TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Do Lean ao eXtreme Programming

Agilidade deixou de ser uma opção, e seus princípios, valores e práticas já passaram a fazer parte do nosso dia a dia.

Entregas curtas, feedbacks do cliente, colaboração e foco nas entregas, qualidade desde sempre, todos são pontos necessários.

Todas equipes querem trabalhar de forma unida criando uma cultura de aprendizado e de melhoria contínua usando técnicas que possam trabalhar mais colaboração e efetividade no trabalho realizado do dia a dia.

A inovação e otimização de processos passou a ser uma necessidade e neste sentido as equipes passam a se interessar mais por assuntos como pensamento enxuto, gestão visual, entrega de valor, sem descuidar e dar a atenção necessária as técnicas de engenharia de software que garantam a qualidade do produto sendo construído.

Venha participar desta jornada que vai abordar tópicos e palestras que focam desde o Lean, até o eXtreme Programming, sem deixar de lado o Scrum e outras vertentes. :)

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Migrando pessoas do mundo tradicional para o mindset ágil em uma transformação ágil
Vladson Freire / Fabiano de Souza Freire
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
Uma andorinha não faz verão - a importância de um conjunto de métricas na avaliação de um time ágil
Stefan Zanona / Cristiano Silveira Basso

Não importa como você se sinta sobre elas, no fim das contas as empresas esperam e querem métricas. Contaremos a história de Agilino, um ScrumMaster que transformou dados em informações a partir de um conjunto de métricas simples e eficientes que você poderá usar no seu time também!

11:10 às 12:00 Sprints de Experimentação: um framework para a quarta revolução industrial.
Paulo Caroli

O chefe de Joe o indicou para liderar um projeto com grandes desafios e sem uma solução clara: um projeto que buscava inovação.

A solução para o problema de Joe exigia pensamento criativo, tinha que ser barato, móvel, adaptável, preciso e compatível com as rigorosas regras de segurança da empresa.

Joe falou com alguns amigos que lhe colocaram em contato conosco. ?Esses caras vão te ajudar com inovação, service design, métodos ágeis e similares?.

Vamos conversar sobre essa história de sucesso, e as tendências relacionadas a inovação e trasnformação digital.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Agilidade é para desenvolvedores!
Wagner Mendes Voltz - Fusca

Você conhece XP (eXtreme Programming)? Conhece dívida técnica? Conhece code smells? Conhece code review? Conhece codificação limpa?

Pois bem, talvez você conheça tudo isto, mas por que tudo isto ainda não está implantado no seu time? Será que adotamos um framework, como o Scrum, e agora nos tornamos ágeis?

Agilidade é para desenvolvedores e que precisam ser empoderados e envolvidos. Se isto não ocorrer não há como ter software em funcionamento mais do que documentação abrangente. E não haverá resposta a mudanças mais que seguir um plano.

O Poder da Gestão Visual
GUILHERME SILVA DE LACERDA / Guilherme Elias

O objetivo da palestra é trazer e discutir a gestão a vista, através de vários exemplos práticos usados por times e também discutir erros comuns que acontecem quando a gestão visual é subutilizada.

14:10 às 15:00 Onboarding Técnico: Integrando pessoas em times de desenvolvimento Ágil de forma efetiva
Gabriel Barreto / Camilla Falconi Crispim

É normal que pessoas mudem de projetos e a carga do onboarding fique por conta da líder técnica. Para quem está entrando também pode ser complicado quando se tem dezenas de documentos e processos para ler, e pouco tempo para fazer isso. Algumas práticas de desenvolvimento ágeis, como a Programação em pares e TDD podem ajudar nessa inserção, mas não são suficientes.

Falaremos sobre as dificuldades de inserir pessoas desenvolvedoras em times de desenvolvimento, e como um time pode promover processos que tornem o onboarding técnico de pessoas novas mais efetivos.

Descomplicando a agilidade em escala
Ewerton Santos (Ton)

Que as práticas ágeis funcionam para as pequenas empresas e times multidisciplinares nós sabemos, mas será que funciona nas gigantes? A segunda década da agilidade tentou resolver a burocracia trazendo mais processos através dos frameworks complicados de escala. Pensando em minimizar o impacto desta contradição, esta palestra visa simplificar o tema, trazendo clareza sobre o que é de fato a agilidade em escala. Apresentando princípios comuns e técnicas sem bala de prata, onde os participantes verão um punhado de atitudes que poderão beneficiar as "bigs" à usufruírem os resultados dos pensamentos Lean/ Agile, sem dependência de um framework proprietário.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Usando o Retrô Poker
Samuel Moro Bergamo Cavalcante

Como você escolhe as retrospectivas para o seu time? Neste bate papo pretendo apresentar o Retrô Poker para auxiliar você a entender o contexto atual do seu time e escolher a retrospectiva que mais se aproxime deste cenário.

Agile Maternity
Bruna Figini

Colocando em prática a agilidade em uma situação caótica onde uma user story atrasada pode causar horas de choro, assaduras, fome ou falta de roupas para o bebê. O objetivo desta palestra é contar como apliquei Scrum/Kanban durante meu período de licença maternidade. Vou mostrar para vocês que a agilidade é sim uma mudança de mindset e como o pensamento ágil tornou os primeiros meses com o bebê mais leves, práticos e (até) divertidos, garantindo a primeira release do bebê um sucesso.

Ter ou não ter variabilidade?
Daniel Wildt

Quando estamos em modo de execução, queremos ter o mínimo de variabilidade. Isso gera mais cadência de entrega. Se um time trabalha com estimativas, queremos criar um canal de padronização, para poder funcionar no modelo "no estimates". Agora, por vezes essa variabilidade é levada para outras áreas de projeto, como por exemplo em momentos de descoberta. Precisamos ter cuidado ao fazer isso, pois estamos podando a criatividade de uma equipe, que não acontece exatamente com hora marcada. Cada decisão necessária é impactada pelo tempo disponível para dedicação na decisão.

16:40 às 17:30 Agile + Customer Success - Como renovar o atendimento ao cliente em uma empresa de software tradicional
Mariana Belini

Muitas empresas estão descobrindo o Customer Success e tentando reestruturar a área de atendimento ao cliente. Mas, não basta ter uma área de Customer Success, é necessário que toda a empresa tenha o foco no cliente. Para isso é necessário que ocorra uma mudança de cultura, e é aí que entra o Ágil. O que tem ocorrido são empresas mudando o mindset para ágil e, na busca por melhores formas de entregar valor para o cliente, estão encontrando o Customer Success. Nessa palestra irei apresentar pontos que temos que estar atentos durante a mudança de minset, para garantir que seja possível que seu cliente obtenha sucesso com o seu produto e nas iterações com a sua empresa.

Como o "ágil" está deixando de ser ágil (ou Agile Raiz x Agile Nutella).
Soraya Sybele Hossain

O Manifesto Ágil foi criado a 16 anos atrás e ainda parece extremamente atual. Nesse meio tempo, várias empresas buscaram transformações ágeis e adoção de diversos frameworks. Será que elas estão no caminho certo ou estão apenas reinventando justamente o que o Manifesto Ágil tentou evitar? Nessa palestra irei revisitar o Manifesto Ágil, escrito em 2001, e seus princípios comparando com situações bem atuais que vivenciei nos últimos anos em diversas empresas.

17:40 às 18:30 Scrum Setup Canvas e Doc Journey Map - Porque auto-conhecimento é pré-requisito ágil
Jorge audy

Técnicas muito úteis para equipes ágeis que estão iniciando ou ainda esforçam-se em estabelecer de fato ciclos de melhoria contínua, retroalimentando suas lições aprendidas. Antes de começar uma inception, antes de iniciar o planejamento de releases, uma reunião é suficiente para mapear os parâmetros humanos, técnicos e metodológicos a serem utilizados, bem como artefatos e documentação acordadas. Dois mapas dinâmicos, duas técnicas propostas após mais de sete anos de facilitações e aprendizados, porque tudo inicia no auto-conhecimento e no primeiro pilar do SCRUM, o da transparência, em todos os níveis, pessoais, time e organizacionais.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais que visam melhorar seus processos, produtividade, qualidade das entregas, e principalmente maximizar a entrega de valor, dentro do prazo, dentro do escopo, atendendo as expectativas do cliente, com qualidade e ritmo sustentável.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.