácil atingir escalabilidade e resiliência de uma aplicação utilizando Orleans rodando na plataforma Azure e os toolins que já existem para auxiliar na escrita e manutenção desse sistema.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, líderes, desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores