TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Xamarin Crie aplicativos móveis nativos para iOS, Android e Windows Phone utilizando C#

Nesta trilha vamos explorar a plataforma Xamarin, entender como reduzir custos e compartilhar código construindo aplicativos nativos com uma só linguagem de programação.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Utilizando bibliotecas nativas no seu projeto Xamarin
Diego Castro

Nessa palestra veremos como utilizar bibliotecas já existentes para Android ".jar" e iOS ".a" dentro de projetos Xamarin com C#. Garantindo assim todas as funcionalidades e recursos utilizados no desenvolvimento de aplicações móveis.

11:10 às 12:00 Apps de qualidade em até os devices mais exóticos: UI tests no Xamarin Testcloud
Kristof Jan Hilda Bergé

Essa palestra tem o objetivo de dar uma introdução de Xamarin Testcloud e Xamarin.UITest para os desenvolvedores e testers que querem maximizar a qualidade e estabilidade dos seus apps em qualquer tipo, marca e tamanho de device ou OS. Será mostrado como usar Testcloud rodando alguns testes ao vivo, além de ser explicado as caraterísticas principais do framework Xamarin.UITest e como usar ele para criar testes para Android e iOS. Afinal mostrarei como gravar os testes com Xamarin Test Recorder.

Implementando consumo de REST API de forma rápida e prática usando Refit
Ione Souza Junior

Quem nunca iniciou o desenvolvimento de um app e, logo de início, já esbarrou em um monte de código apenas para fazer algumas requisições ao servidor?

Esta palestra tem como objetivo mostrar como é fácil implementar o consumo de REST API usando Refit.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Xamarin, por que usar? O que muda para desenvolvedores Android e iOS.
Fernando Cruz
Uma abordagem sobre os benefícios de se desenvolver aplicativos nativos para Android e iOS em Xamarin ou Xamarin Forms e o que desenvolvedores que utilizam apenas Android Studio ou Xcode podem esperar ao utilizar esta fantástica plataforma.
14:10 às 15:00 Xamarin.Forms + Azure: um estudo de caso
Oberdan Bitencourt Ferreira

Estudo de caso de uma app em Xamarin.Forms desenvolvida para uso interno uma grande agência de publicidade. Utilizando Xamarin.Forms com Azure AD Authentication, Azure Storage (Queue e Blob), Azure Push Notifications, SignalR e utilização do hardware dos dispositivos para fazer troca de informações ao 2 telefones (utilizando dados dos sensores de acelerômetro e geolocalização).

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Xamarin e Acessibilidade
Alexandre Santos Costa

Além das APIs nativas o que o Xamarin tem a nos oferecer do ponto de vista do desenvolvimento d aplicações acessíveis a pessoas com deficiencia?

16:40 às 17:30 Xamarin CocosSharp, muito além dos Games.
Marcos Hitanael Barchiki dos Santos

Essa palestra tem como objetivo demonstrar todo o potencial do Xamarin CocosSharp para a criação de games, ou ainda criar interfaces ricas e mais elaboradas para seus apps com Xamarin.Forms.

17:40 às 18:30 Painel: Debate sobre o desenvolvimento de Apps em Xamarin para clientes ao redor do mundo
Oberdan Bitencourt Ferreira

Um painel de discussão com alguns desenvolvedores Xamarin sobre como é o desenvolvimento de apps em Xamarin em diferentes locais do planeta.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

O evento é destinado a desenvolvedores de software, estudantes, arquitetos, testers, empreendedores, parceiros e gestores com interesse na plataforma Xamarin.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização