TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Domine a plataforma que domina o mundo

A trilha Android abordará desde os assuntos introdutórios até os mais avançados. Para todos os níveis!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 ConstraintLayout: Uma nova forma de construir interfaces
David Tiago Conceição

Desenvolver interfaces complexas para aplicativos Android está se tornando uma tarefa mais simples e rápida com o ConstraintLayout. Este novo gerenciador de layout, apresentado pela Google no último I/O, vem ganhando espaço e novas funcionalidades continuamente e, em breve, poderá se tornar o centro do desenvolvimento de uma nova geração de aplicativos. Neste talk, serão apresentadas as principais características deste novo gerenciador de layout, seu uso e como tirar proveito das suas ferramentas desde já.

11:10 às 12:00 Android - Flavors e Firebase
José B. Santos Júnior

Uma demonstração simples de como gerar vários aplicativos baseados no mesmo projeto, possibilitando definir funcionalidades únicas e herdando outras do projeto principal, útil para no mesmo projeto desenvolver versão demo e full, e também integrar cada flavor com seu devido projeto do Firebase Notifications.

Google Smart Lock no Android
ITALO MARCEL SANTANA

Aprenda a utilizar o Google Smart Lock para lembrar suas senhas, fazer bypass em algumas localidades e outras muitas funcionalidades do novo "chaveiro" da Google (incluindo Android, Chrome, Chromebooks e etc).

12:10 às 13:00 VIPER no Android
Gabriel Zandavalle / Fred Porciúncula

VIPER é um padrão de arquitetura que cresceu bastante na comunidade iOS e agora promete o mesmo no Android. Mas como funciona o VIPER no Android? Essa apresentação tem como objetivo discutir suas diferentes propostas.

App Shortcuts
Thiago Cechetto

Voce já ouviu falar de app shortcuts para Android? Saiba o que é este recurso e como utilizá-lo adequadamente para manter seu app atual e eficiente.

Tópicos a serem abordados:

  • O que são App Shortcuts?
  • Quais apps já utilizam este recurso?
  • Requisitos mínimos
  • Quando utilizar shortcuts?
  • Tipos de shortcuts
  • Recomendações da Google.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Kotlin depois de 6 meses. É legal mesmo?
Fred Porciúncula / André Luiz Cardoso

Kotlin é uma linguagem de programação criada pela JetBrains que traz mais clareza, segurança e simplicidade ao código. Nos últimos 6 meses trabalhamos com essa linguagem no desenvolvimento de um aplicativo Android. Nesta palestra daremos nossa opinião apresentando pontos positivos e negativos dessa experiência.

Testes automatizados em Android, boas práticas com Espresso e Robolectric
Phellipe Silva

Para aqueles que estão cansados de ouvir os benefícios de automatizar testes no Android, porém acham que na prática não é tão fácil de fazer. Ou para aqueles que querem saber um pouco mais sobre o tema. Vamos abordar assuntos um pouco além do hello world, dentre eles estão: Benefícios da injeção de dependências nos testes, teste de código assíncrono, possíveis arquiteturas a serem utilizadas, robolectric e espresso.

15:10 às 16:00 Acessibilidade para aplicativos Android
Paula Caroline da Rosa

Muitas vezes nos preocupamos com engajamentos de usuários quando desenvolvemos aplicações android, fazemos animações, aplicamos o material design nos apps, escrevemos testes, tudo para agradar nosso usuário final. Quando o tema é acessibilidade, apesar de todos verem uma importância no tema, é um assunto que sempre acaba ficando em segundo plano. Com esta palestra será possível verificar o quanto é fácil, que pequenas linhas de código podem proporcionar que um app esteja acessível.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Resultados relevantes: Trabalhando com geolocalização e mineração de dados no Firebase Database.
Alessandro Barreto

Já pensou em criar um aplicativo com características do Ifood ou até mesmo do Tinder? Aplicativos que utilizam geolocalização para minerar dados ao seu usuário podendo assim exibir só o que e relevante ao mesmo. Isso tudo é possível com a junção de ferramentas Real Time e algoritmos de localização e o melhor tudo já esta pronto em um só lugar.

17:40 às 18:30 Segurança no Android
Rafael Toledo

A cada dia aumenta a popularidade do Android, com aplicativos chegando a milhões, e até bilhões de downloads. Mas estamos preparados para lidar com todos esses dados? Estamos criando aplicativos seguros? Nesta apresentação conheça ferramentas e técnicas que podem ajudar a encontrar vulnerabilidades nos aplicativos desenvolvidos, bem como boas práticas de programação defensiva que podem evitar dores de cabeça futuras.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Dos iniciantes aos mais experientes.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização