TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Ágil em escala salvando grandes projetos
Carlos Eduardo Polegato

A adoção e implementação do ágil vem sendo aplicada em diversas empresas e em muitas delas promovendo bons resultados, porém conforme os times e os projetos crescem a sustentação das práticas ficam comprometidas, sincronizar o trabalho dos times e manter uma arquitetura ágil se torna cada vez mais difícil. Esta palestra visa apresentar um case de ágil em escala aplicado em um projeto da empresa Softplan envolvendo vários times distribuídos geograficamente, demonstrando como rodar e manter sincronizado o trabalho de mais de 70 pessoas, como as demandas são priorizadas, como é mantido a arquitetura ágil e melhoria contínua em larga escala.

Como escalamos a Agilidade em 32 times na SENIOR
Caco Mafra / Fabio Jascone

Nesta palestra compartilharemos com vocês os aprendizados, desafios e erros que já enfrentamos nestes 9 meses de trabalho para escalar a agilidade na Senior. São 32 times que criam vários produtos, para os mercados de Gestão Empresarial, Agronegócio, Varejo, Gestão de Pessoas, Acesso e Segurança. Nos baseamos no SAFe para buscar algumas inspirações, mas adaptamos para um modelo mais simples que atende as nossas necessidades. Já estamos colhendo ótimos resultados, como a redução do ciclo de entrega do produto para o mercado de 1 ano para 3 meses. Mas isso é só o começo... Se você também tem esse desafio ou ficou curioso, venha assistir e vamos trocar experiências. Te espero lá.

11:10 às 12:00 Como parar de estimar e começar a medir
Rodrigo Miguel

Desenvolvedores normalmente não gostam de estimar tarefas, mas entendem que isso pode ajudar o bom andamento da sprint e por isso aceitam esse trabalho meio chato.

Além disso, é um excelente input para o planejamento de médio/longo prazo, pois ajuda muito a ter uma ideia do tempo necessário para se atingir algum milestone importante (entrega do quarter, por exemplo).

Conseguimos fazer um time evoluir deste cenário para outro em que as estimativas nem eram mais necessárias. Quero compartilhar como conseguimos fazer um time evoluir deste cenário para outro em que as estimativas nem eram mais necessárias.

Introdução ao Fluxo Unificado
RAFAEL RECALDE CACERES

Gerenciar os projetos de uma empresa é um grande desafio e a variabilidade pode ser um empecilho no planejamento do seu portfólio. Alguns projetos estratégicos são priorizados de última hora, outros perdem a importância e são esquecidos. Como priorizar? Como alocar? Como enxergar o todo? E se ao invés de um time por projeto fosse possível ter um único time de alta capacidade trabalhando em todos os projetos e assim reduzindo o custo da variabilidade? Como rapidamente dobrar a capacidade de um time sem afetar a produtividade? Confira como estamos experimentando soluções para estes problemas usando Fluxo Unificado. Por que aconteceu essa transição e e como isso pode funcionar para você?

12:10 às 13:00 Sua aplicação Ruby end-to-end
Willian Molinari

Você sabe o que acontece quando uma pessoa está acessando sua aplicação Ruby (ou Rails) do navegador dela? O que acontece durante toda essa requisição web? Nessa palestra vamos explorar uma requisição web, desde o navegador, sistema operacional, internet, nginx, unicorn, rack, rails e de volta para o navegador. Durante esse processo vamos passar por várias perguntas interessantes: Porque eu preciso de um servidor web se o servidor de aplicação serve HTTP? Porque o HTTP/2 faz tanto sentido? Porque é tão importante usar HTTPS (na prática)? Por onde o Rails recebe a requisição web? Entre outras...

13:10 às 14:00 Tirando o máximo do Firebase e Play Store: dicas e pulos do gato
Marcelo Ricardo Quinta
O Google vem criando e melhorando suas ferramentas para facilitar a vida dos desenvolvedores, mas certos pulos do gato não estão na documentação. Estes vem da experiência, muito fosfato queimado e horas de programação. Nessa palestra vamos discutir o que temos de melhor tanto no desenvolvimento de apps com Firebase quanto na publicação utilizando as ferramentas da Play Store.
14:10 às 15:00 Trabalhando com Grandes Devs, nos Melhores Projetos
Bruno Souza / Maria Ane Dias
Queremos mudar o mundo, e melhorar a vida das pessoas. E sabemos que a melhor maneira de crescer como desenvolvedor é trabalhar em projetos inovadores, com outros desenvolvedores profissionais. Mas... Como fazer isso? Precisa mudar de empresa? Ter certificação? E fazer aquelas entrevistas dificílimas? Será que eu consigo? Nessa conversa, vamos desmistificar o que está por trás dos grandes desenvolvedores, e te contar todos os segredos para você crescer na sua carreira.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Utilizando Open Source para derrubar O Gigante de USD $4 bilhões!
Gabriel Engel

Conheça a história de como um time de brazucas utilizou o poder do open source para transformar um side-project em uma Startup de USD $20 milhões, recebendo investimento de um dos maiores Venture Capitalists americanos e mantendo um crescimento exponencial. Uma jornada que mostra o poder de uma visão ousada e da coragem de quebrar paradigmas para mudar o mundo dos chats.

16:40 às 17:30 Desenvolvimento rápido e eficiente com Vue.js.
Giovanni Fernandes
Como ficar independente de outros frameworks, que possuem uma maior curva de aprendizado e principalmente acabam se tornando paradigmas em um vasto mundo nebuloso e desconhecido.
17:40 às 18:30 IoT? Do nó à nuvem... Quantos passos são necessários?
Alessandro Cunha

Um nó de IoT tem uma série de sensores. Premissa básica do que é IoT. Levar os dados destes sensores para a nuvem é mais uma das premissas básicas da tal da IoT. Mas existe um longo caminho para sair do nó e chegar até a nuvem. Quantos e quais são os passos necessários nesta jornada? Nesta apresentação detalharemos algumas soluções e projetos de como fazer este árduo trajeto.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 6 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 240,00 /R$ 120,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.


Patrocinadores

Diamond





Realização