TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java Arquiteturas Modernas para enfrentar uma nova era de aplicações

Nos últimos anos temos muitas novidades no mundo do Desenvolvimento e a cada dia o usuário espera mais interação e agilidade quando utiliza uma aplicação, seja no seu trabalho ou para diversão. Uma arquitetura bem alinhada a essa expectativa é vital para o sucesso de novos produtos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolva e Execute Aplicações Feitas para a Nuvem numa Arquitetura de Microserviços
Edson Yanaga
Você tem ouvido falar de microserviços por meses, e provavelmente já deu uma olhada em 12-fator apps e cloud-native apps também. Mas há uma enorme quantidade de diferentes frameworks e ferramentas que você pode utilizar para criar o seu software e a sua arquitetura de microserviços. Você quer utilizar a melhor ferramenta para o trabalho, e você precisa de um pipeline de DevOps para orquestrar e implantar tudo isso. Assista esta palestra para ver uma demonstração ao vivo de como diferentes tecnologias e ferramentas podem abrir seus olhos para as possibilidades que microserviços podem lhe oferecer. Apresentaremos containers, Docker, Kubernetes, Wildfly Swarm, Spring Boot, NodeJS, .NET e talvez muito mais.
11:10 às 12:00 A arquitetura de um chat integrado ao checkout
David Robert Camargo de Campos
A compra de um produto personalizado exige uma constante troca de informações entre comprador e vendedor. Nesta palestra mostraremos a evolução da arquitetura dos sistemas. Incluir um chat em fluxo de checkout fez com que mudássemos completamente a maneira com que construimos nossos sistemas desencadeando uma série de mudanças.
12:10 às 13:00 Quebrando um monolítico J2EE, uma história de trás das trincheiras
Diego de Oliveira
Quebrando um monolítico J2EE, uma história de trás das trincheiras
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Testes unitários e testes de integração de aplicações Java utilizando docker via Maven e Netbeans.
Fernando Babadopulos
Nesta palestra irei falar sobre: NetBeans, Maven, Docker. Como fazer a integração entre as ferramentas para executar testes. Dicas de configurações e um demo com tudo funcionando.
15:10 às 16:00 Construindo Microserviços usando Spring Cloud
Claudio Eduardo de Oliveira
Spring Framework é um dos mais conhecidos e difundidos na plataforma Java, nesta palestra será apresentado como pode ser utilizado para construir aplicações cloud nativas, requisitos como centralização de configurações, tolerância à falha, resiliências, service discovery e service registry são cobertos pela sua versão "Cloud". Utilizando ferramentas consolidadas do Netflix OSS que integradas ao ecossistema do Spring framework passam a oferecer uma maneira mais simplificada de atender esses requisitos não funcionais e de quebra você pode usar todo seu conhecimento adquirido no ecossistema.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Construindo Web APIs em Java na era do Big Data
Daniela Akagui / Eduardo Lopes Pereira Neto
Segurança, Performance, Testabilidade são preocupações importantes na construção de uma Web API pública. Mas como manter esses aspectos na era do Big Data? Se você está pensando em expor seus serviços através de uma API e a sua aplicação trata de grandes volumes de dados, existem novos problemas que precisam ser atacados para que os serviços que dependem da sua API não sejam afetados por operações longas que afetam a disponibilidade do serviço. Além disso, projetar uma boa Web API é uma arte que pode representar a diferença entre criar um serviço realmente útil ou apenas mais uma camada difícil de manter. Nesta palestra, dividiremos a experiência e os desafios enfrentados ao criar uma Web API pública em Java para um serviço que hoje é consumido por diversos clientes, atuando sobre uma das maiores bases de dados do país, com segurança, alta disponibilidade e performance. Estratégias para mapear as operações da API, como implementar segurança, como projetar a sua API quando a operação acessa dados imensos, como e quando implementar operações assíncronas, como implementar multitenancy e como a API pode ser usada em uma estratégia para desacoplar seus próprios serviços, tornando a sua própria empresa uma consumidora da sua API, garantindo assim maior testabilidade. Ao final desta palestra, você será capaz de criar APIs em Java que acessam grandes quantidades de dados com segurança, performance e que podem ser facilmente testadas.
17:40 às 18:30 Desafiando o status quo: quando e por que não usar microsserviços, Big Data e soluções em moda
Michael Nascimento Santos
Desafiando o status quo: quando e por que não usar microsserviços, Big Data e soluções em moda Para muitos projetos, as decisões de arquitetura, tecnologia e frameworks se baseiam no que a comunidade de desenvolvedores tem usado, especialmente as grandes empresas como Google, Facebook, Twitter, Netflix e outros. Mas será que esse é um bom critério de decisão? Entenda quando e por que usar soluções de microsserviços, Big Data e, bem como as consequências de performance, velocidade de mudança, dificuldades de contratação e manutenção quando tais soluções são adotadas errônea ou precocemente.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e Desenvolvedores buscando novas arquiteturas


Investimento

presencial:R$ 200,00

online:R$ 90,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores