TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Big Data como Serviço: da captura à visualização de dados com alto desempenho
Ricardo da Silva Longa

Apresentaremos como é gerenciado e monitorado nosso ecossistema para garantir alto desempenho e resiliência da plataforma, que consiste de 30 microsserviços e um cluster de ElasticSearch com mais de dez nós. Também serão mostradas as ferramentas utilizadas para implementar Continuous Integration/Delivery/Deployment, e o que nos motivou a refatorar grande parte dos serviços para a linguagem Go e a substituição de RabbitMQ para NSQ.io, assim como os ganhos obtidos e desafios enfrentados com essas mudanças. Mostraremos como foi acelerado este processo de nove dias para quase realtime através de uma Stream API.

11:10 às 12:00 Vale a pena utilizar Docker em produção?
Leonardo Loch Zanivan

Vou abordar a arquitetura de microserviços em um ambiente de produção, com seus benefícios e trade-offs. Além disso, irei demonstrá-la em ação utilizando diversas tecnologias, em um ambiente cloud e mostrarei como você pode economizar $$ na cloud. Também vou falar de diferentes abordagens de deployment em containers Docker, seus desafios em produção e mostrar alguns cases em Linux e Windows.

12:10 às 13:00 Go na visão de um Pythonista
Luciano Ramalho

Go foi criada para substituir principalmente C++ no contexto do Google, mas ela também foi pensada para ser acessível para programadores Python, Ruby, PHP, JavaScript. Nesta apresentação contarei como tem sido a minha jornada com Go, minha estratégia para aprender a linguagem, e falarei sobre as principais características dela, mostrando exemplos. Go tem ideias interessantes que fazem sentido na hora, e outras nem tanto. Gorrotinas e canais são uma grande ideia. O sistemas de tipos, na teoria, é bem limitado, mas na prática funciona. No geral, Go é muito eficaz para o tipo de problema que se propõe a resolver: sistemas server-side, fornecendo e consumindo APIs pela rede.

13:10 às 14:00 Mesos como ferramenta
Willian Molinari

Nessa palestra vai ser mostrado o que é o Apache mesos e como ele está mudando o processo de entrega de software no nosso caso de uso. Saindo de um modelo onde gerenciamento de servidor e controle de recursos é um problema para o desenvolvedor e indo para um ambiente onde os recursos podem ser controlados facilmente. Veremos quais mudanças isso causou no desenvolvimento e como isso facilita a entrega e teste de software.

14:10 às 15:00 Elasticsearch: O poder das buscas full-text
Thiago Barradas

Cada milissegundo faz diferença ao realizarmos as mais variadas consultas, principalmente quando falamos de busca full-text, e é nessa etapa que o Elasticsearch com seu alto desempenho e velocidade de resposta se destaca. O palestra apresenta, além de muitos conceitos, seu uso na prática de Elasticsearch para o uso com qualquer tecnologia.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Xamarin e Acessibilidade
Alexandre Santos Costa

Além das APIs nativas o que o Xamarin tem a nos oferecer do ponto de vista do desenvolvimento d aplicações acessíveis a pessoas com deficiencia?

16:40 às 17:30 Retrospectivas em equipes ágeis
Jonathan Souza

Como devo facilitar uma retrospectiva? Iremos colocar em discussão práticas e dicas de como deixar a retrospectiva relevante e interessante para o seu time.

17:40 às 18:30 Design Your Career
Leonardo Veri

Já parou para pensar porquê você quer uma promoção ou uma oportunidade de carreira? Já parou para pensar porquê você quer trabalhar em uma determinada empresa ou segmento? Já parou para pensar porquê você quer trabalhar com uma determinada pessoa? Já parou para pensar porquê você quer ganhar x reais ou dólares? Formular as melhores perguntas proporciona mais possibilidades do que encontrar as melhores respostas. E se você pudesse através do Design Thinking, Business Design e Service Design, criar uma experiência continua de desenho de carreira alinhada com o seu propósito de vida. Participe dessa palestra e veja se essa pergunta faz sentido e se ela lhe abre possibilidades.

Service Dominant Logic, Design Thinking and Education.
Vilson Martins Filho

So we have a SaaS world in develompent and IT. But how to connect Service Thinking for Educational Business and experiences considering bottom up innovations strated from teacher and students at the classroom?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 240,00 /R$ 120,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.


Patrocinadores

Diamond





Realização