TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Porque qualidade é responsabilidade de todos!

A Trilha se destina a pessoas ligadas ao desenvolvimento de software que querem mostrar conceitos e aplicações de teste não feitas somente por testadores. Caracteriza-se por uma trilha mais técnica que a Trilha de Teste onde programadores, UX, analistas de infraestrutura, etc... poderão mostrar como contribuem para a qualidade de suas aplicações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Garantindo a qualidade do seu software na nuvem
Filippe Spolti / Ricardo Martinelli de Oliveira

Testar suas aplicações na Nuvem vai ficar mais fácil com Arquillian e Openshift. Venha conferir como garantir a qualidade do seu software em execução em sua Cloud privada e também para compartilhar conhecimentos nesta área que está em constante evolução.

11:10 às 12:00 Cross testing mobile com Ruby, Cucumber e Appium
José Ernesto da Silva Barbosa / Maximiliano alves da cruz

Como superar as dificuldades ao criar testes automatizados mobile em múltiplas plataformas (Android e iOS)? É possível escrever um único teste para ambos? Esta palestra demonstrará uma das metodologias utilizadas para abstrair camadas técnicas de forma que, com uma curva de aprendizagem menor, seja possível criar um único teste que contemple as principais plataformas. A palestra irá explorar também a rápida curva de aprendizagem para utilização da linguagem Ruby em conjunto com Cucumber e Appium, que auxiliam na criação dos testes. Serão abordadas também as principais dificuldades desta metodologia e como construir um projeto de forma simples e objetiva.

Precisamos falar sobre teste de código de infraestrutura
Rafael Gomes

Infraestrutura está virando código, e como todo código, precisa ser testada de forma automática, pois alterar o comportamento de um ambiente sem necessidade de interação manual é uma tarefa perigosa, se executada sem nenhuma checagem automatizada.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como os testes estão ligados com o seu dia-a-dia?
Lucas Tagliani

Você sabe quantos tipos de testes existem quando falamos de software? Testes automatizados, de integração, unitários, funcionais, de performance, de usabilidade, de volume... Quais destes você utiliza? E, mais importante, você sabe o real motivo de ainda não utilizar os outros? Se a sua desculpa para não utilizar testes automatizados é não conhecê-los, seus problemas podem estar acabando! Nesta palestra vou explicar o que é cada um destes tipos, a maioria mostrando exemplos práticos e dicas de quando utilizá-los. Também vou explicar (com prática) o que é TDD e BDD de forma clara!

Clean Code: Por um mundo com código melhores
Thiago Barradas

Como desenvolvedores temos basicamente os mesmos desejos relativos aos nossos códigos. Elaboramos cada linha pensando em ter um resultado que funcione muito bem, praticamente sem bugs, atendendo a todo escopo/negócio e com um bom código. O principal objetivo dessa apresentação é colaborar para um mundo melhor. Um mundo onde as pessoas se importem de verdade com o código que está sendo desenvolvido. O código que provavelmente necessitará de novas implementações ou ajustes, e tal tarefa, será fácil. Um código que gere orgulho. Por isso reuni os principais conceitos do Clean Code, uma forma de codificar projetada para facilitar a escrita, a leitura e a manutenção do código.

14:10 às 15:00 Garantindo a qualidade da sua API Rest com Behave
Alex S. Garzão / Y. Z. P.

Garantir a qualidade de uma API pode não ser algo trivial. Testes comportamentais podem auxiliar nisso, mas nem sempre são facilmente implementáveis. Agora imagine poder utilizar uma linguagem de alto nível, próxima a natural, em Português, para poder realizar estes testes? Isso tudo utilizando ferramentas open source? Nesta palestra vamos abordar como utilizamos o Behave para testar uma API Rest, trazendo os pontos positivos, dificuldades encontradas e as soluções adotadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 TDD e frameworks de testes unitários (JUnit, Mockito e PowerMock)
Maria Ane Dias

Falar um pouco da metodologia TDD e dos frameworks de testes unitários para Java: JUnit, Mockito e PowerMock.

Não existe desculpa para não testar! Um case de migração de banco de dados e o impacto no ecossistema de aplicações.
Leonardo Cassuriaga Lima

Em um ambiente altamente complexo, a migração de plataforma precisa de um mínimo de garantia para se manter estável. Um projeto de migração de base de dados que demandava mais de um ano para sua execução, com todas as aplicações sofrendo atualizações de outros projetos durante o projeto. O Merge de código aliado a código legado com mais de 10 anos passa a ser um grande problema, como manter a estabilidade? Como manter, uma aplicação de front end que desconhece a estrutura de dados em uma migração de banco de dados? Com a correta identificação do valor entregue, a estratégia de validação de testes foi possível com o uso de selenium, node, BDD, mocha, chai e muito código para garantir código.

16:40 às 17:30 Acabando com as quebra de contrato nos seus micro-serviços
Juliana Fernandes / Pedro Henrique Nazário da Silva

Sabe aquele momento que você está se achando super no hype porque você está utilizando micro-serviços mas na vida real cada vez que uma versão de um serviço é lançada tudo quebra e todo mundo precisa se juntar para descobrir qual é o problema? Não queremos que você continue/entre nessa situação. Aprenda nessa palestra como se proteger desse caos em micro-serviços utilizando testes de contrato.

17:40 às 18:30 WireMock: Criação de um ambiente confiável e escalável para execução de testes de integração
Luiz Hermes Svoboda Junior / Gustavo Coelho

Em um ambiente onde nossas aplicações interagem cada vez mais com serviços externos, testes de integração são fundamentais para garantir a qualidade da aplicação. Porém, o que fazer para não depender destes serviços no ambiente de teste, sem sermos intrusivos a ponto de declarar mocks em cada teste? Nesta palestra iremos abordar os desafios que encontramos para a criação e manutenção de um ambiente confiável, performático e escalável para a execução de testes de integração utilizando a ferramenta WireMock.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa ligada ao desenvolvimento de software


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.