TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Dinâmicas e Facilitações Através de dinâmicas e facilitações conseguimos resultados surpreendentes! Venha participar conosco!

Nessa trilha vamos abrir espaço para as pessoas compartilharem dinâmicas e facilitações utilizadas num processo de Engenharia de Software, ou seja, da concepção até a entrega de um novo produto/serviço. A intenção é fazer com que os participantes recebam mais conhecimento e experiência sobre as técnicas que podem ser aplicadas no seu ambiente de trabalho para integrar, engajar e maximizar a produtividade do seu time.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 IceBreak
Annelise Gripp / Cristina Costa
IceBreak ...
ANT56 - Aula 5
ANT56 - Aula 5
Inspiration Canvas - O que te inspira?
Samuel Lucas

Você tem alguém o qual se inspira? Já parou para pensar no motivo? O que mais te inspira? É tudo? O tempo todo?

Nesta palestra, irei apresentar o Inspiration Canvas, que tem como objetivo ajudar as pessoas a entender quais são suas inspirações e tentar perceber quais ações podem ser tomadas com base nestas.

Keep Talking and Nobody Explodes: Trabalhando a Comunicação com o Time
RAFAEL T SANTOS / MICHELE MILANE TAMBOSI WEISS / Debora Cristina Leira Ramos

Você está segurando uma bomba em suas mãos e só tem 5 minutos para desarmá-la. Você não faz parte de nenhum esquadrão antibomba, porém tem a seu dispor, um time de especialistas que possuem os manuais de desarmamento de todas as bombas do mundo. A única coisa que vocês precisam fazer é se comunicar bem, para que todos os módulos sejam desarmados e ninguém saia ferido! Nesta dinâmica, iremos rodar uma partida do jogo Keep Talking and Nobody Explodes com a plateia e depois iremos discutir sobre alguns aspectos de comunicação (bons e ruins) que emergiram durante as reuniões de retrospectivas em nossos times de desenvolvimento.

ANT56 - Aula 5
ANT56 - Aula 5
11:10 às 12:00 Desafio ToolBox
Jorge audy

Apresentação dos fundamentos, motivadores e benefícios de um jogo que instigue qualquer profissional a aprender. Durante os workshops de lançamento e divulgação do livro ToolBox 360º lançado no início de 2016, desencadeou o desenvolvimento de um jogo onde qualquer jogador desenvolvesse o interesse por novos conhecimentos. Um overview de mais de 70 técnicas, artefatos, boas práticas e metodologias, que pululam a ToolBox de grandes profissionais, desde Startups a grandes corporações. Durante a palestra é apresentado o conceito de ToolBox em quesitos como ideação, modelagem, planejamento, discovery, delivery, engenharia e gestão do conhecimento, além dos princípios e dinâmica do jogo homônimo.

12:10 às 13:00 Game Of Quality - Vamos jogar?
Rodrigo Severo

No contexto de transformação dos times que atuam com abordagem waterfall para ágil, criamos o jogo para apoiar os novos times no entendimento, disseminação e instituição de práticas de qualidade de software. O jogo é excelente para aprender novas práticas e aplicar conforme seu contexto.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Incentivando a cultura do feedback com uma ferramenta ágil
Ana Carolina Alves Rodrigues

Se você está cansado de ouvir sobre esse tema, provavelmente suas reuniões de feedback não devem ser proveitosas, então vamos tentar algo diferente? O Feedback Canvas ajuda o processo de feedback de uma equipe para um de seus membros. As tradicionais reuniões utilizam o Feedback 360, o que pode levar muito tempo, ser cansativo e pouco proveitoso. Com a técnica dessa palestra, o time se foca em dar feedback para uma pessoa, em temas pré-definidos e de uma forma ágil. Isso porque a ferramenta prevê que além dos feedbacks qualitativos também podemos avaliar por pontos das skills de quem recebe o feedback. Nessa palestra explico como foi nossa experiência na Resultados Digitais com esse modelo.

Porque eventos de tecnologia são lugares hostis para mulheres, da perspectiva de um homem
Felipe dos Santos de Morais / Juliana Fernandes

Você já se perguntou porque mulheres estão sempre em números tão pequenos nos eventos de tecnologia, cursos universitários de engenharias e computação? Não venha me dizer que isso são coisas de homem ou que mulheres não tem interesse por isso pois eu também já pensei isso e descobri que estava muito errado.

Entenda o porque disso e como tornar ambientes dominados por homens mais inclusivos, diverso e seguro para mulheres.

Meu nome é Felipe de Morais e eu organizei a primeira edição do Django Girls Porto Alegre, participei de outras iniciativas feministas e gostaria de compartilhar com você o que vivi e aprendi nessas experiências.

15:10 às 16:00 Conectando conceitos a jogos - A melhor forma de aprender!
Julio Matos

Nesta palestra apresento um caso prático, de aplicação de jogos para um grupo com o objetivo de aprender sobre estratégia e suas decisões emocionais. Durante o jogo, aplicamos uma dinâmica que usou o jogo como impulsionador e revelou traços de personalidade, habilidade e trabalho argumentativo de cada grupo. Neste caso também mostramos que um simples jogo de tabuleiro pode ser um peça notável para engajamento de grupos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Retrospectivas em equipes ágeis
Jonathan Souza

Como devo facilitar uma retrospectiva? Iremos colocar em discussão práticas e dicas de como deixar a retrospectiva relevante e interessante para o seu time.

17:40 às 18:30 LEGO® SERIOUS PLAY®: utilizando blocos de LEGO® como ferramenta de gestão
Rafael Rocha

Sempre que você brinca com os blocos de LEGO®, é possível perceber os significados além dos blocos de plástico. Os blocos de LEGO® ainda são a forma mais rápida e eficiente de traduzir ideias (ou qualquer outro conceito abstrato, como a liderança, a responsabilidade ou o engajamento) para a realidade. Agora imagine se fosse possível compartilhar essas ideias ou conceitos abstratos com outras pessoas? A palestra apresentará a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®, e como é possível traduzir conceitos abstratos em modelos 3D, utilizando apenas blocos e bonecos de LEGO®, para resolver problemas, desbloquear novos conhecimentos e promover o engajamento e a criatividade.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais que trabalham com times.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização