TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Suba de nível em relação as tecnologias de desenvolvimento Apple.

O foco dessa trilha é realmente em conteúdos para desenvolvedores iOS (iPhone e iPad). Entretanto normalmente é válido adicionar alguma apresentação de tvOS, watchOS e macOS, os outros sistemas operacionais Apple. A idéia é trazer parte do público do CocoaHeads Brasil, que esse mês lotou a CocoaHeads Conference 2016 com mais de 230 participantes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 HomeKit 101
Ezequiel França
No lançamento do iOS 8 a Apple anunciou o Homekit, framework da empresa dedicado a conexão e comunicação com dispositivos inteligentes. Controle a temperatura, abra portas, acesse a camêras de segurança e muito mais. Nessa talk veremos a evolução do Homekit, sua integração com a assistente pessoal Siri, alguns exemplos de implementação e como começar a desenvolver com este framework.
App Extensions: Além do App
App Extensions: Além do App
11:10 às 12:00 Programação orientada a protocolos: como aproveitar o que o Swift tem de melhor?
Vilson Farias / Alex de Magalhães Machado

Swift não é um Objective-C com sintaxe diferente; Swift vai muito além disso. Ele traz um novo paradigma para o desenvolvimento de apps: a programação orientada a protocolos (POP). E, junto com esse paradigma, Swift redefiniu conceitos antigos como structs e enums. A Apple tem incentivado a comunidade a abandonar a tradicional programação orientada a objetos (OOP) e começar a ver o mundo através desses protocolos. Mas isso é uma boa ideia mesmo? A nossa experiência até esse momento diz que sim, mas nem sempre. A partir de um exemplo escrito em Objective-C e seu equivalente em Swift, mostraremos como funciona a POP, suas principais vantagens e principalmente onde a OOP ainda permanece forte.

Debugging Tricks - LLDB é seu amigo.
Fernando Bunn

LLDB é aquele cara tímido que gosta de aparecer quando seu app da crash. Vamos ver algumas dicas e truques de como usar o LLDB para facilitar a sua vida, quem sabe ele te ajuda a remover alguns NSLogs, códigos de teste (aquele que acaba indo pro cliente) ou até mesmo evitar build and runs desnecessários.

12:10 às 13:00 Going Raw with animations
Ivan Seidel Gomes

Knowing what is under your car hood might not help you drive better, but certainly helps you buy the right car. Or build a better one.

Animations are not different, and they do not work the same. Actually, there are many types of animations regarding where things get interpolated, who controls the animation, and most fundamentally: how to create natural-feeling movements, that resemble real life?

In this talk, you will get an overview of animations. But what you will actually learn, has nothing to do with the car itself. Lets take a look at the motor first?

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Uma técnica (e mais alguns truques) para modularizar seu app
Tales Pinheiro

Trabalhando num app grande com mais de um time - ou vários devs - no mesmo código? Não é só com storyboard que frequentemente temos conflitos, e modularizar o app pode ser uma excelente saída. Libs estáticas ou dinâmicas, com comunicação e interdependência...vamos ver como quebrar essa pedra e

Minha aplicação iOS precisa ser reativa?
Vinicius Carvalho

A programação reativa está a tona principalmente com o RxSwift e ReactiveCocoa, onde buscam inserir o paradigma de programação com fluxos de dados assíncronos. Mas como eu posso utilizar isso na minha aplicação? E quais vantagens e desvantagens de utilizar o modo reativo em uma aplicação seja ela de pequeno porte que em tempo você sabe que pode crescer de uma maneira ordenada e fluída. Resta você saber se precisa ou não dessa ferramenta.

15:10 às 16:00 Swift and Objective-C integration
Marcelo Wagner Gobetti
  • Swift limitations when seen from Objective-C
  • "Swiftier" Objective-C (since Xcode 7)
  • Objective-C limitations when seen from Swift
  • Tips & Tricks: how to live with the limitations
  • RxSwift in Objective-C
Seu app está seguro?
Marcus Kuquert
  • Introdução ao modelo de segurança do iOS.
  • Como guardar as chaves da sua API.
  • Charles e a segurança das suas chamadas de API.
  • Como guardar as credencias do seu usuário
  • Sandbox, Keychain e Touch ID.
  • Considerações finais.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Fish Bowl / Debate sobre melhores práticas
Fish Bowl / Debate sobre melhores práticas
17:40 às 18:30 10 dicas que irão melhorar a sua rotina de desenvolvimento (a nº 7 vai te impressionar)
Guilherme Rambo / Daniel Bonates

A nossa rotina de desenvolvimento é repleta de desafios e decisões difíceis. Aprenda com o time de iOS da Peixe Urbano alguns truques que eles aprenderam no meio do caminho que melhoraram muito o ambiente de trabalho e a qualidade do aplicativo.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 4 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS, watchOS, macOS, tvOS. Designers de interface e desenvolvedores que querem entrar nas plataformas da Apple.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização