TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Inovando em tecnologia e centrado no cliente

Muitas empresas já utilizam o Design Thinking para criar em seus projetos, produtos e serviço. Você já deve ter ouvido sobre como Design Thinking. Seja pelas práticas e ferramentas que maximizam as interações entre os diferentes perfis de nossos times para: Entender o nosso usuário: como ele pensa, age, o que o motiva, o que ele quer Criar Idéias juntos com nosso time multidiscplinar e também trazendo o usuário Prototipar o mais rapidamente possível as idéias (com sketchs, scripts, lego,etc.!) Testando as idéias através destes protótipos(sem acabamento) com os nossos usuários! e Aprender e recomeçar o ciclo para criar funcionalidades, características e experiências que realmente tenham valor para nosso usuário e eliminando o desperdício de fazer algo que ele não vai usar! Se não ouviu ainda esta é oportunidade de Ver e Ouvir como nossos colegas do mundo TI estão aplicando sua confiança criativa para resolver problemas do mundo real e criar produtos e serviços com tecnologia e conexão humana e alcançar a tão almejada inovação!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A Jornada do Herói na construção de marcas
Harold Schultz Neto

Nossa experiência mostra que tudo que um negócio tem é sua marca! Basta ela perder a relevância com seu público e ela passa a não valer mais nada, vide NOKIA! A partir dai procuramos entender o que as melhores marcas fazem para se tornar inesquecíveis e descobrimos em Hollywood um diferencial. Ajudamos empresários, publicitários e marketeiros à construir um Branding poderoso a partir da lógica do Storytelling, levando seus negócios à um novo nível de propósito e engajamento com o público. Unindo Branding impactante com design de serviços construimos a coerência de gestão.

Idear, Explorar e Validar para conquistar (The Experimentation Sprint Framework aplicado).
Rodrigo Haas de Araujo Rech / Adriane Lemos

Como utilizamos o Experimentation Sprint Framework para descobrir uma solução inovadora, barata e disruptiva em um case real que mistura IoT com soluções de software e hardwares integradas. Nesta palestra iremos contar nossa experiência fugindo de soluções e aborgadens convencionais em um projeto desafiador e de curto prazo. Queremos demonstrar como times podem chegar a soluções criativas saindo dos processos tradicionais de trabalho.

11:10 às 12:00 Design Thinking - Inovação e Tendências Tecnológicas com foco na Experiência do Consumidor Final
Fernando Cruz

Uma abordagem diferente do Design aplicada a inovação de negócio dos mais variados modelos e como o uso de tecnologias unidas a um pensar inovador ajudou, ajuda e ajudará várias empresas a alavancarem seus negócios em momentos de crise, é preciso inovar, repensar e manter o foco na experiência do consumidor final, trabalhando a fundo todas as etapas do processo de Design Thinking (Imersão, Ideação e Prototipação) para gerar um produto, serviço ou processo de sucesso que resulte positivamente em um mercado que é cada vez mais competitivo e as vezes desleal.

Tecnologia para longevidade
Marcos Souza

Os dispositivos vestíveis (wearables) influenciam e estão mudando a relação das pessoas com a saúde através de um novo estilo de vida. Oportunidades e desafios marcam esse novo mercado que busca na prevenção a nossa longevidade.

A palestra tem como objetivo apresentar os desafios de designers e gestores de inovação para o desenvolvimento de soluções na área de esporte, saúde e bem-estar que vão além das interfaces amigáveis. Trazendo a abordagem design thinking como ferramenta para encontrar soluções inovadoras e disruptivas.

12:10 às 13:00 A Evolução do Aprendizado através do uso da Gamificação
Jonh Maycon Correa e Silva

Iremos abordar os princípios da gamificação e de que forma podemos potencializar isso no aprendizado em sala. Mostrar de que forma podemos engajar os alunos e professores para a assimilação de conteúdo e principalmente incentivando a experimentação e trabalho cooperativo desses artefatos de gamificação. E para finalizar irei apresentar o nosso projeto chamado ''Cariogame'', jogo virtual para ser utilizado como recurso pedagógico na disciplina de Genética Humana, ministrada nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina da Universidade do Estado do Amazonas. Desenvolvido no Samsung Ocean voltada em exclusivamente para a plataforma mobile.

Persona Card Game Uma técnica criativa centrada do usuário para a ideação de artefatos físicos ou digitais
Cíntia Citton / Vania Teofilo

O PCG foi desenvolvido nos mestrados em design por Bruno S Oliveira e Vania Teofilo. O conceito buscava introduzir dados sobre usuários no processo de criação de jogos digitais nas empresas do Porto Digital em Recife. Como resultado, o PCG foi criado com base no Magic: The Gathering, onde o conceito de diferentes decks (conjuntos) de cartas em torno de Personas leva os dados de maneira lúdica e de fácil utilização ao momento de ideação. Além da utilização em jogos digitais, o PCG tem se mostrado eficiente em diferentes produtos de design como: ideação de apps, jogos de tabuleiro e estamparia de camisetas, entre outras coisas.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Design Thinking e educação: aprender fazendo
Elisa Margarita Orlandi

Como professora sinto que o sistema educacional tradicional pode limitar o desenvolvimento de atividades diferenciadas em sala de aula e não permitir aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades. Buscando novas formas de trabalhar tive contato com o Design Thinking e percebi como esta pode ser uma abordagem que valorize o conhecimento e desenvolvimento do potencial do aluno. Nesta palestra vou relatar minha experiência como educadora que desenvolve oficinas de Design Thinking.

O "Ponto" de uma Ideia
Julio Matos

Assim como na culinária, me parece que as ideias precisam de um "ponto" correto para acontecerem. Elas não podem nem ser consumidas cruas, nem tostadas de mais.Então como saber se aquela ideia incrível esta adequada ao paladar do seu mercado e do seu tempo? Vamos bater papo sobre algumas observações que o Design trouxe para identificar estas potencialidades e se vale arriscar ou não em uma ideia.

15:10 às 16:00 Design Thinking na prática para um time pequeno
Bruna Gonçalves

Ao se pesquisar sobre Design Thinking (DT), encontra-se diversos artigos e materiais explicando as várias etapas de DT, as dezenas de pesquisas a serem feitas e os milhares de post-it que serão colados em paredes. São muito bons esses materiais, eu sei. Mas como um pequeno time, de uma ou duas pessoas, podem seguir esses passos e obter resultados expressivos? Acredite, é possível. Simplificando as etapas e colocando o pé no chão do que cada colaborador da conta de fazer, é possível rodar um processo de DT, gerar insights interessantes e conhecer melhor o seu público. Nessa palestra, vamos ver como apenas 3 pessoas colocaram em prática esse método e com bons resultados.

Design-driven Innovation - Projetando a inovação do seu negócio
Marcelo Paes

A inovação é uma ciência contextual, que se ajeita em inúmeras situações, mas carece de alinhamento conceitual. Não é o que eu desejo, mas o que eu necessito. Numa transição da economia que se mostra "imparável", seria inteligente entender como as organizações inovadoras lidam com a necessidade de diferenciar seu "como" para alcançar um novo "o que". Entender de que jeito o pensamento do design vem te ajudar a inovar pode ser a fronteira entre o momento atual e o momento desejado. E isso sempre passa pelo usuário - cliente, colaborador, influenciador... ser humano.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Design Thinking e Recrutamento Técnico: Entenda a Jornada de um Candidato
Ayslan Schmidt

Esta palestra fala sobre Design Thinking como meio para entendimento de processos que vão além do Design tradicional. Entenda como o uso desta prática em processos seletivos pode potencializar a experiência do candidato(a) e representa um valor significativo em melhoria contínua e desenvolvimento de novas soluções para o Recrutamento e Seleção.

Painel com todos palestrantes
Painel com todos palestrantes
17:40 às 18:30 Design Your Career
Leonardo Veri

Já parou para pensar porquê você quer uma promoção ou uma oportunidade de carreira? Já parou para pensar porquê você quer trabalhar em uma determinada empresa ou segmento? Já parou para pensar porquê você quer trabalhar com uma determinada pessoa? Já parou para pensar porquê você quer ganhar x reais ou dólares? Formular as melhores perguntas proporciona mais possibilidades do que encontrar as melhores respostas. E se você pudesse através do Design Thinking, Business Design e Service Design, criar uma experiência continua de desenho de carreira alinhada com o seu propósito de vida. Participe dessa palestra e veja se essa pergunta faz sentido e se ela lhe abre possibilidades.

Service Dominant Logic, Design Thinking and Education.
Vilson Martins Filho

So we have a SaaS world in develompent and IT. But how to connect Service Thinking for Educational Business and experiences considering bottom up innovations strated from teacher and students at the classroom?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em criar algo que tenha relevância para as demais pessoas


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização