TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Big Data como Serviço: da captura à visualização de dados com alto desempenho
Ricardo da Silva Longa

Apresentaremos como é gerenciado e monitorado nosso ecossistema para garantir alto desempenho e resiliência da plataforma, que consiste de 30 microsserviços e um cluster de ElasticSearch com mais de dez nós. Também serão mostradas as ferramentas utilizadas para implementar Continuous Integration/Delivery/Deployment, e o que nos motivou a refatorar grande parte dos serviços para a linguagem Go e a substituição de RabbitMQ para NSQ.io, assim como os ganhos obtidos e desafios enfrentados com essas mudanças. Mostraremos como foi acelerado este processo de nove dias para quase realtime através de uma Stream API.

11:10 às 12:00 Vale a pena utilizar Docker em produção?
Leonardo Loch Zanivan

Vou abordar a arquitetura de microserviços em um ambiente de produção, com seus benefícios e trade-offs. Além disso, irei demonstrá-la em ação utilizando diversas tecnologias, em um ambiente cloud e mostrarei como você pode economizar $$ na cloud. Também vou falar de diferentes abordagens de deployment em containers Docker, seus desafios em produção e mostrar alguns cases em Linux e Windows.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Arquiteturas de Ingestão com Elastic Stack
Thiago Souza

Existem diversas arquiteturas do Elastic Stack para se fazer ingestão de dados no Elasticsearch. Como escolher a melhor opção? Muitos fatores, como ciclo de adoção (POC, dev, prod), requisitos (regras de negócio, tipo de conteúdo, performance e escalabilidade) e modelos de negócio (enterprise, consultoria, OEM, SaaS) podem influenciar na decisão da arquitetura. Nesta apresentação pretendo mostrar as diferentes arquiteturas comumente utilizadas por clientes da Elastic.

14:10 às 15:00 Arquitetando com Buzzwords
Fabiano Modos

Temos ouvido falar em várias técnicas e tendências que surgem/ressurgem constantemente na nossa área. Tais como Arquitetura Reativa, CQRS, Event Sourcing, Modelagem NoSQL, Pub/Sub, Design Patterns, etc... Nesta palestra irei falar sobre um caso real onde essas técnicas foram utilizadas para atender requisitos do sistema. Detalhar os motivos, tecnologias, complexidade, ganhos/perdas e lições aprendidas.

Como evoluímos de uma arquitetura ponto a ponto para um barramento de mensageria usando RabbitMQ
Felipe William Caputo

Integrar aplicações já é algo complexo. Mas quando as regras de negócio são difíceis e precisamos manter a heterogeneidade do ambiente devido a quantidade de aplicações e versões diferentes disponíveis nas cortes judiciarias do país foi preciso pensar fora da caixa e mergulhar de cabeça no oceano azul, criando uma arquitetura de barramento de alta performance, estabilidade, segurança, escalabilidade, deixando nossas aplicações altamente flexíveis a mudanças.

Fizemos isso utilizando soluções sólidas de mercado como RabbitMQ, ElasticSearch, Amazon S3 entre outras.

O que fizemos? Como fizemos? Onde erramos? O que aprendemos? O que vem pela frente

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Buscapé 2.0 - Como mudamos uma empresa em 1 ano
Thiago Santos de Freitas

O Buscapé Company e seu time de tecnologia está passando por uma transformação! Vamos mostrar como foi essa mudança tanto tecnológica quanto cultural e como o time de arquitetura participou de cada passo. Vamos contar a história dessa mudança, detalhando o desenvolvimento da solução, desafios e escolhas técnicas, mudança de cultura ,e principalmente, mostrar como o comprometimento das pessoas faz toda a diferença para o sucesso de uma iniciativa.

16:40 às 17:30 Nas internas do CartolaFC: como é a nova arquitetura do game feita para suportamos um volume ainda maior de acessos
Alexandre Saboia Fuziyama

Neste talk vamos apresentar como nos preparamos para a temporada de 2016 do maior fantasy game do Brasil, mostrando nossas experiências, problemas e soluções utilizadas, como: - a evolução da arquitetura do game em cloud com um mudança de foco na API - a reescrita da aplicação utilizando Golang e AngularJS - desenvolvimento do site utilizando técnicas responsivas - como ganhamos performance no MySQL - utilização massiva do Memcached e Redis

O participante do talk terá uma visão ampla de como funciona um dos jogos de maior audiência do Brasil.

17:40 às 18:30 Escalabilidade em aplicações Stateless e Stateful
Flávio Roberto Santos

Um passo crucial na construção de serviços web consiste em definir a arquitetura e plataforma onde a aplicação irá executar. Nessa palestra, iremos apresentar dicas sobre como contruir APIs REST escaláveis, compartilhando a experiência adquirida pela LINX+Neemu+Chaordic ao longo de mais de 5 anos provendo serviços para os maiores sites de e-commerce do Brasil. Abordaremos arquiteturas Stateless e Stateful, destacando pontos importantes a se considerar durante a construção dos serviços.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, líderes de equipe


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização