TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java EE A plataforma líder para backend em constante evolução.

O JavaEE continua sendo uma plataforma líder utilizada em grande escala por pequenas e grande corporações mundo a fora. Esta plataforma define um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos que demandam requisitos não funcionais, como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade. Venha conhecer em detalhes as novidades que estão sendo planejadas para a nova versão Java EE 8.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Apache TomEE from Dev to Ops
Daniel Cunha

Apache TomEE is the Java EE distribution of Apache Tomcat. This session goes beyond the basics and explores some fun features both TomEE-specific and JavaEE-portable for supercharging your application development, runtime and maintenance. Have a huge pile of DAOs? Use TomEE?s abstract bean concept. Need to configure your application for many different environments? CDI and portable-extensions to the rescue. Want to create secured microservice distributions without any fuss? Nothing beats the TomEE Maven Plugin. Looking for a way to get detailed stats from your code? Hello annotation-driven monitoring support. Ever wish you could make your own management API? Check out the portable SSH Connector.The perfect session for any TomEE or Java EE enthusiast looking for cool toys for both developer and operations bliss.

Monitoramento de aplicações Java e JavaEE
Sandro Giacomozzi

Aprenda a monitorar suas aplicações Java e JavaEE com JavaMelody e Java Mission Control. Nesta apresentação, será demonstrado como utilizar duas ferramentas gratuitas de monitoramento que tem por objetivo identificar possíveis falhas na aplicação em tempo de testes, fazer o correto dimensionamento da aplicação para entrada em produção e acompanhamento da utilização em produção. Acompanharemos em tempo real, a utilização de memória, sessões web, estatísticas de acesso a banco de dados e muito mais.

11:10 às 12:00 Integrando dados com Apache Camel
Tiago Henrique Bono

Veja como é simples integrar dados. Foque no negócio, deixe o resto para o Camel!

DDD com Hibernate e Spring
Everton Emilio Tavares

Domain Driven Design (DDD) é uma série de boas praticas para desenvolvimento de suas regras de negócios, definida por Eric Evans, que se alia fortemente nos princípios da Orientação a Objetos.

Essa palestra você irá aprender como reescrever uma modelagem baseada em setters e getters para uma orientada a objetos, utilizando as boas práticas definidas pelo DDD, e utilizando os recursos do Hibernate e Spring.

12:10 às 13:00 WildFly Swarm: Criando Microservices com Java EE 7
George Gastaldi

Microservices é a arquitetura do momento. Todos estão falando sobre Spring Boot, NodeJS, DropWizard e outros frameworks, mas nenhum deles é tão completa quanto a oferecida pela especificação Java EE. Nesta sessão live-coding você vai aprender sobre o WildFly Swarm, e como transformar um projeto Java EE 7 qualquer em um microservice.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Criando micro-serviços reativos com Java
Rodrigo Cândido da Silva

Serviços reativos foram definidos pelo Manifesto Reativo. Eles são construídos para serem flexíveis, fracamente acoplados, escaláveis, e também qualificados com base nos quatro principais princípios: responsividade, resiliência, elasticidade e dirigido à mensagens. Java e a plataforma Java EE oferecem uma ótima estrutura com bibliotecas para implementar serviços reativos e transformá-los em uma arquitetura otimizada para micro-serviços. Esta palestra apresentará as melhores práticas para implementar serviços reativos em Java usando RxJava, definindo uma arquitetura de micro-serviços baseada em casos reais e boa práticas aplicadas.

15:10 às 16:00 Cloud Native Java com Kubernetes
Edson Yanaga

Atualmente todos querem criar aplicações Cloud Native que são modernas, escaláveis e resilientes. Já sabemos que precisamos de configuração centralizada, agregação de logs, monitoramento, healthchecking, circuit breakers, tracing, service discovery e ainda mais. E se nós pudéssemos ter tudo isso sem ter que modificar ou criar uma única linha de código?

Nesta palestra mostraremos como melhorar a sua aplicação feita em Spring Boot (ou mesmo Java EE) com Kubernetes: você pode utilizar uma plataforma para resolver a maior parte dos seus problemas. Para o restante você ainda pode utilizar sidecar containers como Linkerd sem ter que lidar uma única @Annotation no seu código.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 JHipster - Criando Aplicações com Spring Boot e AngularJS 2
Tiago Anselmo Carpanese

Iremos demonstrar o uso do gerador de aplicações JHipster que tem como base arquitetural o framework Spring Boot e todas as tecnologias que o envolvem.

Vamos abordar e demonstrar os seguintes tópicos: - Novidades da versão 4+ - Principais Tecnologias - Utilização das opções disponíveis para criação da aplicação? - Passo a passo da criação de uma aplicação com JHipster. - O que são módulos do JHipster? - JDL Studio: Teoria e prática para criação das entidades da aplicação. - JHipster UML na prática. - Deploys automatizados com JHipster. - Monitoramento da Aplicação

A trilogia: SpringMVC + SpringData + AngularJS
Fabricio Vallim / Emmanuel Neri de Souza
Nessa palestra mostraremos algumas escolhas arquiteturais feitas no desenvolvimento de um produto que permitiram que a aplicação evoluísse de forma saudável, ou seja, atrelando código de boa qualidade e ótima produtividade. A stack base de tecnologia que sustenta esse produto é formada pela trilogia SpringMVC, SpringData e AngularJS. Mostraremos trechos reais de código extraídos da própria aplicação com o intuito de alinhar teoria e prática. Citaremos também outras tecnologias utilizadas tais como QueryDSL, Lombok, Flyway e Bower. Se você não conhece essa "sopa de letrinha" venha assistir essa palestra pois, provavelmente, pode estar deixando de aplicar muita coisa bacana no seu projeto.
17:40 às 18:30 CDI & NoSQL = Artemis
Otávio Santana / Ivan Junckes Filho

Com o nascimento do Java EE 6, houve uma grande reviravolta no mundo Java EE. Um dos recursos mais marcantes com esse lançamento, certamente, foi o CDI. A injeção de dependência, além da extensão elevou as aplicações Java EE para um novo patamar e com lançamento do Java EE 7 e as promessas do CDI 2.0, com o Java EE 8, ficará ainda melhor! Porém, uma das grandes lacunas no mundo Java EE são as integrações com os bancos não relacionais. Tendo que, muitas vezes, realizar toda a programação e integração manualmente. Recém-lançado, o projeto JNoSQL, da Eclipse Foundation, visa a comunicação e integração da aplicação Java com os bancos NoSQL.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 4 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, gerentes de projetos, líderes de equipe, testers ...


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização