TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 Gestão é tão importante que é loucura deixa-la apenas com um pessoa

A velocidade e o dinamismo com que o mundo dos negócios muda, faz com que as organizações melhorem continuamente a forma de viver a gestão em seu dia-a-dia. Existem diferentes ideias acerca do que fazer com o assunto gestão. Muitos acham que a gestão é desnecessária e deve morrer dentro das organizações. Já outros acham que o papel do gestor que está com os dias contados. Na verdade, devido a complexidade dos cenários corporativos, é difícil determinar qual é a melhor alternativa. Partindo da premissa que a gestão é importante e que existem uma séria de novos e complexos desafios aos gestores, essa trilha visa compilar diferentes ideias e experiências para explicar o que é e, como funciona a abordagem de Management 3.0. Essa abordagem foi criada pelo holandês Jurgen Appelo por meio do livro homônimo. Management 3.0 vem se tornando uma importante ferramenta para compreensão e melhoria da gestão em diferentes empresas pelo mundo inteiro. O ponto chave do sucesso de Management 3.0 são as técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor a energizar as pessoas, empoderar os times, alinhar as restrições organizações, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial e principalmente, melhorar continuamente o design da própria organização. Haverão palestras bem dinâmicas, com bastante interação com o público e cheias de exemplos e reflexões para ajudar gestores/líderes a terem ferramentas para melhorar o dia-a-dia de suas organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 11 maneiras de compartilhar conhecimento
Mariana Graf

Hoje existem várias vertentes de estudos que mostram que o aprendizado e ensino compartilhados são altamente eficazes, não só no âmbito das empresas; e iniciativas como o Learning 3.0 são cada vez mais adotadas pelas organizações de cultura ágil. Esta talk destina-se a empresas de todos os tamanhos que querem ampliar suas práticas de compartilhamento de conhecimento dentro de e entre times ágeis. Não e necessário um super orçamento para evitar ilhas de conhecimento, e por isso venho falar sobre 11 práticas simples e gratuitas para incentivar a troca e o nivelamento de experiência.

World office: Fazendo do mundo o seu escritório
Otávio Santana / Ivan Junckes Filho / Daniel Cunha

A tecnologia está em todo o lugar. Segundo a Forbes toda empresa é uma empresa de software. Hoje, as organizações tem como o meio a tecnologia, porém, existem outras que o seu fim é a tecnologia, ou seja, o seus produtos são ferramentas que facilitam o processo de automatização para as organizações. Esta palestra falará do dia à dia de uma empresa como essa: Como é o seu gerenciamento, ciclo de vida de um produto, time auto-gerenciável, viagens ao redor do mundo e etc. O cotidiano de uma corporação de software na região da Califórnia.

11:10 às 12:00 O Líder Ágil
Diego Paris de Oliveira / Daniele Gemignani Manzato

Nesta palestra irei discutir questões típicas de times ágeis com relação ao papel da liderança. O que é ser um líder num ambiente ágil, onde todos têm o potencial de exercer a liderança? Como resolver conflitos e criar um ambiente de colaboração e confiança dentro do time? Como implantar a cultura de melhoria contínua usando ferramentas como fast feedback?

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Construindo equipes de alta performance com LEGO® SERIOUS PLAY®
Rafael Rocha

Esta palestra apresentará a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® e como uma das suas aplicações oferece a oportunidade de se obter mais clareza no que se refere ao conhecimento de si mesmos e porque as pessoas fazem o que fazem todos os dias no trabalho, além de conhecer profundamente os demais participantes e sobre como se comporta um grupo como equipe. O objetivo da palestra é apresentar uma metodologia "divertida e séria" que permitirá que eles atuem intencionalmente de forma coordenada e que reconheçam o potencial coletivo da sua equipe, além de decidir que parte da sua identidade é mais útil para a formação de uma equipe de alta performance.

14:10 às 15:00 How to create a Great Place to Work
Julián Lorenzo Farrapeira

Segundo o Foro Mundial de Davos, estamos em uma nova época, o ?Human Age? onde o talento é mais importante que o capital e onde os intangíveis pesam mais que os ativos tangíveis. Com esse novo paradigma, é preciso criar lugares onde os melhores profissionais queiram se desenvolver, divertir e aprender.

Merit Money: celebrando o reconhecimento nas mãos da equipe
Daniel Alfenas / Heslei Ferreira da Silva

Compartilharemos nossa experiência de um ano com este esquema diferente de bonificação, em que todos os colaboradores têm o mesmo poder de recompensar e podem reconhecer o bom trabalho livres de regras definidas fora da equipe. Dicas, dificuldades encontradas, boas práticas e, principalmente, ferramentas que você pode utilizar para viabilizar o Merit Money na sua empresa.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Cultura e processos ágeis - como alcançar a excelência no trabalho, com diversão
Sara / Mauricio de Castro Navarrete

Sabemos que ser ágil (mindset) é mais importante do que fazer ágil (processos). O mindset ágil, espalhado por toda a empresa, combinado a uma forte cultura organizacional nos levou a ganhar 4 vezes o prêmio Great Place to Work. Vamos mostrar como tudo isso funciona na prática.

16:40 às 17:30 Escalabilidade sem perder agilidade na Resultados Digitais.
Victor Hugo Bernardo / Rafael Justino

Nessa palestra iremos mostrar como a Resultados Digitais escalou sua área de Engenharia de 5 para 100 pessoas nos últimos 5 anos, mantendo o DNA ágil, e como estamos nos estruturando para chegar a 300 pessoas nos próximos anos.

Ao longo desses anos, estabelecemos uma cultura de desenvolvimento ágil, passamos a trabalhar com OKRs, nos estruturamos nos moldes da Spotify, sempre buscando a autonomia e alinhamento entre os times.

17:40 às 18:30 Compendio de Técnicas e Ferramentas para a Gestão 3.0: Um Guia de Convencimento de Pessoas e Empresas 1.0
RAFAEL T SANTOS

Os ensinamentos de Jurgen Appelo de Gestão 3.0 foram utilizados e evoluídos por diversos praticantes e entusiastas pelo Brasil. A despeito de toda a eficácia que essas técnicas e ferramentas apresentam, ainda existe uma forte resistência das empresas, dos times e das próprias pessoas em adota-las. Para atacar isto, podemos agrupar essas técnicas em 3 grandes categorias relacionadas ao Corpo, a Mente e a Alma das pessoas. E a partir daí, definir uma estratégia de convencimento para cada uma delas, seguindo a retórica de Aristóteles e os elementos de persuasão do Logos, do Pathos e do Ethos.

Painel
Annelise Gripp / Rafael Helm / Guilherme Motta
The Developer`s Conference Florianópolis 2017
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores, Coordenadores, Líderes, Coaches, Agilistas, Agile Coaches, ScrumMasters, Change Agents


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização