TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Em cenários cada vez mais complexos, a análise de negócios pode ser a luz para gerar o máximo valor com o mínimo investimento.

A análise de negócios é uma área-chave para empresas de todos os portes que têm o desafio de conceber e implementar soluções baseadas em software, com foco na geração de valor, para o negócio e para os indivíduos.

Por isso, exige dos profissionais analistas uma visão cada vez mais sistêmica e atualizada . E para isso, nada melhor do que essa trilha, que a cada ano busca apresentar palestras e cases sobre temas emergentes e complexos do universo da análise negócios.

Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Modern Agile Business Analysis
Luiz C. Parzianello

Numa época em que startups surgem com novos modelos de negócio capazes de crescer exponencialmente com pessoas, produtos e processos incríveis, ameaçando as grandes empresas tradicionais, o que faz com que os praticantes da Análise de Negócios continuem atuando de forma linear e determinística? Modern Agile é um modelo proposto por Joshua Kerievsky que defende Entregar valor continuamente, Tornar as pessoas incríveis, Experimentar e aprender rapidamente, e Tornar a segurança emocional um pré-requisito. Modern Agile Business Analysis estende este modelo para a Análide de Negócios, tornando o praticante um agente de mudança capaz de atuar nos níveis de gestão e cultura organizacional.

11:10 às 12:00 Pre Game faz toda a diferença
Leandro Pereira da Silva / Rafael Machado

Será apresentado o case de sucesso de um projeto Scrum iniciado a partir de uma dinâmica de Pre Game chamada Inception. No decorrer da apresentação do case serão detalhados alguns conceitos de Lean Business Analysis e será feito um paralelo de como a dinâmica de Inception colaborou para que todos os membros da equipe passassem a entender o negócio.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como um checklist pode ajudar a elicitar requisitos?
Annelise Gripp

Nessa palestra de 15 minutos falo sobre o trabalho do Analista de Negócios e apresento um modelo de checklist, como uma ferramenta que pode ser usado para levantar as necessidades de negócio do seu cliente.

Como tornar a análise de negócios anti-frágil?
Daniel Wildt

Em muitos casos um analista de negócios é visto como um cargo dentro das organizações e com chances de ser um único profissional com esta capacidade dentro de uma equipe de trabalho. Assim como o papel de um analista de qualidade, a análise de negócios deveria ter atuação preventiva dentro da equipe. Queremos que o trabalho evolua junto ao cliente e que não exista retrabalho na realização de uma entrega. E aí o desafio: que atividades podem ser desenvolvidas, para que as atividades de análise de negócios estejam presentes no dia a dia e que uma pessoa focada nestas atividades seja referência e especialista para a equipe, mas nunca vista como herói.

Afinal, os detalhes são ou não importantes?
Neiva Nessi

Com o advento das metodologias ágeis, esta pergunta tem se tornado parte do cotidiano. O que devo documentar (ou não)? Porquê? O que precisa estar escrito e o que pode estar subentendido? Documentação de código ou manual de usuário são suficientes? Posso trocar o caso de uso pelas histórias de usuários?

14:10 às 15:00 Agile Analytics: Acelerando a Entrega de Valor com Métodos Ágeis e Self-Service-BI. O case da AGCO
Joao Gutheil / Caroline Loureiro

A jornada para tomada de decisão com base em informações gerenciais nunca foi uma disciplina de fácil implementação. É um processo permeado por um grande número de variáveis, mudança constante de escopo e necessidade de novas informações. Neste bate-papo você irá conhecer o case da AGCO e como estamos levando a empresa ao próximo nível em análise de dados. Descrevemos os resultados obtidos com a combinação de Metodos-Ágeis e Self-service BI, e como isso tem proporcionado a entrega constante de valor através da descoberta de conhecimento e tomada rápida de decisões de negócio, respeitando 4 conceitos importantes: Consistência, amplitude, granularidade e recência dos dados.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Análise de negócios - Para onde estamos indo?
Marcelo Neves

A análise de negócios está tomando novos rumos. A disciplina está deixando de ser orientada a tarefa e começa a ser cobrada pelo valor ou impacto no negócio. Tudo isso em função de um cenário onde a mudança não ocorre mais em ciclos, e sim de forma contínua. Para o analista de negócios a eficácia é preponderante em seu trabalho, e não apenas a eficiência.

Confira nessa palestra os novos desafios que se apresentam para a análise de negócios e qual o impacto disso para o profissional e a organização.

Da Modelagem à Execução de Processos, Casos e Decisões com BPMN, CMMN e DMN
Mauricio Bitencourt

Na tríade de modelos e notações de BPM com BPMN, CMMN e DMN, utiliza-se muito de elementos gráficos, proporcionando mais inovação na entrega contínua de software com base em processos, casos e decisões, a partir de modelos mais simples, inteligentes, ágeis e inovadores. Serão apresentadas técnicas e tecnologias abertas para a criação de modelos claros e objetivos, ricos em elementos gráficos e que permitam acelerar a criação e a implementação. Demonstraremos processos, casos e decisões como ativos de conhecimento distintos e integrados, que permitem um aumento de comunicação, colaboração e transparência através de todo o ciclo de vida de aplicação.

16:40 às 17:30 Transformação do processo de análise de negócios na Dell através da utilização do DCO
Rita Maretti PMP, Pega CSA e CDA

O DCO, Direct Capture Objective, é uma metodologia da Pegasystem que parte da identificação dos objetivos de negócios que a aplicação deve atingir. A partir dai são identificados os requisitos, fluxos e use cases para atender cada objetivo de negócio, com isso tem-se a rastreabilidade e a transparência de que a aplicação está realmente agregando valor ao negócio. Ao final do DCO, tem-se um draft da aplicação e das UIs, executáveis, em que o cliente vê seu processo executando, antes do seu desenvolvimento, facilitando a comunicação entre as áreas envolvidas e minimizando futuro retrabalho.

Keep Talking and Nobody Explodes: Trabalhando a Comunicação com o PO e o Time
RAFAEL T SANTOS

Você está segurando uma bomba em suas mãos e só tem 5 minutos para desarmá-la. Você não faz parte de nenhum esquadrão antibomba, porém tem a seu dispor, um time de especialistas que possuem os manuais de desarmamento de todas as bombas do mundo. A única coisa que vocês precisam fazer é se comunicar bem, para que todos os módulos sejam desarmados e ninguém saia ferido!

Nesta dinâmica, iremos rodar uma partida do jogo Keep Talking and Nobody Explodes com a plateia e depois iremos discutir sobre alguns aspectos de comunicação (bons e ruins), que são tão importantes na conversação entre o PO e o Time, para um bom entendimento do negócio que estamos desenvolvendo.

17:40 às 18:30 A Importância de uma equipe multidisciplinar para o sucesso da Análise de Negócios
Guilherme Spader Motter

Como consultor na EY por 6 anos e Controller do Hospital Moinhos de Vento por 3 anos aprendi a importância de equipes multidisciplinares, com diferentes backgrounds e qualificações técnicas para a qualificação da Análise de Negócios. Afinal, a avaliação de dados e números pode levar a conclusões incorretas ou incompletas sem a ativa participação dos profissionais que conhecem detalhadamente a atividade e as peculiaridades do dia-a-dia.

Priorização de backlog - Organizando o caos
Henrique Nunes Bez Fontana / Guilherme Vandresen

Aonde tudo é prioritário, nada é prioridade. Após enfrentarmos várias dificuldades buscando uma gestão eficiente do backlog de demandas na Trier Sistemas, passamos algum tempo estudando como integrar a visão de todas as áreas da empresa na definição do valor de cada demanda, para alcançar uma priorização eficiente e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Para isso, pesquisamos ferramentas e elaboramos uma metodologia que tem nos ajudado a entregar maior valor agregado com menos esforço e maior integração entre os setores.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios/Sistemas, Analistas de Requisitos, Product Owners, Gerentes de Projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.