TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Data Science Usando a ciência na solução de problemas de negócios

Recentemente temas como Big Data, Analytics, Machine Learning e outros tem sido constantemente debatidos. Nosso objetivo é englobar todos estes temas dentro do universo de Data Science (ou Ciência de Dados). Nesta trilha, você terá o contato com diversas frentes deste assunto, desde o princípio até algumas técnicas mais avançadas e exemplos de aplicação nos negócios e em situações cotidianas do trabalho ou em sua vida pessoal.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Processamento de Linguagem Natural como uma ferramenta poderosa nas mãos de um data scientist
André Camargo do Amaral
Nem só de dados estruturados vive o datascience, e quando surgem textos que necessitam ser interpretados por sistemas, entra em campo o Processamento de Linguagem Natural. O Processamento de Linguagem Natural procura estudar, testar e implementar técnicas e algoritmos capazes de realizar a interpretação de textos tal como um humano é capaz de fazer. Para isso são utilizadas diversas abordagens que se utilizam desde dicionários léxicos até inteligência artificial. O objetivo dessa palestra é ir além de uma introdução sobre assunto, é explorar os conceitos, as abordagens, as ferramentas utilizadas e trazer à discussão os desafios existentes, as adaptações necessárias de cada contexto, e também as possíveis aplicações do processamento de linguagem natural na atualidade. (Que não se limita somente a análise se sentimentos de redes sociais, que talvez seja a aplicação mais famosa atualmente)
11:10 às 12:00 Data Science for Dummies from a Dummie
Eduardo Felipe Ewert Bonet
Muito se fala da figura mítica do Cientista de Dados, mas pouco se sabe sobre seus hábitos. Essa palestra tenta mostrar de forma prática o que faz um Cientista de Dados, quais as habilidades comuns a eles e onde encontrar recursos para aprender.
12:10 às 13:00 Você não precisa estar 100% certo o tempo todo: algoritmos para consultar terabytes de dados (TRILHA DATA SCIENCE NA STADIUM)
Fabiane Bizinella Nardon
Consultar terabytes de dados para encontrar insights é algo que, muitas vezes, mesmo com os índices corretos, irá demorar tanto tempo que simplesmente não é factível. Este é o problema que técnicas de Processamento de Consulta Aproximada tentam resolver na era do Big Data. Usando os algoritmos e técnicas corretas, é possível consultar uma pequena porção dos seus dados e ter respostas com uma margem de erro muito pequena. Nesta palestra, serão apresentados algoritmos para utilizar Processamento Aproximado de Consultas na prática. Serão discutidas armadilhas que podem levar a problemas de performance, limitações de bancos NoSQL e um pouco de teoria estatística para garantir que você encontrará os resultados corretos.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como Data Science ajudou a emagrecer 1.5M kg no Brasil
Diego / Alexandre Tarifa
Nesta palestra será apresentado o case do aplicativo Dieta e Saúde, que desenvolveu uma série de funcionalidades e estudos utilizando dados mudando completamente a experiência do usuário e o produto. O Dieta e Saúde captura milhões de dados de milhões de usuários e transforma todos esses dados em informação e conhecimento. São mais de 5 milhões de usuários e mais de 320 milhões de refeições inseridas por eles.
15:10 às 16:00 Data Sensorization
Felipe Raffani
O que você faria para apresentar os seus dados para pessoas que simplesmente não conseguem interpretar o melhor dos gráficos? Entenda limitações cognitivas e prepare-se para apresentar dados e conclusões mais inclusivamente.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 O caminho entre o Big Data e a Computação Cognitiva
Fábio Gandour
Descrição detalhada em breve
17:40 às 18:30 Visual Literacy: comunicar e decidir sobre dados
Ingrid Pino
Como usar conhecimentos essenciais sobre visualização de dados para tornar Data Science relevante para a empresa.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores e tomadores de decisão em empresas, analistas de dados, estatísticos, pessoas que gostam de trabalhar com novas tecnologias e desenvolver soluções, analistas de marketing digital e também desenvolvedores.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores