TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas A internet já faz parte do nosso dia a dia, agora todas as coisas podem ser conectadas a ela e de alguma forma gerar uma enorme quantidade de informação permitindo o controle de casas, eletrodomésticos, meios de transportes, vestuário, saúde e tudo o que

Até 2020, teremos mais de 20 bilhões de dispositivos conectados à Internet movimentando mais de 1.7 trilhões de dólares. Toda essa revolução já está em andamento, e empresas como Google e Amazon investindo bilhões na criação de dispositivos, que vão de termostatos inteligentes, assistentes por voz, automação residencial até carros autônomos, tudo conectado à Internet. Nesta trilha serão apresentadas desde tecnologias, projetos, computação embarcada, segurança e a tendência e futuro da tecnologia. Um espaço para a troca de informações, networking e atualização de mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Linux em microcontroladores para aplicações em IoT
William Jamir Silva / Bruno Avila Leal de Meirelles Herrera

O futuro das comunicações reside na Internet das Coisas, que é certamente uma das tecnologia mais solicitada hoje em dia. Muitos esforços vem sendo feitos para projetar sistemas operacionais de tempo real para dispositivos IoT, visando subrir as deficiências dos sistemas já existentes que não são capazes de atender às crescentes demandas por novos protocolos e meios de comunicações existentes. Desta forma, essa apresentação irá trazer uma plataforma composta por um microcontrolador Cortex-M4 rodando sob a versão mais atual do Kernel do Linux, mostrando como compilar e executar aplicações IoT nesse ambiente de baixo custo alinhado ao suporte dos mais diversos protocolos e drivers disponíveis.

Prototipação rápida de IoT com Node-RED e MQTT
Luiz Dionisio Pedrini

Sabemos da importância da validação de nossas idéias, da criação de protótipos e MVPs, para que possamos decidir se nosso projeto está trilhando o caminho do sucesso ou se está na hora de pivotar. Também sabemos que é importante que essa prototipação seja feita de forma ágil, sem grandes investimentos, sejam eles de tempo de desenvolvimento ou financeiros. Com os kits como o Arduinos e Raspberry PI podemos acelerar a prototipação dos devices, mas e o restante da aplicação? Nesta palestra apresentaremos o Node-RED, uma aplicação que permite criar redes de processamento para IoT, de forma ágil e visual, aliado ao poder e simplicidade do MQTT, montando uma aplicação que permite a comunicação en

11:10 às 12:00 KEAS - Kit de Adaptação Esportiva para Surdos
Luan Rafael de Jesus

O projeto foi ocorrido do meu TCC da Universidade Positivo ano passado, sou aluno surdo faço curso de sistema de informação. Esse projeto para melhorar a qualidade esportiva para os atletas surdos que praticam duas modalidades que vem sempre falhando cada momento, porem que o projeto facilita para os atletas surdos que consegue visualizar as luminárias que chamam atenção. A tecnologia esta evoluindo cada vez mais por isso que criei o projeto para acessibilidade justamente com os equipamentos de arduinos, programação C# e Banco de Dados SQL server.

TinBot - Estudo de caso do robô que trouxe o IoT para nossa empresa
Marco Diniz

O que acontece quando desenvolvedores de software decidem criar um robô para auxiliar no dia-a-dia da empresa? Da eletrônica à modelagem e impressão 3D, iremos discutir todos os acertos e os muitos erros de quem decidiu se aventurar no IoT de uso real.

IoT - From Brazil to the World
Cristiano Kanashiro - kana

Apresentação do projeto de IoT lançado recentemente em Las Vegas nos EUA. Se trata de um projeto desenvolvido pela Kanamobi uma empresa brasileira para o mundo. Participamos de uma concorrência com empresas de diversos países, isso mostra que o Brasil esta preparado e possui qualidade e tecnologia de ponta para disputar com o mercado mundial. Essa solução irá impactar mais de 3 milhões de profissionais que trabalham com transporte nos EUA, visando a regulamentação que foi publicado em 2015 e prevê que até o final de 2017 100% dos motoristas devem utilizar dispositivos inteligentes

http://convergecom.com.br/tiinside/services/06/11/2016/kanamobi-lanca-solucao-de-iot-para-setor-automobilistico

12:10 às 13:00 NodeMCU + Firebase = ??
Ezequiel França

Nesta palestra veremos como utilizar a IDE do Arduino para integrar nosso projeto baseado em ESP8266 (como, o NodeMCU) ao banco de dados em Real time do Google, Firebase.

Can't touch this: Amazon Echo e Google Home na prática.
Vilson Farias / Adriel Neto Vieira / Bruno Reginato

Google Home, Amazon Echo? O que são eles, assistentes pessoais, gerenciadores de automação residencial e entretenimento? Bem, fazem de tudo um pouco e estão talvez promovendo uma pequena revolução na maneira como interagimos com os dispositivos ao nosso redor. 2017 é um ano de grande expectativas para nós consumidores e desenvolvedores, enquanto gigantes lutam para conquistar esse novo mercado. Mas o que o cada um tem a oferecer? Como desenvolvemos para eles? Até onde podemos chegar? Essas são algumas das perguntas que tentaremos responder, em uma palestra interativa, usando ambos dispositivos.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Usando micropython no nodemcu (ESP8266 ES12E)
Anna Cruz

Nessa mini talk mostrarei como pode ser rápido e simples fazer uma lâmpada acender usando python e o microcontrolador ESP8266 que já vem com wifi integrado, ou seja, podendo fazer tudo diretamente via browser e é uma plaquinha menor que um cartão de crédito.

FPGA e o mundo openHardware, quais os limites?
Luckas Farias

Quais os critérios a considerar para escolher pela implementação em hardware de um algoritmo de criptografia? Como pode-se construir hardwares criptográficos seguros? O que seria uma modularização de operações aritméticas sobre corpos finitos binários? O que temos de openHardware e como usa-los?

Apache Mynewt: um RTOS e ferramentas para o mundo embarcado
Fabio Utzig

Apache Mynewt é um projeto comunitário, com licença permissiva para desenvolvimento de aplicativos embarcados. O surgimento da Internet das Coisas está provando que tudo que poder ser conectado será. Muitos destes dispositivos como wearables, lâmpadas inteligentes, travas inteligentes, etc necessitam funcionar por longos períodos de tempo, mas são limitados em termos de consumo de energia, memória e armazenamento. O Apache Mynewt se propõem a resolver estes problemas se mantendo agnóstico em relação ao hardware.

15:10 às 16:00 Do dispositivo à nuvem de forma inteligente
Jomar Silva

Um dos principais desafios na implantação de soluções de Internet das Coisas é a coleta e transporte de dados de forma eficiente, dos dispositivos à nuvem. Problemas como a baixa qualidade na conectividade com a Internet, alto custo de tráfego e conexão de dados, integração de equipamentos legados, segurança, gerenciamento remoto e necessidade de tomada de decisão local podem elevar a complexidade e o custo de implantação e operação de uma solução de IoT inviabilizando a sua implantação. Existem ferramentas de software, funcionalidade de hardware e arquiteturas de referência que podem ser utilizadas para minimizar todos estes problemas, viabilizando a implantação e utilização de soluções de

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 E-health Libelium Kit, Node-RED, Google Home e Open-health: como a IoT está revolucionando health-care!
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos mostrar um kit com 15 exames diferentes: ECG, EMG, medidor de glicose, pressão arterial, balança e vários outros que podem ser conectados na Internet de forma prática e que integramos com Node-RED e Google Home para criar registros médicos pessoais, movimento também conhecido como quantified self. Vamos abordar também a ideia de open-health e auto-diagnósticos.
iBeacons, potencial e aplicabilidade prática
Marcos Hitanael Barchiki dos Santos

Nessa palestra vamos apresentar o conceito iBeacons, seu potencial para os mercados empresarias e governamentais. Além de uma demo, mostra na prática a utilização de iBeacon com um app Android.

17:40 às 18:30 IoT? Do nó à nuvem... Quantos passos são necessários?
Alessandro Cunha

Um nó de IoT tem uma série de sensores. Premissa básica do que é IoT. Levar os dados destes sensores para a nuvem é mais uma das premissas básicas da tal da IoT. Mas existe um longo caminho para sair do nó e chegar até a nuvem. Quantos e quais são os passos necessários nesta jornada? Nesta apresentação detalharemos algumas soluções e projetos de como fazer este árduo trajeto.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 6 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empresas, entusiastas, makers, amantes da eletrônica


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização