TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Computação Cognitiva Fique por dentro desta nova tendencia em aplicativos, sistemas integrados e experiências do usuário

Quando vemos filmes que usam tecnologia em uma realidade futurística, nos deparamos com supercomputadores, assistentes pessoais imersivos, casas interativas e as mais variadas formas de interações.

O que pouca gente percebe é que a tecnologia do futuro já está acontecendo e, nesta trilha, vamos mostrar como podemos construir hoje as soluções do futuro

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Introdução a Inteligência Artificial na AWS
Fernando Sapata / Renato Barbosa
The Developers Conference Porto Alegre 2017
11:10 às 12:00 Era Cognitiva: o que ela pode fazer por você?
Carlos Mesquita Aguiar

A ideia principal é situar o público a nova era que vivemos: computação cognitiva. Com isso, explicaremos os conceitos e cenários que podemos utilizá-las e, as principais ferramentas que existe no mercado. No fim, mostrar um exemplo de um sistema que faz o reconhecimento visual da pessoa que esta frente a uma câmera e de forma interativa conversa com ela.

Análise de faces e emoções com Serviços Cognitivos de Visão da Microsoft
Jhonathan de Souza Soares

Um dos principais problemas nas interações homem-computador é a capacidade dos computadores de comparar e compreender as emoções de uma pessoa e oferecer informações que são relevantes para a intenção dessa pessoa. Com serviços de visão cognitiva da Microsoft, você poderá verificar a possibilidade de dois rostos serem da mesma pessoa ou ainda trazer emoções detectadas como raiva, desdém, aversão, medo, felicidade, neutralidade, tristeza e surpresa.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Elevando o mundo dos bots com a plataforma de nuvem da AWS.
Renato Barbosa / Fernando Sapata

Explorar novas interações para suas aplicações pode ser tão transformador quanto progredir em funcionalidades. Através de robôs de atendimento (chatbots) podemos tornar mais acessíveis diversos processos complexos. Transações financeiras, reservas de viagem, auto-atendimento ou mesmo automações técnicas: tudo pode ser controlado através de interfaces de linguagem natural.

Utilizando computação em nuvem, é possível desenvolver robôs altamente escaláveis e integrados. Desde o reconhecimento de fala até a integração com aplicações privadas, diversos serviços gerenciados simplificam este tipo de integração. Nesta sessão apresentaremos uma implementação de referência utilizando diversos serviços

14:10 às 15:00 Time context based analysis for improving predictions of user movements using GPS data
Andre Luis Michels Alcantara

Predicting user?s movements can be improved with timed context events by using day-time relationship. Accuracy, for predicting next place user is going to, is affected by user?s behavior related to time context analysis since humans act in patterns during weekends, business days, business hours and late night or daybreak. Markov Chain, fed with information about time, have its accuracy raised as it is probably going to lunch before afternoon and going to a club at weekend night. Results demonstrate improved predictions compared to same data before time-based analysis and after. Introducing time context information to the Markov Chains achieved improved predictions.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Microsoft Cognitive Services
Diego Castro

Nessa palestra vamos ver os serviços cognitivos que a Microsoft disponibiliza e como utiliza-las para deixar as aplicações mais inteligentes e funcionais.

16:40 às 17:30 Os desafios de UX na era da Computação Cognitiva
Alessandra Peguim Rosa

Fazer interfaces conversacionais, transações bancárias aproximando celulares, casas inteligentes e assistentes pessoais que entendem comandos de voz ? estes serão os grandes desafios de interações, design e UX. Nesta palestra farei um levantamento dos principais desafios de UX e interfaces que a computação cognitiva traz. O que podemos aproveitar das interações existentes e quais serão os novos desafios ? e o que precisaremos estudar para estar preparados para esta nova era de interações homem máquina.

17:40 às 18:30 Crie Soluções na Nuvem com Logic Apps, Functions e Serviços Cognitivos da Microsoft
João Ronaldo Del Ducca Cunha

nesta palestra irei demonstrar como usar vários serviços da Microsoft, como Logic Apps, Functions e Serviços Cognitivos da Microsoft para desenvolver soluções diretamente na nuvem.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, designers, educadores, startups e todas as pessoas que queiram aprender sobre computação cognitiva


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.