TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile Novidades e tendências do universo do desenvolvimento de aplicativos móveis

Não adianta, o mundo é móvel! Se você ainda não entendeu isso ou quer saber das novidades, boas práticas de todas as vertentes do mundo móvel, essa é sua Trilha, do desenvolvimento à manutenção, passando por testes e UX, o nosso objetivo é mostrar o que há de mais novo nesse mundo, extremamente inovador, que não para de crescer e que já domina o nosso cotidiano . #vemjunto

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 React Native na globo.com
Emiliano Eloi Silva Barbosa

O cenário que levou a globo.com a adotar o ReactNative como solução para o desenvolvimento das suas apps. A visão de um desenvolvedor nativo em um mundo web.

Mantenha suas relações e seu café quentes com Nearby
Danilo Favoratti

Você acaba de chegar no escritório e já vai pra máquina de café com aquele grupinho de sempre.

Enquanto seu expresso fica pronto, você se lembra que tirou uma screenshot irada no CS que mostra você matando na faca aquele colega camper da equipe de QA. Essa foto precisa ser compartilhada com seus colegas!

Então você abre o app de galeria de imagens, clica em compartilhar, escolhe o aplicativo de e-mail/whatsapp/etc, abre uma lista de contatos, clica no search, procura seus colegas, inclui um a um e só depois envia.

Quando você termina essa saga, só restou você na cozinha e o pior: seu café tá FRIO!

Deveria existir um jeito melhor de fazer isso, não é? Pois é, existe: conheça a API Nearby.

11:10 às 12:00 Apenas um código de testes para iOS e Android
Elias Nogueira
Você já automatizou testes funcionais para iOS e Android? Você já teve que criar dois scripts separados de suporte as ações para que fosse possível a execução? Venha aprender como criar testes funcionais para mobile crossplatform em uma sessão mão na massa!
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Tirando o máximo do Firebase e Play Store: dicas e pulos do gato
Marcelo Ricardo Quinta
O Google vem criando e melhorando suas ferramentas para facilitar a vida dos desenvolvedores, mas certos pulos do gato não estão na documentação. Estes vem da experiência, muito fosfato queimado e horas de programação. Nessa palestra vamos discutir o que temos de melhor tanto no desenvolvimento de apps com Firebase quanto na publicação utilizando as ferramentas da Play Store.
14:10 às 15:00 Por quanto tempo vamos precisar de Apps?
Julio Matos

Desde o lançamento do primeiro smartphone eles se tornaram a solução mais almejada para todo e qualquer negócio. Os Apps inundaram as lojas (que existem apenas para vendê-los) e colocaram a pulga atrás da orelha de cada especialista que se perguntava: What's App?

O tempo passou e muitas dúvidas foram se consolidando, tendo o Gartner previsto no ano passado (e nós em uma palestra bem humilde a 3 anos atrás) que esse negócio de App seria abandonado! Será?

Mobile é a porta para o futuro, mas e a chave, qual seria?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Preparando a retaguarda dos seus apps com Node.js e MongoDB
Ione Souza Junior

Quando se fala em desenvolver um app, ainda existem pessoas que pensam que o app funciona sozinho e não precisa de mais nada, acredita?

Mas vocês desenvolvedores, com certeza estão bem cientes disso, pois sabem que pode dar muito trabalho desenvolver as APIs para aquele carinha que fica lá nas stores.

Felizmente, hoje em dia existem maneiras mais fáceis para você fazer isso, mesmo se você preferir manter a sua própria API, sabia?

O objetivo desta palestra é mostrar a você como pode ser simples preparar uma API para seus apps usando Node.js, MongoDB e algumas linhas de código.

16:40 às 17:30 Desmistificando Progressive Web Apps
Stefan Horochovec

Progressive Web Apps é um novo conceito para o desenvolvimento de aplicações móveis.

O objetivo desta palestra é introduzir ao desenvolvedor esta nova prática, desmistificando algumas tecnologias que podemos utilizar para o desenvolvimento e os demonstrar ganhos que podemos obter com os usuários utilizando deste novo modelo de entrega de aplicativos.

17:40 às 18:30 Ionic 2 - O que mudou?
Tatiane Aguirres Nogueira

Nesta palestra veremos o que há de novo no Ionic Framework 2, essa poderosa ferramenta para criação de aplicações mobile híbridas para iOS, Android e Windows Phone. Falaremos sobre o que há de novo no Ionic 2 e veremos códigos de exemplo para demonstrar as diferenças e o que mudou entre a versão 1 e 2.

Skills required to be an outstanding Silicon Valley Mobile Developer
Julián Lorenzo Farrapeira

Trabalhar em um dos setores mais dinâmicos do mundo requer altas doses de flexibilidade, Inteligência Emocional e comprometimento. Na minha experiência atraindo e desenvolvendo os melhores profissionais para a? leading app development company in Silicon Valley, California? aprendi as atitudes que todos os top mobile developers do mundo tem em comum.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 6 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e entusiastas de desenvolvimento mobile.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização