TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Empresarial Arquitetando Negócios e TI para a efetiva transformação da organização!

A Arquitetura Empresarial é a disciplina que fomenta a integração e rastreabilidade dos vários componentes que fazem parte da organização (Negócio, Sistemas, Serviços, Dados, Informações, Infraestrutura e Tecnologia) de forma a produzir uma visão holística da estrutura que a organização está operando hoje e projetar a arquitetura que suportará o seu futuro.

O objetivo desta trilha é explicar o conceito de Arquitetura Empresarial e apresentar as suas diversas sub-camadas: Arquitetura de Negócio, Arquitetura de Sistemas, Arquitetura de Informação e Arquitetura Tecnológica, além de propiciar a troca de experiências entre arquitetos, mostrando casos de sucesso em grandes empresas. Alguns dos temas debatidos serão:

  • como estruturar a arquitetura empresarial de organizações que chegam a possuir 1000 a 2000 sistemas de informação;
  • como projetar as arquiteturas de transição para evolução de um grande sistema legado monolítico para um sistema web/mobile/cloud;
  • como implantar e estruturar a governança de dados da organização para suportar as constantes evoluções do negócio;
  • como posicionar a arquitetura empresarial em conjunto com outras áreas da empresa como arquitetura de soluções e arquitetura de integrações;
  • como usar a arquitetura empresarial para elaborar o portfólio de projetos de desenvolvimento;
  • como definir os processos e estruturas organizacionais para suportar a arquitetura empresarial;
  • quais as competências que um arquiteto empresarial deve possuir;
  • quais frameworks e ferramentas podem ser utilizadas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Arquitetura Corporativa e TOGAF - O que são e como implantar
Atila Belloquim
A Arquitetura Corporativa vem sendo sugerida como uma prática eficaz para endereçar problemas clássicos nas organizações, tais como a dificuldade de alinhar a Estratégia Corporativa com a sua Execução no dia-a-dia, o desafio de construir um Portfolio de Projetos alinhado com a mesma Estratégia, ou o problema de analisar riscos e impactos nas iniciativas de mudança organizacional, entre outros. Entre os frameworks de arquitetura disponíveis, Destaca-se o TOGAF, sendo hoje a principal referência para esta disciplina. Nesta apresentação, serão discutidos os seguintes tópicos: · O que é Arquitetura Corporativa · Porque precisamos da Arquitetura Corporativa · O TOGAF como framework de Arquitetura Corporativa · O Método de Desenvolvimento da Arquitetura do TOGAF® (ADM)
11:10 às 12:00 Kit Arquitetura: o framework da Petrobras para apoiar o planejamento de TIC
Andre Ormastroni Victor
A palestra vai apresentar o Kit Arquitetura, o framework de arquitetura desenvolvido na Petrobras, e mostrar como a prática de arquitetura vem colaborando com a redução de custos e o planejamento de TIC.
Contruindo passo a passo o modelo Zachman
Marcelo Neves
Veja nesta palestra o passo a passo para preencher o modelo Zachman de arquitetura de negócios.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A função dos Business Capabilities na Arquitetura Empresarial
Carlos Teixeira
Entenda o que são e como funcionam as Capacidades de Negócio (Business Capabilities), a fim de inovar na gestão estratégica e na integração de TI com o negócio.
14:10 às 15:00 Arquitetura Corporativa do Modelo ao Roadmap de Implantação
Rodrigo Novaes de Souza
Como lançar mão da Arquitetura Corporativa para a Implantação de um Roadmap Transformacional. Identificando drivers, mapeando sistemas e funcionalidades para o desenho de um chassi de Arquitetura Funcional e Técnica alinhado a um portfólio transformacional.
Arquitetura Corporativa no Governo: A Iniciativa do FACIN - Framework de Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade
Marcus Vinicius da Costa
A palestra abordará a questão da integração de dados e processos, dos problemas relacionados as dimensões semântica e organizacional da interoperabilidade e do histórico de chegada à demanda por uma Arquitetura Corporativa para o Governo, bem como a forma com ela esta sendo construída, com ampla participação da sociedade e, principalmente, de entidades disciplinadoras de temas relacionados, como The Open Group, ABNT/ISO, DAMA, ABPMP, IBGP, IBGC...
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Agile Enterprise Architecture
Adriano de Pinho Tavares
Nesta apresentação vamos explorar tanto os fatores de sucesso e fatores de insucesso em torno da EA, estratégias pragmáticas para uma abordagem lean e agile para EA e como EA é apoiada pelo framework Disciplined Agile. Vamos apresentar uma abordagem atual e não uma estratégia de EA do seu avô.
Governança Ágil viabilizando a estratégia de inovação
Marco Antonio da Silva
Muitos acreditam que trabalhar como métodos ágeis libera para que desenvolvedores e os gestores de projetos atuem de padrões de governança e organização, nossa abordagem mostra que isso não é verdade quando utiliza-se a Governança Ágil e, essa pode ser um mecanismos de viabilização da estratégica organizacional.
16:40 às 17:30 ArchiMate 3.0 - A Próxima Geração
Antonio Plais
Conheça em primeira mão as novidades da mais recente versão da linguagem de descrição de arquitetura que mais cresce no mundo. Esta palestra apresenta os conceitos principais da linguagem e as novidades que estão chegando, incluindo: - o que é a linguagem ArchiMate - como o ArchiMate se relaciona com o TOGAF - quais os principais recursos e conceitos da linguagem - quais as novidades da versão 3.0
17:40 às 18:30 Arquitetura Corporativa, Arquitetura de Soluções, Arquitetura de Sistemas, Arquitetura de Dados, Arquitetura de Tecnologia, Arquitetura de Integração e Serviços. Você sabe a diferença entre elas?
Ricardo Sul / RAFAEL T SANTOS
Cada vez mais as empresas estão organizando suas Arquiteturas de TI em arquiteturas especialistas com o objetivo de garantir a excelência no trabalho. Sendo assim, as organizações dividem suas arquiteturas em Arquitetura Corporativa, Arquitetura de Soluções, Arquitetura de Sistemas, Arquitetura de Dados, Arquitetura de Tecnologia, Arquitetura de Integração e Serviços, portanto, você sabe a diferença entre elas? Sabe qual ponto cada arquitetura de "atacar" em um projeto sem ultrapassar suas fronteiras? E a sua organização, ela está preparada para essa nova configuração? Conheça então cada uma delas e suas especificidades e quais seriam as configurações arquiteturais mais adequadas para sua organização.
Evoluindo SOA com a Gestão de APIs - Uma experiência real na indústria de mídia (20 min)
Marcelo Carvalho Fernandes
Veja nessa apresentação os desafios, as lições aprendidas e os benefícios adquiridos ao longo de anos de implantação de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e sua posterior evolução englobando Gestão de APIs e Analytics em tempo real, e aplicando conceitos de DevOps e Entrega Contínua.
Plataforma e Ecossistemas Digitais: o fim da Integração B2B (20 min)
Gustavo Serafim
As integrações com parceiros, fornecedores e clientes externos estão no cerne da estratégia de muitas empresas. Sua estratégia está pronta? - Nessa apresentação - Entenda a diferença entre integrações B2B e Ecossistemas digitais - Os principais atributos do posicionamento como plataforma - Como a Arquitetura pode transformar o problema em oportunidade - Simplicidade, Segurança, Escalabilidade e os erros mais comuns - A caixa de ferramentas para sua estratégia de APIs
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 6 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes, Coordenadores, Gestores e Diretores de TI. Arquitetos nas suas mais variadas formas (de solução, de integração, de negócio, de dados, de sistemas e de TI)


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores