TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. Por ser algo novo e incipiente acaba ainda gerando muitas dúvidas e discussões. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a sinergia (colaboração, comunicação e integração) entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável. Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Um banco, o DevOps e a vida. DevOps no mundo real!
Jeferson Fernando / Mateus Henrique Prado

Vamos falar sobre as dificuldades e os desafios para transformar a TI de um dos maiores bancos do Brasil, automatizando e tornando mais ágil desde ambientes com Mainframe a plataformas mais convecionais. Como estamos conseguindo contruir um CI/CD, automatizar, mudar a cultura, compartilhar o conhecimento e transformar a forma de trabalhar dentro de umas das maiores instituições financeiras do mundo. Aqui nós vamos falar de DevOps na prática, o Devops do mundo real!

11:10 às 12:00 How we figured out we had a SRE team at Resultados Digitais?
Pedro Brentan

Created by Google operations teams, the term SRE stands for Site Reliability Engineering. SRE team members are responsible to keep services working in the desired availability, latency, confidence, etc. In other words, they are operation teams with more engineering think, trying to anticipate problems instead of fighting the symptoms.

After getting to know the term and understanding the roles and responsibilities of SRE people, we realized we had been doing this at Resultados Digitais for a while, but still a long way to do it completely.

Precisamos falar sobre teste automatizado de infraestrutura
Rafael Gomes

Infraestrutura está virando código, e como todo código, precisa ser testada de forma automática, pois alterar o comportamento de um ambiente sem necessidade de interação manual é uma tarefa perigosa, se executada sem nenhuma checagem automatizada.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Mesos como ferramenta
Willian Molinari

Nessa palestra vai ser mostrado o que é o Apache mesos e como ele está mudando o processo de entrega de software no nosso caso de uso. Saindo de um modelo onde gerenciamento de servidor e controle de recursos é um problema para o desenvolvedor e indo para um ambiente onde os recursos podem ser controlados facilmente. Veremos quais mudanças isso causou no desenvolvimento e como isso facilita a entrega e teste de software.

14:10 às 15:00 Keycloak: Porque segurança é coisa séria
Uanderson Soares

Segurar aplicações para que dados sensíveis e recursos financeiros não sejam perdidos é parte do nosso trabalho diário como desenvolvedores, engenheiros e arquitetos. Autenticar e autorizar usuários a utilizar nossa aplicação, APIs e aplicativos pode ser bem oneroso quando tentamos desenvolver nossa própria solução e dificilmente conseguimos dedicar toda a atenção para a ferramenta de segurança e cobrir todos os aspectos de segurança necessários.

Nesta palestra, veremos como o Keycloak, ferramenta open source, pode ser utilizado para permitir que os aspectos citados acima sejam satisfeitos de forma rápida e simples. Veremos como a adição dessa peça a nossa infraestrutura permitirá noites ma

Foreman como provisionador
Andre Guimaraes

Meia automação não é automação. Não adianta automatizar a aplicação se demorar pra subir um novo servidor e vice-versa. Essa ferramenta permite ao sysadmins não só surpreender os devs quanto à rápida entrega de recursos, mas tambem garante aos próprios sysadmins agilidade e padronização pros servidores de qualquer função na infraestrutura.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 TDI - A garantia de uma ambiente imutável
Júnior Rocha

Como garantir uma infraestrutura escalável, imutável e idempotente? Muitos termos? Vamos ver na prática como construir ambientes "from scratch" e aplicar os melhores conceitos e de DevOps para garantia de qualidade e entrega de valor, usando ferramentas de orquestração, gestão de configuração e testes, entregando um serviço de qualidade.

Monitoramento aplicado com Prometheus e Grafana
Hery Victor

Apresentaremos um estudo de casos das ferramentas Prometheus e Grafana como solução central no processo de monitoramento em nossa companhia. Demonstraremos sua arquitetura, conceitos e detalhes técnicos de configuração com o objetivo de divulgar tais ferramentas em nossa comunidade. Possuímos uma centena de Nodos distribuídos em mais de um fornecedor de Cloud e também instalações On-Premises. Como o Prometheus e Grafana nos ajudam a cuidar de tudo isso? Vamos conferir.

16:40 às 17:30 DEVOPS como ferramenta de inclusão
Alexandre Santos Costa

Nesta palestra será abordado como as práticas do DEVOPS favorecem um ambiente inclusivo para pessoas com deficiencia

17:40 às 18:30 Elastic Stack - Medindo e monitorando na prática
Eduardo Neves

Um dos grandes pilares da cultura DevOps são as metricas, usando a Elastic Stack, nos conseguimos facilmente centralizar todas as nossas métricas e logs em um unico ponto, facilitando o desenvolvimento de inteligências sobre as metricas e logs e também dando uma informação valiosa que é o quanto estamos evoluindo.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, Desenvolvedores e Administradores de Sistemas


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização