TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Design Thinking é estratégico para a inovação

"Design Thinking já é realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos conquistar quase que pessoalmente cada cliente."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Design Thinking para não designers???Como começar
Caco Mafra

O termo ?Design Thinking? se tornou bastante popular (buzzword) e isso demonstra que essa abordagem chegou para ficar e que as pessoas estão buscando novos formatos para resolver os seus problemas. Talvez você já tenha escutado sobre o tal de divergir e convergir e nessa palestra quero te explicar, de uma forma mais simples, como o Design Thinking pode te ajudar.

Uma das principais aplicações do Design Thinking é na solução de problemas em que não temos uma resposta pronta, uma solução ou uma boa prática conhecida, ou ainda quando já tentamos várias abordagens e ainda não estamos atingindo os resultados. Se você tem esse cenário, liga o alerta, pois Design Thinking também é para você!

Design de serviços como aliado na construção da experiência de chatbots
Aline Roque

O uso de chatbots por empresas tem se popularizado no mercado. No entanto, um fator representa a diferença entre aqueles que caem nas graças dos usuários e os que são chamados de ?chatobots?: a experiência oferecida.

Nesta palestra, será compartilhado como o uso do design de serviços tem ajudado a Ubots a criar melhores experiências de chatbots.

11:10 às 12:00 Grit & Design Thinking
Michele Schell

"Grit" é a palavra da vez na educação. Conforme Angela Duckworth, ela pode ser definida como "perseverança e paixão por objetivos em longo prazo", vontade e coragem de percorrer um longo caminho para que se obtenha um resultado. É uma habilidade não-cognitiva que, ainda de acordo com a pesquisadora, é maior indicadora de sucesso e felicidade do que QI ou talento. Faltam, pois, algumas estruturas ou instruções de como alcançar tal "estado de ser", afinal, a escola e a empresa engessam o indivíduo de tal forma que o desmotivam. Traçamos aqui alguns paralelos do mindset de grit com a aprendizagem/aplicação de DT e uma possível metodologia desenvolvedora de um "grittier DT" para a educação.

Design norteado pela empatia
Arthur Della Giustina

Como a empatia esta diretamente relacionada com o design? Qual a melhor forma de entender e sentir as necessidades e dores dos nossos clientes? E como isso pode favorecer na qualidade dos nossos trabalhos.

Migrar para uma visão mais humana, mais conectada e de certa forma mais simples nos coloca diretamente com um dos propósito por trás do design thinking: Pessoas.

Design yourself: Personal marketing and how to create great experiences
Giullia Gomes

On tinder, people are worried about using the right pictures, the right bio, to get the right swipe. And to create this experience, people transform into designers. Looking for great interface (visual), great UX (bio) and wanting, always, custumer succes. Tinder became the most rentable app in the world, transforming people into designers of their own. Our lifes and carreers works like tinder. And if you don't create the best and right thinking, the right experience and all of the other "rights", you may be "left". This is how to design your own life, using 3 tinder steps.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como usar o LEGO para incentivar a cultura do Visual Thinking: um relato de experiência
Alexandre Silva

Durante algum tempo estudando Visual Thinking, me deparei com a capacidade criativa que a escassez de recursos proporciona. Além disso, percebi que várias pessoas tem receio em desenhar ou esboçar o que estão pensando ou projetando. A partir desse cenário, eu juntei peças de LEGO à questão e formulei uma hipótese: Será que é possível incentivar o uso de Visual Thinking através de atividades com LEGO, considerando que ambas ferramentas oferecem recursos limitados, o que caracteriza um ambiente restrito, que pode aumentar o potencial criativo? A partir de uma atividade em grupo, descobri que a habilidade criativa vai além do julgamento das outras pessoas e que a confiança em si é fundamental.

Como estou usando Design Thinking para fazer transformação Digital em mercados tradicionais
Alessandra Peguim Rosa

As técnicas de Design Thinking têm ajudado muito o trabalho de profissionais que atuam com Desenvolvimento de softwares, aplicativos e até financeiros. Este movimento tem acontecido por quê estas áreas precisam sair à frente da concorrência ou ter competitividade no mercado. Mas você já pensou em levar Design Thinking para áreas tradicionais? Como Designer do Instituto de Pesquisas Eldorado e do Microsoft Innovation Center de Campinas tenho levado as técnicas de Design Thinking para áreas tradicionais como medicina, educação, mineração e farmácia para ser agente de transformação Digital. Neste case será apresentado minha experiência em aplicar DT em diferentes setores da economia.

14:10 às 15:00 Hipismo através das lentes do design
Luana Hohmann

Novos ambientes nos permitem aprender novos caminhos. Saímos do mundo da tecnologia para imergir no mundo dos cavalos - e a experiência foi única! Nessa palestra pretendo contar um pouco sobre como cocriamos um produto digital com o time Dressage Team RS através do Design Sprint.

Design Sprint - O que é, como faz e o que não está no livro.
Heryk Slawski

O Design Sprint chegou marcando território. Uma metodologia inventada pelo Google Ventures para testar novas ideias em apenas 5 dias. Mas trouxe muitas dúvidas também: Será apenas mais uma modinha? Vai substituir o Design Thinking? Quando devo usar? Nesta talk apresentaremos nosso primeiro case de Design Sprint da DBServer, contaremos o processo passo-a-passo, o que deu certo e errado e claro, algumas coisas que não estão no livro.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Quando a mudança causa impacto: criando experiências positivas através do design
Juliana Macedo

Criamos e desenhamos marcas a partir de emoções que desejamos transmitir aos consumidores. Sentimentos são chave no momento de desenho do branding, e também devem ser replicados durante o serviço, seja ele online ou offline. Para causar a mudança de comportamento que procuramos, cada parte da jornada precisa causar diferentes emoções, mas como fazer isso de forma linear, e sem perder a proposta de valor no meio do caminho? A partir de cases da vida real, serão demonstradas experiências cocriadas com usuários que levaram a resultados positivos em diferentes tipos eventos, que cumpriram com seu objetivo e mantiveram sua proposta de valor até o fim.

Framing The Challenge
Leonardo Veri

Já parou para pensar porquê quando nos deparamos com um problema, saimos desenhando a solução, sem mesmo certificar de que o problema é um problema? Quanto é 5 + 5? Qual a soma de 2 números resultam em 10? Uma simples mudança de perspectiva altera a quantidade de soluções. Como diria Einstein: "Se eu tivesse 1 hora para resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu usaria os primeiros 55 minutos para identificar o problema e os outros 5 na solução". Se fez sentido para você, participe dessa palestra e através do Design Thinking amplie a sua capacidade de resolver problemas.

16:40 às 17:30 Agile Design: do desafio ao MVP em produção
Eduardo Peres

A partir do relato de experiências, vamos apresentar a proposta de Agile Design, um framework que integra práticas de Design Thinking e metodologias ágeis, potencializando o desenvolvimento de soluções centradas nos usuários. No Agile Design um desafio de design é transformado em um MVP em produção em um timebox de 3 a 4 meses de duração, contemplando as fases de inspiração, ideação, concepção e implementação. Após as fases iniciais de inspiração e ideação do design thinking ocorre a fase de inception onde é realizado o planejamento da release do MVP que será tangibilizado na fase de implementação utilizando-se o SCRUM para o desenvolvimento e implantação do MVP em um ambiente de produção.

O Design Thinking como ferramenta para Retrospectivas do SCRUM
PASCOAL PINTO VERNIERI

Apresentar como o Design Thinking pode ser uma ferramenta poderosa na cerimônia de Retrospectiva do SCRUM na identificação dos problemas percebidos na Sprint e como ele auxilia o time a encontrar soluções para correções dos problemas detectados.

17:40 às 18:30 Game Design Thinking: Soluções lúdicas no desenvolvimento de projetos
Daniel de Sant'anna Martins

Em "Game Design Thinking: Soluções lúdicas no desenvolvimento de projetos", o professor, pesquisador e designer Daniel de Sant'anna Martins vai apresentar as interseções entre Design Thinking, Game Design e Gamification para resolução de problemas de forma holística, centrada no usuário e apresentar cases e práticas aplicadas no contexto do ensino médio integrado com metodologias de educação por projeto.

Escalando a Cultura de Design
Adilson Chicoria

Agora que o design thinking está cada vez sendo mais procurado queremos estruturar programas para que toda a empresa possa se beneficiar do pensamento user centered.

Nesta palestra você irá saber o que IBM tem feito para Escalar a Cultura de Design desde o surgimento da IBM em 2013.

Saberá dos principais programas e assets criados pela empresa que estão mudando a forma de trabalhar de uma empresa de 100 anos que tem passado por muitas reinvenções.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas conectadas à inovação


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.