TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData e NoSQL Rompendo as barreiras da persistência de dados

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados. O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações. Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Replicação multi-master, sincronização filtrada e transformação de banco de dados com SymmetricDS
Cesar Romero

Como configurar o SymmetricDS para replicação multi-master de bancos de dados de diferentes fornecedores e sistemas de arquivos.

Como configurar a syncronização filtrada e transformação de dados entre diferentes bancos de dados.

11:10 às 12:00 Data warehouse com NoSQL - Migrando o modelo estrela e melhorando a performance do seu business intelligence
Amelia Pessoa

Com a evolução do NoSQL surgiram novas perspectivas de melhorias em termos de armazenamento. O volume de dados cresce exponencialmente e isto se torna um gargalo nos sistemas de business intelligence/business analytics (BI/BA) que por natureza se propõem a reunir dados de diversas aplicações. Nesse cenário, o data warehouse (DW) e a modelagem estrela bastante consolidados não podem mais ser usados da forma que conhecemos. Essa palestra discute um caso prático onde o volume de dados impossibilitou o uso de um banco relacional. Ao usar um repositório NoSQL, muitas questões surgiram sobre qual o banco NoSQL apropriado, como o DW deve ser modelado e quais melhorias o NoSQL pode proporcionar.

12:10 às 13:00 Infinispan: análise de dados e queries no Datagrid usando Lambdas, Apache Lucene e Apache Spark
Gustavo Fernandes

Datagrids são banco de dados NoSQL utilizados nos mais diversos cenários, incluindo obtenção de dados com latência de alguns millisegundos, buscas em texto, consultas SQL e trabalhos em lotes realizando agregações em largas quantidades de dados.

Essa palestra apresentará a imensa flexibilidade do datagrid open source Infinispan, e sua capacidade de suportar os cenários acima e adicionamente contando com suporte à API Stream Java 8 (porém com processamento distribuído!), suporte à busca textuais com Apache Lucene e a possibilidade de integração com Apache Spark e Apache Hadoop.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Elasticsearch: O poder das buscas full-text
Thiago Barradas

Cada milissegundo faz diferença ao realizarmos as mais variadas consultas, principalmente quando falamos de busca full-text, e é nessa etapa que o Elasticsearch com seu alto desempenho e velocidade de resposta se destaca. O palestra apresenta, além de muitos conceitos, seu uso na prática de Elasticsearch para o uso com qualquer tecnologia.

15:10 às 16:00 Performance no MongoDB
Jefferson Martins de Andrade

Esta palestra visa apresentar quais ferramentas e técnicas de análise e melhoria de performance estão disponíveis no MongoDB. Durante a palestra será explicado qual é a função de um storage engine, como funcionam e um comparativo das duas storages engines existentes atualmente, o MMAPv1 e o WiredTiger. Veremos também, o que são Indexes, para que servem, como funcionam e como criá-los de forma que sejam eficientes. Vamos visualizar, analisar e interpretar o plano de execução de uma query com o comando explain. Finalizaremos a palestra aprendendo como utilizar as ferramentas de profiling, logs, mongotop e mongostat que estão disponíveis no MongoDB.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Spark sob medida: como rodar um cluster spark de acordo com suas necessidades.
Ricardo Martinelli de Oliveira

Apache Spark é uma solução mantida pela fundação Apache responsável por Streaming de dados, algo fundamental para BigData. Nessa apresentação irei apresentar o Apache Spark e como utilizar em um ambiente de nuvem em uma plataforma de containers com Kubernetes/OpenShift.

a definir
Marcelo Pias
a definir...
17:40 às 18:30 Misturando Dados com Pentaho para Insights mais significativos!
Marcio Junior Vieira

O valor real do Big Data é encontrado quando ele é combinado com todos os dados relevantes dentro e fora da organização. Vou apresentar como a Plataforma Pentaho permite aos analistas, sem necessidade de codificação e de forma fácil podem misturar todos os tipos de dados e imediatamente visualizar e explorar para uma melhor tomada de decisão.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto de dados, desenvolvedores e interessados em NOSQL.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização