TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile Novidades e tendências do universo mobile.

Trilha voltada a todas as facetas do mundo mobile, do desenvolvimento à manutenção, passando por testes e UX, com o objetivo de mostrar as novidades deste segmento do mercado que cresce cada dia mais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolvimento Mobile com NativeScript
Renato Bognar
Utilizando a tecnologia Open Source NativeScript é possível desenvolver aplicativos mobile, acessando APIs e UIs de forma nativa e com a mesma performance de um aplicativo desenvolvido em linguagem nativa. Tudo isso escrevendo código NativeScript (xml like) + JavaScript + CSS. Você pode inclusive usar ainda Angular e TypeScript para tirar o máximo de sua experiencia Web no mundo mobile. NativeScript é uma alternativa a codificação nativa e a codificação híbrida, pois junta o melhor dos dois mundos. Performance e UIs nativos com a facilidade e agilidade do desenvolvimento híbrido.
DISRUPTIVIDADE NO MOBILE: DE DISPOSITIVOS AO SNAPCHAT
Marlon Luz
A disruptividade em dispositivos móveis já transcende o já conhecido telefone celular, são Drones, IoT, Hoverboard, Smartwatches, Óculos virtuais e de realidade aumentada que já estão no mercado esperando por Apps e negócios, por que não explora-los! A disruptividade também está no SnapChat, onde vou mostrar 5 paradigmas que essa app simplesmente reinventou e passa a colocar novos conceitos em nossas cabeças.
11:10 às 12:00 Por que e em que contexto usar aplicativos Híbridos
Victor Cavalcante
Sempre ouviu aplicativos híbidos é lento? Que não consegue experiência nativa? Venha ver quais são o motivos que temos para desenvolver aplicativos em HTML5 e eu tenho certeza que seu cliente vai adorar eles.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Automatizando uma app Híbrida
Elias Nogueira
Você desenvolve apps híbridas e ainda faz teste manual? Existem ferramentas de automação de teste que você pode utilizar para facilitar a sua vida e te ajudar a testar mais rápido a sua aplicação a cada entrega de forma simples, onde um desenvolvedor ou testador irão conseguir utilizar em nenhum problema.
Testes Funcionais com Calabash
Thiago Marques Pereira
Entendendo o Cucumber; Definindo a estrutura básica para desenvolvimento; Escrevendo os cenários; Procurando elementos; Escrevendo os steps; Vendo a mágica num device físico.
Fabric: a solução do Twitter para a criação de melhores apps
Juliana Chahoud
O Fabric (https://fabric.io/) é a solução do Twitter com diversos SDKs para dispositivos móveis. O SKD mais conhecido do Fabric é o Crashlytics. Farei uma demonstração técnica utilizando um aplicativo de e-commerce rodando no Xcode de como implementar parte dos SDKs menos conhecidos do Fabric como o Digits e TwitterKit e como usar a ferramenta de automação Fastlane.
14:10 às 15:00 Firebase: O Kit de ferramentas do desenvolvedor de apps mobile (TRILHA MOBILE NA STADIUM)
José Papo
O Firebase é um kit de ferramentas completo para desenvolvedores de apps, lançado em maio de 2016 pelo Google. Meu objetivo é fazer uma introdução do kit, quais seus elementos e realizar demos dos recursos para a plataforma iOs e para Android.
Desenvolvimento Nativo: multilinguagem, multiplataforma e multidispositivo (TRILHA MOBILE NA STADIUM)
Kelver Merlotti
A TI já carrega muitos desafios, como orçamentos e prazos cada vez mais achatados e preparar releases para plataformas específicas e com linguagens impostas por essas plataformas gera um alto esforço em trabalho, tempo e dinheiro. Distribuir esses releases para uma gama cada vez mais ampla de dispositivos, é trabalho para heróis! Ententa como trabalhar com uma única base de código e entregar aplicações nativas melhores e no prazo que você quer ou seu cliente precisa.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 MVVM em aplicações Mobile - Comparação entre iOS, Android e Xamarin
Guilherme Endres
Qual a arquitetura mais usada para desenvolver em Mobile ? depende. Saindo do Massive View Controller (MVC) para o MVVM ? Como funciona esta arquitetura em diferentes plataformas. Nesta palestra você entenderá que uma arquitetura é um conceito, e não uma receita de bolo. A diferença da mesma arquitetura em diferentes plataformas, pode ser muito diferente. Porque ? Venha como funciona e o futuro do MVVM em diferentes plataformas de desenvolvimento Mobile.
Como evitar que dados sigilosos do seu app sejam interceptados
Paulo Jean Gomes de Sousa
Quando um aplicativo se propõe a guardar/enviar informações sensíveis de um usuário ele precisa garantir que esses dados não estarão acessíveis a terceiros. Vamos discutir como (e quando) tomar um cuidado extra ao exibir e obter conteúdo sigiloso e até mesmo apagá-lo do banco. Afinal, isso é bom para o usuário e para o seu negócio.
16:40 às 17:30 Pinagem - A garantia da comunicação segura pelo HTTPS
Luis Asensio Alves Garcia
Quando se pensa em segurança em aplicação mobile uns dos primeiros itens que vem na mente é o uso da transmissão sobre criptografia (HTTPS) e dessa forma tudo está seguro. Essa palestra irá mostrar que isso não é uma verdade e que o HTTPS sem validação de chave publica conhecido como pinagem é possível interceptar a comunicação. De forma clara será explicado como ?enganar? o HTTPS e como implementar a pinagem para mitigar esse risco.
Usando Geo-Fencing na sua aplicação mobile
João Ronaldo Del Ducca Cunha
O Geo-fencing, ou cerca geográfica, é um recurso ainda pouco explorado mas que pode trazer uma melhor experiência para o usuário e aumentar seu engajamento no seu aplicativo. Veja como implementar essa funcionalidade na sua aplicação mobile e crie novas soluções incríveis.
Progressive Web Apps: o melhor da Web, appficada
Sérgio Lopes
A Web está evoluindo e correndo atrás das Apps. Muito do que só se fazia com código nativo hoje tem como na Web. Mas ainda faltava aquele passo final. A experiência de instalar algo, ter o ícone da home do usuário, usar offline, se integrar com a plataforma e rodar fora do browser. A Web chegou lá. Conheça as Progressive Web Apps instaláveis. Nessa palestra, vamos ver WebManifest, ServiceWorkers, PushNotifications e mais. Tudo para dar a melhor experiência da Web com um toque de App sob medida.
17:40 às 18:30 Criando apps para o próximo bilhão
Antonio Marin Neto
Nos próximos anos, mais de um bilhão de novos usuários acessarão serviços na Internet utilizando dispositivos móveis, principalmente em mercados como Brasil, Índia, Indonésia, México e outros. E ter um aplicativo que esteja preparado para atender essa nova demanda, é fundamental para o sucesso dos negócios na era da conectividade. Nessa palestra, será apresentado o framework Building for Billions, criado pelo Google em parceria com desenvolvedores em países de mercados emergentes. O framework trata de assuntos como conectividade, custo de dados, consumo de bateria, monetização, conteúdo e muito mais. Com esse conteúdo, independentemente da plataforma para qual seu app é feito, você passará a se atentar a detalhes que podem fazer toda a diferença para os usuários desses mercados.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e entusiastas de desenvolvimento mobile.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores