TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Utilizando o poder da nuvem em seu favor.

Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade. Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software e seu negócio. Na trilha de Cloud Computing do TDC teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Histórias de Clientes que usam Oracle Cloud
Bruno Borges
De 2011 pra cá, a Oracle não somente lançou uma nuvem, como investiu fortemente para trazer inovação com serviços online criados a partir do zero, e também a oferta de seus softwares tradiconais em um ambiente de auto-provisionamento. Hoje o Oracle Cloud oferece serviços em 4 áreas distintas: IaaS, PaaS, SaaS, e DaaS (Data as a Service). Nesta apresentação você poderá aprender sobre suas capacidades através de diferentes casos de uso de clientes que a adotaram. Implementações de SaaS applications, extensões utilizando PaaS, e deployments de produtos tradicionais em IaaS, desenvolvimento de soluções integradas e mobile. Veja como diferentes empresas estão modernizando rapidamente seus negócios com a adoção de Cloud Computing.
11:10 às 12:00 Apache Mesos para operar grandes sistemas e (micro)serviços
Diego de Oliveira

Nesta palestra falaremos sobre Apache Mesos, além das ferramentas relacionadas, Marathon e Chronos, e como eles nos têm permitido manter sistemas na UOL/PagSeguro com alta disponibilidade. Serão descritas também mudanças culturais ocorridas no processo de adoção.

Discutiremos problemas de grandes sistemas monolíticos e como o Apache Mesos ajuda a resolvê-los, evitando desperdício de recursos computacionais no datacenter. Serão mostrados também desafios operacionais que surgem ao aplicar arquitetura de microservices ? e também suas vantagens, como a facilidade em responder rapidamente a mudanças e em entregar novas versões em produção.

Falaremos sobre como é garantida alta disponibilidade de serviços usando Marathon para execução de tarefas persistentes, Chronos para execução de jobs, e como é feito o isolamento de tarefas com cgroups e Docker. Por fim, serão apresentadas as mudanças culturais envolvida e como elas têm afetado positivamente tanto a qualidade dos serviços quanto o dia-a-dia dos times de desenvolvimento, operações e implantação.

12:10 às 13:00 Kubernetes para Desenvolvedores Docker
Edson Yanaga / Luciano Antonio Borguetti Faustino

Já estamos acostumados com todo o repertório de ferramentas Docker para desenvolvedores, mas para produção precisamos de um "algo a mais".

Para esse algo a mais o Google desenvolveu e disponibilizou o Kubernetes, que é baseado na mesma plataforma utilizada pelo Google para lançar bilhões de containers por semana.

Assista esta palestra para saber mais sobre o Kubernetes e como você pode aproveitar os seus conhecimentos em Docker para fazer a transição para este mundo de containers em produção.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Explorando o Openstack (TRILHA CLOUD NA STADIUM)
Renato Serra Armani

Vamos juntos explorar o projeto OpenSource que é um fenomeno mundial para a construção de nuvens públicas e privadas.

Entenda como essa poderosa plataforma de Cloud Computing OpenSource e Anti Lock-in pode ser a escolha certa para novos projetos ou para suportar suas aplicações existentes.

O objetivo é explorar tanto as funcionalidades como a organização da comunidade e do projeto para desenvolvedores que desejam desenvolver aplicações para nuvem ou que tenham interesses em contribuir com este projeto de grande relevância na industria de TI mundial.

15:10 às 16:00 Living on the Edge (Service): Bundling Microservices to Optimize Consumption for Devices with Spring Cloud & Netflix OSS
Mark Heckler

Devices (phones, tablets, etc.) already consume most services/data, but they have to get those services somewhere! In this session, learn how to use proven patterns & open source software to quickly and effectively build edge services - API gateways - that marshal & streamline communication between your key services and end-users with devices in hand. This session addresses vital points such as:

  • Leveraging OAuth2 for service security
  • Configuration services
  • Microservice registration and discovery
  • Circuit breakers for graceful degradation

Additional topics discussed include logging & tracing, testing approaches, and migration patterns.

The presenter will demonstrate how to develop & manage microservices & expose them via an edge service, securely, using OSS tools employed by Netflix to keep movies streaming globally 24x7.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Microserviços na AWS. Lambda?Docker?ECS?ECR?
Alex Coqueiro
Muito se discute na comunidade de usuários AWS quais as opções que temos para implementar microserviços na AWS.

Nesta palestra exploraremos as opções existentes apresentando aspectos de escalabilidade, performance e segurança. Exploraremos as soluções baseadas em uma abordagem serverless como o AWS Lambda bem como soluções baseadas em containers docker como o AWS EC2 Container Service e o AWS EC2 Container Registry. Ao final os participantes poderão identificar os benefícios e desafios de cada abordagem de forma a implementar uma arquitetura que melhor enderece as necessidades de negócio da sua empresa.
17:40 às 18:30 Docker 1.12 - Swarm, orquestrador de contêineres
Rafael Gomes
Falaremos sobre as novidades do Docker 1.12, que tem como principal lançamento o aperfeiçoamento do orquestrador oficial da Docker, o Swarm, que agora acompanhará qualquer instalação comum do docker engine, ou seja, agora com um comando apenas é possível iniciar o estabelecimento de um cluster.

Mostraremos como é possível criar clusters, inclusive provisionando hosts na Amazon, Digital Ocean, Azure e afins.

Essa nova versão do Docker trás o Swarm a um degrau superior no quesito de orquestração de containers, pois ele agora tem conciliação de estados, Rolling updates e possibilidade de zero downtime.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, Desenvolvedores e Administradores de Sistemas


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores