TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Always bet on JS!

Javascript está no caminho para dominar o mundo, e a consequência disso são as novidades que surgem a cada dia. Vamos entender o que mudou, o que esta mudando e quais novidades podemos esperar que venham a acontecer nos próximos anos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Pack it! JavaScript software packaging from 2000 to now
Derek Stavis
Todo mundo diz que Webpack é só um module bundler. Mas o que é um módulo? O que é um bundler? Porque precisamos disso? Vamos caminhar pela história do desenvolvimento web para entender estes conceitos, e no final vamos dissecar a configuração e o output do Webpack para entendermos como ele funciona e como ele pode facilitar o seu processo de desenvolvimento. A palestra começa em 2003, quando o desenvolvimento front-end era quase nulo. Passaremos por minificadores, concatenação, surgimento do node até chegarmos no estado do Webpack hoje. Ao chegar no Webpack, vamos por a mão na massa no código, construindo uma pequena aplicação empacotada com Webpack, incluíndo um pipeline de otimização de imagens, split bundle, css modules e hot module reload.
11:10 às 12:00 Segurança: Será que seu sistema está mesmo protegido?
Rodrigo Branas
Nesta palestra vamos abordar diversas estratégias segurança que podemos utilizar, com base no protocolo HTTP e utilizando a plataforma JavaScript, para garantir a segurança dos nossos sistemas. Vamos abordar desde processos de autenticação e autorização, passando pela integração entre diferentes sistemas, até a prevenção de diversos tipos de ataques como o Man-In-The-Middle, Cross-Site Scripting, ou XSS, SQL Injection, Cross-Site Request Forgery, ou CSRF entre outros.
12:10 às 13:00 Integrando WebRTC, WebGL e Web Audio API
Douglas Amorim Ferreira

Desmistificando WebRTC, WebGL e WebAudio API, explicação sobre o que são, o propósito de cada um, benefícios de suas utilizações e riscos envolvidos. Demonstração de uma aplicação que explora a utilização das três tecnologias integradas. Insights sobre os principais problemas enfrentados para alcançar o funcionamento.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 TDD em JavaScript: A Maneira Correta
Lucas Fernandes da Costa

Se o objetivo dos seus testes é provar que seu software não tem bugs, você está testando da forma errada. Nesta talk eu vou te mostrar não só o melhor mindset e as melhores técnicas para escrever testes, mas também falar sobre como as métricas atuais para avaliar nossos testes são imprecisas e como podemos melhorá-las.

Durante toda a palestra vou abordar cada um dos principais fatores para escrever bons testes em JavaScript e apresentar como funciona cada uma das ferramentas de testes disponíveis e suas utilidades. Assim seremos capazes de construir um ecossistema de testes robusto e efetivo.

Eu não vou falar só sobre TDD em JS, vou falar sobre como fazê-lo da maneira correta!

15:10 às 16:00 Flattening Javascript Modules
Paulo Diovani Gonçalves

Programação Funcional tem sido assunto de intenso debate ultimamente. Seus conceitos exemplificados em diferentes linguagens e seu uso incentivado.

Mas como utilizar na prática programação funcional? E como utilizar tais conceitos para melhorar código existente?

Essa palestra exibe uma série de exemplos de como refatorar módulos Javascript utilizando conceitos de programação funcional tendo como objetivo melhorar a leitura e manutenibilidade de código, assim como uma breve explicação dos conceitos usados.

O resultado, é um código de fácil leitura, modularizado para reusabilidade e com pouco a nenhum espaçamento horizontal.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Javascript sim ele de fato é multplataforma e o NodeJS Ahh o NodeJs..
Itacir Ferreira Pompeu

Vamos entender grande poder do NodeJS e do JavaScript compartilhando código do seu frontend , para aplicações Web com Sails, Desktop com Electron e Mobile com Cordova tudo baseado em Rest Api.

Construindo APIs mais flexíveis com GraphQL
José Carlos

A apresentação seguirá os seguintes tópicos:

  • O que é GraphQL?
  • Porque usar GraphQL
  • Rest API vs GraphQL
  • Tecnologia que implementam o GraphQL
  • Construindo um Grafo
  • Consumindo informações
  • Query e Mutations
  • Conclusão
17:40 às 18:30 Microsoft Bot Builder 101
Felipe Augusto Pedroso

Quer aprender a criar bots usando Javascript? Essa palestra pretende introduzir os conceitos do Microsoft Bot Builder, uma biblioteca para NodeJS que facilita (e muito) a implementação de bots para diversos canais de chat como Skype, Facebook Messenger, Telegram e etc. O objetivo da palestra é explicar os conceitos e fazer uma pequena demonstração do funcionamento da biblioteca .

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Web, Fullstack, Entusiastas


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização