TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Ruby Agilidade, produtividade e boas práticas

Entenda como e por quê Ruby está presente em tantas startups de sucesso.

Venha aprender mais sobre o ecossistema, as principais ferramentas da linguagem e cases de sucesso com os melhores profissionais da área.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Construindo Robôs em Ruby
Daniel Cukier
É muito fácil criar robôs para buscar dados na Web, além da incrível possibilidade de automatizar tarefas burocráticas e repetitivas. Vamos mostrar nessa palestra como fazer isso de um jeito simples, rápido e efetivo usando gems do Ruby. O que é possível automatizar? Quais são os desafios a serem superados? Como evitar que bots roubem dados do seu site?
11:10 às 12:00 Crystal-lang. Tipo o Ruby, mas é C.
Vitor D'Amico
Crystal é uma linguagem com um pouco mais de 3 anos de vida que quer juntar o melhor de dois mundos, do Ruby e do C.
Ruby Gotchas
Nelson Senna
As surpresas que um um novato em Ruby tem que saber "Quais são o ""gotchas"" que um novato em Ruby precisa saber? * Conceito de truthy e falsey: O que a linguagem considera true e false? * Aqui statements são expressões: ifs, cases e outras construções consideradas statements em outras linguagens retornam valor em Ruby * Operadores lógicos e precedência: Quando usar && e and? * Blocos, Procs e Lambdas: O que são? Qual a diferença entre Proc e Lambda? * Constantes não constantes "
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Entregando valor com Ruby
Danilo Inácio de Souza Resende
É muito difícil um projeto Ruby caminhar corretamente rumo ao que mais agregará valor ao produto final, são muitas as armadilhas que podem aparecer no caminho. Nesta palestra irei listar algumas dessas armadilhas e mostrar como um desenvolvedor Ruby pode se preparar e agir de forma mais produtiva.
14:10 às 15:00 Action Cable em Ação
Guilherme Carreiro
A palestra explica a nova API do Rails 5 passando pelo conceito de WebSockets, discutindo sobre as novas considerações relacionadas a infraestrutura, testes automatizados da nova API e, por fim, dicas para implantação em produção.
Mutant Testing - um mundo para um X-Testing
Robson Agapito Correa
"Muito se fala em cobertura de código para testes unitários, mas será que se eu tiver um código com 100% de cobertura estrutural, realmente estarei livre de bugs? Então vamos realizar uma mutação em nosso código para ver quanto realmente estamos cobertos."
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Desacoplando suas regras de negócio do Rails
Celso Crivelaro
"Rails revolucionou o mercado de frameworks web com suas ideias e padrões. Entretanto, introduziu complexidades e acoplamentos das regras de negócio com o modelo de dados e acesso ao banco o que torna difícil a manutenção, separação de responsabilidades e testabilidade resultando em uma má arquitetura. Nesta talk irei falar de como podemos desacoplar a arquitetura de regras de negócio para evitar Modelos gigantes. Irei falar um pouco de arquitetura Orientada a Objetos e SOLID para definir até que nível de responsabilidade um objeto deve ter. Com os conceitos em mãos, usaremos alguns padrões como Service Objects, Policy Objets e Forms, separando as responsabilidades em diferentes objetos. Os maiores benefícios ao seu código com estas práticas serão a portabilidade para outros projetos, upgrades de versões e testabilidade."
16:40 às 17:30 Rails Custom Validators - Não se esqueça deles
Luciano Medeiros Marcelino
"O Rails oferece diversas ferramentas para sermos mais DRY, mas nós esquecemos de muitas delas. Nessa talk eu mostro a utilidade de um Custom Validator e como criar um, de forma bem prática. É uma talk mais voltada para um público novo em Ruby on Rails, mas que também serve como lembrete para os mais experientes dessa simples e poderosa ferramenta do Rails. "
Enumarables: além do #each
Bruno Gomes
Nesta palestra quero te ajudar a não inventar a roda, mostrando alguns casos de uso do módulo e como implementar seu próprio Enumerator.
17:40 às 18:30 Os 15 Mandamentos do Bom Programador
Paulo Eduardo Lima Rezende
"Palestra aborda 15 (talvez mais) dicas importantes que muitas vezes são conhecidas pelos desenvolvedores de diferentes linguagens mas esquecidas, e que podem auxiliar bastante o processo de desenvolvimento e melhorar a produtividade do profissional. Sendo elas: ? Domine o Inglês ? Domine suas Linguagem ? Domine um Framework ? Domine seu Sistema Operacional ? Domine o Terminal ? Virtualize ? Escolha uma IDE ? Organize seu Tempo ? Utilize Controle de Versão ? Domine seu Navegador ? Teste ? Automatize Tudo que for Repetitivo ? Defina os Processos ? Integre, Entregue e Implante Continuamente ? Contribua com Projetos Open Source ? Participe de Eventos e Reuniões Presenciais (Vídeo de Apresentação Anterior: http://www.youtube.com/watch?v=QQ-QKFAhV8M)"
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores Ruby, profissionais apaixonados por boas práticas e entusiastas na linguagem


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores