TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices Arquitetura já consolidada no mercado, vai ficar de fora?

Microservices já vêm em constante ascensão há um tempo. Aprenda o que são, como é o panorama atual e as linguagens e metodologias disponíveis para entrar ou crescer na área mais ágil e dinâmica da programação!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A Jornada de um Desenvolvedor do Monolito aos Microserviços
Edson Yanaga
Microserviços é o assunto do momento e a maioria das tecnologias discutidas parecem ser apropriadas para projetos novos. Infelizmente a grande maioria dos desenvolvedores não tem o luxo de poder contar com algo partindo do zero, mas certamente tem um legado que gostaria de evoluir para microserviços. Nesta palestra exibiremos uma aplicação Java monolítica e quais foram as etapas executadas para extrair alguns microserviços desta aplicação rumo a uma nova arquitetura. Com muitos exemplos de código e deployment numa plataforma!
11:10 às 12:00 Análise efetiva de microsserviços em 3 passos
Taíse Dias da Silva
Esta sessão compartilha 3 passos que ajudam times a se organizar e entender o valor de negócio de features de microsserviços: mapear features como épicos, mapear histórias de cada épico e dependências entre elas, e escrever critérios de aceitação pros épicos e histórias, levando em consideração as integrações entre as aplicações. Em um cenário em que a adição ou alteração de features possam impactar múltiplos componentes de múltiplos times, esses passos ajudam a minimizar problemas de falta de visão do todo pelos times de serviços, impedimentos causados por dependências em histórias de outros times não estarem prontas, e mau funcionamento do produto, decorrente de problemas de integração entre as histórias.
12:10 às 13:00 Como Domain Driven Design e Strategic Design está nos ajudando a modernizar um legado
Luiz Costa

O objetivo desta palestra é mostrar como é possível evoluir e reescrever partes de uma aplicação legada com mais 5 anos em produção utilizando técnicas de uma parte Domain Driven Design conhecida como Strategic Design e a extração disso em microserviços. É uma aplicação web escrita em Python e Django que suporta a operação de um grupo focado em medicina do trabalho, com clínicas espalhadas pelo país.

Nesta palestra vamos mostrar uma abordagem que pode ajudar times que precisam lidar com aplicações legadas grandes e complexas no caminho da modernização.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 7 Sinais de que Microservices não darão certo para você
Anderson Braz

Atualmente 99,9% dos desenvolvedores sonham em trabalhar em um projeto cuja arquitetura seja baseada em microserviços. Muitos conseguiram, mas de repente o que era sonho virou pesadelo. A pergunta é por quê?

Eu reuni 7 sinais de maior relevância que determinam se Microservices vai ou não funcionar em qualquer empresa e projeto. Se você não se importa em ser provocado e está realmente interessado em aprender a fazer o que funciona, esta é a palestra para você.

15:10 às 16:00 Monitorando serviços REST com o Application Insights e Distributed Tracing
Renato Groffe
"Monitorar APIs REST é uma atividade de extrema importância dentro de uma arquitetura de microserviços. Além de gerar dados úteis para a verificação e correção de falhas, esta atividade fornece ainda informações que podem influenciar ações envolvendo questões como disponibilidade e escalabilidade. Uma solução bastante flexível neste sentido é o Application Insights, alternativa de monitoramento que integra o Microsoft Azure e que pode ser empregada em plataformas como .NET, Java, Node e Ruby. "
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Vencendo o desafio da Integridade Dados
José Cléber dos Santos Ferreira
Não preciso dizer que a arquitetura baseada em Microservices é uma das fortes tendências para construção grandes sistemas corporativos. Mas é necessário tomar alguns cuidados e definir algumas estratégias para criação de um microservice íntegro. Uma das mais dolorosa é abrir a mente para desprender do modelo tradicional de modelagem de banco de dados relacionais.
Microserviços e Event Sourcing em Larga Escala
Vinicius Vieira Gomes
Um relato de experiência sobre a combinação de Microserviços e Event Sourcing para viabilizar o desenvolvimento de sistemas distribuídos eficientes no denso setor bancário estadunidense.
Arquitetura Serverless com AWS Lambda
Diego Leme Domingues
"Com serverless podemos facilmente construir micro serviços escaláveis com baixos custos sem olhar para servidores, VMs, ou containers. Nesta palestra, você verá sobre arquitetura serverless, desde o conceito até a parte prática, com exemplos utilizando o AWS Lambda junto com Node.js."
17:40 às 18:30 Microservices Minus the Hype: How to Build and Why
Mark Heckler
"Few topics in software architecture discussions yield as much heat as that of microservices. Monolithic applications have dominated the landscape for years, and a large number of monoliths run a great many critical processes used to this day. More recently, companies with requirements for rapid release cycles and key ""ilities"" (maintainability, scalability, reliability, flexibility, extensibility) have chosen another approach, deploying functionality in more granular, API-driven modules: microservices. In this session, the presenter will strip away the hype and speak frankly of the upsides & downsides of adopting a microservices architecture and why, with certain exceptions, the pros far outweigh the cons. Topics include Domain Driven Design & bounded contexts, increasing quality & velocity, horizontal vs. vertical scaling, portability, & more. The presenter will then show how to build & integrate microservices applications using Spring Boot, various data sources, & REST resources built to task. Load balancers, circuit breakers, tests, & other risk mitigation mechanisms will be demonstrated & discussed. Leave this session knowing how and why to max out on microservices!"
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, Developers, Analistas, Arquitetos, Product Managers, CIOs, CTOs, CEOs, Scrum Masters, Product Owners


Investimento

presencial:R$ 200,00

online:R$ 90,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores