TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TDC4Women Conheça as principais áreas de trabalho em TI e escolha a sua!

Acreditamos que a indústria de TI irá se beneficiar muito de trazer cada vez mais mulheres para a tecnologia, e foi com este objetivo que o TDC4Women foi criado: para inspirar mais mulheres a seguir carreira em áreas de tecnologia da informação.

A ideia é mostrar tudo que uma mulher pode fazer em TI, com palestras sobre o que é a programação, os primeiros passos para se tornar uma maker, as carreiras nem tão técnicas, o que é Design e UX, teste de software e dicas para acelerar a carreira.

No final, teremos um painel para falarmos sobre diversidade em todas as suas formas, em um bate papo descontraído com nossos convidados mais do que especiais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Não haverá programação para esta trilha, as atividades iniciam às 13:30h
(sem atividade)
11:10 às 12:00 Não haverá programação para esta trilha, as atividades iniciam às 13:30h
(sem atividade)
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Credenciamento de participantes
Credenciamento de participantes
Quebra-gelo / Dinâmica
Annelise Gripp
Quebra-gelo / Dinâmica
14:10 às 15:00 O que é programação ?
Tatiane Aguirres Nogueira
Venha aprender o que é programação e como criamos softwares para computadores e aplicativos para celulares.
Mulheres e o Movimento Maker
Marcela Santos
Movimento Maker, já ouviu falar desse termo? Algumas pesquisas mostram que dentre as pessoas que se consideram makers, existe uma grande porcentagem que não tem a tecnologia como sua formação acadêmica. Outro dado importante é que nessas outras áreas onde os makers se enquadram a quantidade de mulheres é maior ou se iguala a dos homens. Seria esse um movimento que pode ajudar a trazer mais mulheres para a tecnologia? Como podemos usar experiências e práticas maker para diminuir a desigualdade de gênero e aumentar a diversidade em TI? Como dar os primeiros passos nesse universo? Essas e outras perguntas são tema desta palestra sobre esse assunto que sou apaixonada e adoro compartilhar. Vamo ou bora???
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Carreiras em Tech além da Programação
Jacqueline Yumi Asano
Sabe aquela funcionalidade que quando lançaram no Netflix você amou? Você sabe quem priorizou ela? Ou então quem responde suas dúvidas e torna sua experiência incrível com o Nubank? E ainda, quem cuida das parcerias estratégicas que moldam as publicidades no Spotify? Você não precisa saber programar para trabalhar com o desenvolvimento de produto. Segundo uma pesquisa realizada pela Break Into Tech, empresas de tecnologia tem 3 vezes mais pessoas exercendo atividades não técnicas do que técnicas. Nessa Talk você descobrirá quais são as carreiras que você pode seguir sem precisar saber escrever uma linha de código. E ainda, receberá dicas de como chegar lá! Vem sem medo, you rock girl ;) (ah e claro, e se quiser aprender a programar depois você também pode!)
Por que você vai se apaixonar por Design e UX
Priscilla Albuquerque
O processo de UX (user experience) design é uma forma de conceber produtos interativos a partir de um profundo entendimento das necessidades e ponto de vista do usuário. Conheça um pouco mais desse fascinante conceito e seu processo e veja porque, independente da sua área de atuação, essa pode ser uma ótima forma de chegar à soluções incríveis para seus usuários.
16:40 às 17:30 Os caminhos para trilhar uma carreira em Testes e Qualidade de Software
Bárbara Cabral
Muitas mulheres na área de TI acabam se identificando com as tarefas de teste de software de forma muito natural. Mas como saber se você se identifica com a área? E quais são as possibilidades de carreira? Como é o dia-a-dia do profissional de testes? E qual a diferença entre o testador e quem assegura a qualidade?
Como palestras, eventos e comunidades podem acelerar sua carreira
Yara Mascarenhas Hornos
Como palestras, eventos e comunidades podem acelerar sua carreira
17:40 às 18:30 Painel: Diversidade em TI
Jeliel Mendes / Bárbara Cabral / Alexandre Santos Costa
Painel: Diversidade em TI
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017

13:30 às 18:30h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Mulheres que querem aprender sobre tecnologia, que estão iniciando sua carreira ou em transição de área. Não é necessário nenhum conhecimento prévio.


Investimento

gratuito


Patrocinadores

Diamond





Realização