TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Análise de negócios - Para onde estamos indo?
Marcelo Neves

A análise de negócios está tomando novos rumos. A disciplina está deixando de ser orientada a tarefa e começa a ser cobrada pelo valor ou impacto no negócio. Tudo isso em função de um cenário onde a mudança não ocorre mais em ciclos, e sim de forma contínua. Para o analista de negócios a eficácia é preponderante em seu trabalho, e não apenas a eficiência.

Confira nessa palestra os novos desafios que se apresentam para a análise de negócios e qual o impacto disso para o profissional e a organização.

Como um checklist pode ajudar a elicitar requisitos?
Annelise Gripp

Nessa palestra de 15 minutos falo sobre o trabalho do Analista de Negócios e apresento um modelo de checklist, como uma ferramenta que pode ser usado para levantar as necessidades de negócio do seu cliente.

Utilizando BDD para análise de negócio e desenvolvimento de projetos
Allan Rett

A palestra visa demonstrar como é feita a análise do analista de negócio utilizando o BDD - Behavior Driven Development. Na apresentação serão demonstrados cenários de BDD desenvolvidos diretamente da necessidade do cliente, desde o levantamento de requisitos, validação dos requisitos, elaboração de documentação para o cliente e até acompanhamento do projeto durante a implementação. Analistas, desenvolvedores e testadores interagem a todo momento durante o processo de desenvolvimento e a apresentação irá demonstrar como esses 3 perfis fazem essa interação com o BDD e como a comunicação entre todos os envolvidos é muito melhorada utilizando essa técnica.

11:10 às 12:00 Como o Gerente de Produto pode auxiliar os stakeholders em processos decisório através de data analytics
Karina Kohl

Em todos os momentos do ciclo de vida de um produto, o uso de data analytics pode contribuir na efetividade do processo decisório. As decisões, antes baseadas apenas em instinto e experiência, ganham o suporte valioso da análise de dados. Data analytics pode auxiliar a identificar oportunidades de crescimento e ajudar a gerenciar riscos. Falarei sobre como data analytics viabilizou um projeto piloto a ser disponibilizado a toda carteira de clientes, após estar em risco pela ausência de feedback de usuários. Além disso, a abordagem conquistou os stakeholders e demais gerentes de produto que passaram a utilizar a estratégia em outros componentes.

Gestão de processos de negócio usando metodologia BPM
Rafael Orivaldo Lessa

Várias organizações estão adotando as tecnologias de BPM sem aplicar as disciplinas de BPM e descobrem que seus esforços foram em vão por não entregar os resultados prometidos, e as suas iniciativas de BPM posteriormente são extintas. Está palestra tem como objetivo mostrar como a disciplina de BPM junto com ferramentas de BPMS podem auxiliar na análise de negócios e impulsionar as empresas para diminuir custos e otimizar desempenho.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Deep Learning para o reconhecimento de CAPTCHA's
Vitor Arins Pinto

Com o aumento de dados públicos acessíveis pela internet, muitas empresas estão focando seus negócios em capturar dados públicos através de Web Crawlers. Com o intuito de impedir que sejam feitas consultas por programas de computador, as instituições que mantêm dados públicos investem em ferramentas do tipo CAPTCHA. Essas ferramentas geralmente se tratam de imagens contendo um texto qualquer e o usuário deve digitar o que vê na imagem. A proposta da apresentação é mostrar como foi realizado o reconhecimento de texto em imagens de CAPTCHA através da aplicacão de Deep Convolutional Neural Networks. Serão apresentados conceitos chave para o entendimento de Deep Learning e Convolutional Networks

Inferindo atividades através de dados de movimento e redes sociais
Marco Beber

Todos os dias, mesmo sem perceber, geramos dados de movimento através de nossos smartphones. Além disso, compartilhamos informações sobre as atividades do nosso cotidiano nas redes sociais. O conhecimento sobre quais atividades as pessoas fazem em certos locais é de grande valor para várias áreas, como planejamento urbano, publicidade e propaganda, segurança, entre outros. Como extrair essas informações de dados de movimento e redes sociais? Os objetivos desta palestra são aprender mais sobre reconhecimento de atividades, possíveis aplicações e como foi desenvolvido um método para inferência de atividades utilizando as linguagens Python e R.

14:10 às 15:00 Criando micro-serviços reativos com Java
Rodrigo Cândido da Silva

Serviços reativos foram definidos pelo Manifesto Reativo. Eles são construídos para serem flexíveis, fracamente acoplados, escaláveis, e também qualificados com base nos quatro principais princípios: responsividade, resiliência, elasticidade e dirigido à mensagens. Java e a plataforma Java EE oferecem uma ótima estrutura com bibliotecas para implementar serviços reativos e transformá-los em uma arquitetura otimizada para micro-serviços. Esta palestra apresentará as melhores práticas para implementar serviços reativos em Java usando RxJava, definindo uma arquitetura de micro-serviços baseada em casos reais e boa práticas aplicadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Explorando programação funcional
Carlos Carmo / Fernando Correa
Nesta palestra vamos apresentar alguns use cases reais que aconteceram na OLX, o objetivo é explorar o paradigma da programação funcional
16:40 às 17:30 Dados e Microservices: lidando com bancos legados na era de serviços distribuídos
Edson Yanaga

Nas arquiteturas de microservices, com suas múltiplas partes distribuídas e interconectadas, não podemos permitir que o downtime gerado por um único componente derrube o sistema inteiro. Isso é especialmente delicado em sistemas usando bancos legados, originados de arquiteturas monolíticas. No legado um modelo dominante é o baseado em transações, consistência forte e CRUD. E para garantir integridade e consistência sem gerar downtime, é necessário rever esses conceitos.

Nesta palestra discutiremos consistência eventual e consistência forte, CQRS e Event Sourcing, e como essas técnicas se relacionam e se aplicam em estratégias de integração e evolução de dados relacionais, no contexto de mic

17:40 às 18:30 Expectativa vs Realidade do UX design no mundo dos negócios
Bruna Ferencz
Em muitos momentos achamos que trabalhar com desenvolvedores e engenheiros é um desafio, mas nada se compara com uma mesa de negociação. Além de mostrar o valor do design que você faz, é preciso desenvolver aquele jeito maroto pra dizer que aquela ferramenta ou sistema antigo ? aquele legadão, sabe? ? está cheia de oportunidades para trabalhar o UX. Vem descobrir como a gente faz ;)
Computação Cognitiva: a tecnologia das telas de cinema para o nosso dia a dia
Diego Castro / Alessandra Peguim Rosa

Quando vemos filmes que usam tecnologia em uma realidade futurística, nos deparamos com supercomputadores, assistentes pessoais imersivos, casas interativas e as mais variadas formas de interações. O que pouca gente percebe é que a tecnologia do futuro já está acontecendo e, nesta palestra, vamos mostrar como podemos construir hoje as soluções do futuro.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 4 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização