TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Sem teste sem chances!

A Trilha de Teste vai mostrar os assuntos de mais destaques no mundo de Teste e Qualidade de Software

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Estimativa de custo e esforço em Teste de Software
Jeremias Queiroga Da Costa Araújo

A trilha vem a levar em discussão um ponto da área de Testes de Software que ainda é uma incógnita na hora de se contratar esse serviço, "Quanto isso vai me custar?" Então discutiremos os métodos, estudos, medidas e apresentação de estudos reais sobre como estimar o esforço e o custo da disciplina de Testes de Software.

Não seja o último a saber: alimentando sua status page com testes automatizados
Yuri Luiz da Silva Reis

Nessa palestra, apresentarei a união de dois frameworks: Behave e Cachet.

Utilizando o potencial da escrita em linguagem humana e orientada a comportamento (BDD) integrada a uma status page com uma API totalmente documentada, irei apresentar o potencial dos testes automatizados aliado a uma ferramenta que permita a mensuração da quantidade de incidentes gerados e o controle de como esses incidentes serão comunicados ao cliente final.

Essa palestra se destina a todos que já experimentaram (ou experimentam) a amarga sensação de ser avisado pelo cliente que a sua aplicação não está funcional, e que pretendem estar a frente quando os famigerados incidentes surgirem. (e vão surgir!)

11:10 às 12:00 Teste de performance com JMeter: como criar e executar os testes em aplicações web e como interpretar seus resultados.
Edlaine Zamora / beatriz makiyama celestino

Não perca cliente por causa da lentidão ou da instabilidade de sua aplicação. Aprenda a analisar tempo de resposta, identificar melhorias de segurança e descobrir a capacidade de seu software. Não deixe que um eventual pico de usuários simultâneos acabe com a reputação de seu software.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Garantindo a qualidade do seu software na nuvem
Filippe Spolti / Ricardo Martinelli de Oliveira

Testar suas aplicações na Nuvem vai ficar mais fácil com Arquillian e Openshift. Venha conferir como garantir a qualidade do seu software em execução em sua Cloud privada e também para compartilhar conhecimentos nesta área que está em constante evolução.

14:10 às 15:00 O testador técnico
Elias Nogueira

O testador está se tornando cada vez mais técnico e faz-se necessário aprender, entre outras coisas, a desenvolver scripts de teste para suportar minimamente a aderência e divisão de testes baseados na Pirâmide de Automação de Teste. Venha aprender a automatizar para REST, Web e Mobile usando Java!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Tudo que você sempre quis saber sobre testes de APIs REST, mas que nunca te contaram...
Frederico Moreira

Quando falamos em arquitetura de software, talvez "micro serviços" seja o termo mais comentado nos últimos tempos. Entretanto, antes de pensarmos em micro serviços, precisamos saber um conceito fundamental: APIs REST. Nesta palestra, vamos discutir sobre aspectos de APIs REST, diferenças entre APIs SOAP, a importância de testarmos nossas APIs e como testá-las. No final da palestra, veremos exemplos de frameworks em diferentes linguagens de programação para automatizarmos esse tipo de teste.

16:40 às 17:30 Como falhar maravilhosamente com 100% de cobertura!
Ricardo Caldeira

TDD é a corda de segurança do desenvolvedor ágil, mas essa não é mais uma talk sobre o maravilhoso mundo fofinho do software guiado por testes. Nós estamos aqui para desconstruir o pensamento comum, essa talk vai esmagar da mais simples à mais robusta suíte de testes. Vamos passear pelo que há de pior em design patterns de testes, se deparar com cenários de testes sombrios, suítes tão carregadas de frameworks maneirinhos que são verdadeiros mamutes na execução, código tão focado em cobertura que é puro glacê! Não venha se você é um fracote, o que vai ser mostrado aqui vai chocar os mais puritanos TDDoers, mas vai abrir os olhos daqueles que querem construir testes robustos e do jeito certo.

17:40 às 18:30 Acabando com as quebra de contrato nos seus micro-serviços
Juliana Fernandes / Pedro Henrique Nazário da Silva

Sabe aquele momento que você está se achando super no hype porque você está utilizando micro-serviços mas na vida real cada vez que uma versão de um serviço é lançada tudo quebra e todo mundo precisa se juntar para descobrir qual é o problema? Não queremos que você continue/entre nessa situação. Aprenda nessa palestra como se proteger desse caos em micro-serviços utilizando testes de contrato.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Testadores, Analista de Qualidade, QA e profissionais da área de qualidade e teste de software


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização