TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java EE A plataforma perfeita para suas aplicações coorporativas

Java EE é uma plataforma consolidada no mercado que mantém o processo contínuo de evolução seguindo as tendencias do mercado e alinhando com as reais necessidades corporativas.

Por meios das especificações definidas na plataforma também é atendido os requisitos não funcionais como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade.

Java EE atualmente econtra-se na versão 7 e em evolução para versão 8. Venha aprender com especialista Java EE e entender mais sobre a evolução que vem acontecendo no Java EE 8.

Não deixe de participar conosco, seja assistindo ou difundindo experiências que você possui.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aplicações web modernas com JHipster
Josenaldo de Oliveira Matos Filho
Nessa palestra iremos aprender: * como usar o yeoman para gerar o esqueleto de uma aplicação, * como instalar o gerador JHipster * como criar uma aplicação completa com backend em Spring Boot e frontend com AngularJS * como é a arquitetura da aplicação gerada * como desenvolver novas funcionalidades * como fazer o deploy dessa aplicação
11:10 às 12:00 Testando Java EE apps com Arquillian, na Nuvem e no Docker
Bruno Borges
Building Java EE applications is easy these days, but what about testing? You have to be using Arquillian! In this session, learn how to test your Java EE projects either against an application server running locally or inside a Docker container, or even in the Cloud. See a demonstration of the building and deployment cycle of a Java EE application using Apache Maven, tied within a continuous integration and delivery process for Cloud based environments.
12:10 às 13:00 Expression Language 3.0
Everton Emilio Tavares
A Expression language evoluiu e virou uma especificação. Agora inpendente do JSP, com API stand-alone e suporte a recursos do Java8, ela se tornou um recurso importante a ser utilizado nos mais variados projetos. A proposta dessa apresentação é mostrar as novidades da versão 3.0, e como inclui-la em seu proximo ou atual projeto.
Construindo um microserviço JavaEE 100% funcional
Rafael Chaves
Aprenda como um gerador de código construído com Eclipse Xtend pode produzir aplicações e microserviços JavaEE 100% funcionais, com camada de persistência, lógica de negócios, API REST, segurança e uma GUI de administração. Durante a apresentação serão revistos padrões e idiomas em JPA e JAX-RS.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Alta Disponibilidade com Docker e JavaEE (TRILHA JAVAEE NA STADIUM)
Bruno Souza / Elder Moraes / André Tadeu de Carvalho
Aplicações com baixo acoplamento, serviços simples e especializados, alta disponibilidade. Não é à toa que micro serviços ganhou o mundo do desenvolvimento de software. Mas já pensou como é manter dezenas (centenas?) de micro serviços? Inúmeras instalações de servidores, múltiplas linguagens, instalações de vários serviços... Ao se distribuir a aplicação e multiplicar os servidores, multiplicam-se também os problemas de ambiente. Pesadelo! E piora quando tem que escalar a sua solução. Por isso os containers! Docker torna tudo isso mais fácil. E não só para micro serviços, funciona também na sua aplicação. Vamos mostrar como Docker e JavaEE combinam super bem para montar ambientes de alta disponibilidade e baixa complexidade. Pra você!
15:10 às 16:00 Construindo aplicações HTML5 em Java
Eder Ignatowicz
Criar pequenos websites é tarefa trivial para qualquer framework JavaScript moderno. Contudo, implementar e manter uma aplicação web em larga escala é um trabalho muito mais complexo. Java possui reputação de ser uma linguagem estável e robusta, perfeita para grandes aplicações corporativas. E se pudéssemos compartilhar código Java EE entre cliente e servidor, reutilizando código entre diversas camadas da aplicação? Nesta palestra você aprenderá como construir aplicações web ricas, type-safe, sem nenhum boilerplate através do modelo de programação do JBoss Errai; e como construir aplicações escaláveis que combinam os melhores aspectos de JavaScript, Java e HTML5. O público conhecerá os desafios enfrentados na construção de aplicações web em larga escala, como o Errai aborda estes desafios e lições aprendidas direto das trincheiras na construção do framework Uberfire e das aplicações Web do Drools e jBPM.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 CDI 2.0 - Nova Arquitetura e Novos Desafios
Alexandre da Gama Lima
CDI é a umas das mais especificações mais bacanas do Java EE que desde o lançamento do CDI 1.2 tem estudado diversas novas features para o release da versão 2.0. Muitas novas features foram levantadas e já no primeiro Early Draft temos 3 grandes mudanças que, além de facilitar o desenvolvimento, também fornecerá meios para desenvolver aplicações com foco em performance. Faremos um breve Overview sobre o CDI, veremos a linha histórica da especificação e no final veremos um pouco de código já com as novas features, relacionadas com Observers, Java SE e Java 8
17:40 às 18:30 Novos recursos do Hibernate 5 que você ainda não conhece
Edson Yanaga
Todo mundo conhece Hibernate, certo? Talvez não. O Hibernate é uma ferramenta poderosa e está em constante evolução. Tem dado uma olhada nas últimas novidades? Certamente há uma série de novidades que você ainda não conhece, mas definitivamente deveria! Participe desta palestra para conhecer as novidades que o Hibernate 5 traz pra você, incluindo: a nova API de boostrap, suporte a Java 8, Generics e AutoCloseable, Bytecode enhancements para fields layz fields e collections, Search e muito mais!
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 6 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, gerentes de projetos, líderes de equipe, testers, estudantes ...


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores