TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Teste nunca é demais!

A Trilha de Teste se destina aos profissionais ligados a qualidade e teste de software nas empresas, estudantes e entusiastas da área.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Eu não garanto a qualidade
Diego Blond
Eu posso realmente garantir a qualidade?
11:10 às 12:00 Testes em APIs REST
Claudenir Freitas
Nesta palestra você verá de como testar suas APIs de forma simples e fácil fazendo uso de um REST client, trazendo contextos reais do dia a dia vivenciados por desenvolvedores, testers, consultores, analistas de requisitos, suporte e while true! A proposta é focar na prática!
Testes Exploratórios não são sinônimo de bagunça!
Igor Abade
Para muita gente teste exploratório é sinônimo de algo sem processo nem organização - apenas um pretexto para sair navegando pela aplicação e tentar achar algum erro. Nada mais longe da verdade! Venha ver nesta palestra como um simples plugin no Chrome pode ajudar a organizar seu processo de testes exploratórios, ajudando na coleta e registro de evidências.
10 coisas que não me contaram sobre testes
Katiana Maia
Nesta palestra vou compartilhar minha novata experiência como analista de testes. O que não me contaram sobre testes é uma lista de descobertas sobre essa área com tantos caminhos.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Otimizando tempo de build: performance da suíte de testes
Jônatas Davi Paganini
Trabalhar com integração contínua é sempre um desafio. Conforme a suíte de testes cresce, ele fica mais lento e menos funcional para o contexto ágil. Nesta palestra iremos mostrar como estamos reagindo pró ativamente. Mantendo nossa suíte de mais de 12 mil testes abaixo de 15 minutos. Iremos mostrar o que fizemos para melhorar a performance dos testes localmente e também como otimizamos o tempo em nosso servidor de integração contínua.
Automação de Testes Mobile com Appium
Luiz Lohn
Conceitos básico da estrutura de automação em mobile e hands on demonstrando na prática a automação e rodando testes em devices reais e simuladores/emuladores
14:10 às 15:00 4 dicas valiosas para uma pirâmide de testes saudável
Taíse Dias da Silva / Ricardo Cavalcanti
Baseada em experiência de projetos reais, esta palestra compila recomendações que agregam valor ao desenvolvimento de software. Essas recomendações tratam de problemas de suites de testes automatizados demoradas, dívida técnica e cobertura funcional dos testes, dificuldade em identificar por onde começar a automação dos testes, e dificuldades no uso de testes de contrato.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 BrowserSync: Acelerando seus testes manuais na web
Danilo Feijó
Executa testes manuais na web? Múltiplos browsers? Multiplos devices? Se você respondeu "Sim" à essas perguntas, venha conhecer e acelerar seus testes com BrowserSync.
Automação de testes com Docker
Danilo Porcelani
Se você é um daqueles que um dia já deu ?desculpinhas? que não automatiza seus testes porque trabalha com sistema legado e fica tendo que testar manualmente o mesmo comportamento centenas de vezes porque ainda existem muitos desenvolvimentos acontecendo, essa palestra pode te dar algumas ideias. Nessa palestra, abordaremos a Infraestrutura simples e rápida dos containers Docker e como ele pode apoiar a área de teste nas automações e principalmente facilitar o desenvolvimento.
Programando testes: uma quebra de paradigmas entre Dev e QA
Lucas Martins Ramos / Julio Cesar de Freitas Parra
Um time desenvolve os códigos, outro fica responsável pelo controle de qualidade. São funções distintas, fundamentais, complementares e - sejamos francos - conflitantes. Como tornar esse trabalho mais produtivo e harmônico? A resposta está numa mudança radical na cultura da área e também na estrutura dos times de Tecnologia. Na Geofusion, há equipes multidisciplinares em que desenvolvedores e testers trabalham lado a lado, usando técnicas de automatização de testes funcionais e também de testes unitários para front-end. Nossos testers programam seus próprios robôs, enquanto desenvolvedores incorporam técnicas avançadas de testes em seu trabalho. Nesta palestra, você saberá como implantamos essa metodologia no desenvolvimento do nosso mais novo produto e ouvirá dicas para adotar este modelo disruptivo no seu trabalho.
16:40 às 17:30 Tomada de decisão baseada em testes de carga
Edlaine Zamora
Como realizar testes de carga, qual sua importância e como eles podem ajudar na tomada de decisão para melhoria de desempenho do seu software
A transição de um QA tradicional para um Agile Tester
Priscila Beltrami Formaggio / Jéssica mollo
O ágil é uma cultura atual em várias empresas, desde startup a grandes corporações. Neste cenário, o Tester/ Analista de Qualidade acaba se deparando com vários dilemas. O principal deles é o progresso desse perfil como carreira. Nesta palestra vamos abordar questões que causam dúvidas para muitos profissionais ou iniciantes na área de qualidade: Como posso atuar em um novo ambiente? Como posso ajudar? Qual perfil eu me encaixo? Como deixamos de ser um tester que só valida tela para passar a ser alguém que muda a dinâmica dentro do time?
17:40 às 18:30 Estou desempregado e agora? Como me recolocar como QA
Robson Agapito Correa
Quando pedi demissão para realizar um sonho, sabia que teria que voltar a ativa um dia, mas não sabia qual seria a dificuldade disso. Mostrarei como foi o dia a dia de uma pessoa em busca de uma vaga na área de qualidade no mercado de trabalho hoje em dia.
Em definição
Em definição
O que a IOT vai mudar no mundo dos Testes
Alan José Nascimento
As disrupções tecnológicas, como a Internet das Coisas (IoT), big data e mobilidade, estão levando à transformações mais rápidas do que nunca. As empresas precisam mudar rapidamente para se manter à frente, competir e se adaptar ao novo estilo de fazer negócios. Desta forma, cresce a maneira e a necessidade das empresas de Teste entenderem o negócio e suas necessidades.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

testadores, analistas de negócio, estudantes e qualquer pessoa interessada em qualidade e teste de software


Investimento

presencial:R$ 200,00

online:R$ 90,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores