TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Aprender, se atualizar e refinar o seu conhecimento de JavaScript

JavaScript atualmente é a única linguagem presente ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop e mobile. Uma linguagem dinâmica, com conceitos de orientação a objeto e funcionais ao mesmo tempo, permitindo assim um grande leque de possibilidades e diversão. É a linguagem mais utilizada nos projetos opensource no github, e cada vez mais utilizada pelo mercado no mundo comercial, tando dentro como fora do browser. Venha aprender, se atualizar e refinar o seu conhecimento de JavaScript!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 JavaScript para Internet das Coisas e Mobile
Marlon Bueno Bochi / Marcus Costa Braga

Que o JavaScript dominou o mercado não é novidade nenhuma, porém, qual o seu papel no mundo mobile e da Internet das Coisas. Em plataformas dominadas por linguagem mais robustas e verbosas, o JavaScript vem tomando de assalto ambos. Em mobile podemos citar sem remorso o Ionic, PWA e React Native. Para o mundo da internet das coisas, existem bibliotecas que trabalham juntamente com o protocolo Firmata, possibilitando o uso da linguagem para programar microcontroladores de uma forma bastante simplificada.

Clean and Typechecked JS
Arthur Reis Puthin

Javascript, por conta de sua flexibilidade e característica multi-paradigma, pode dificultar a evolução das aplicações ao longo do tempo, principalmente devido a tipagem fraca e código mal estruturado. Essa talk apresenta algumas das possíveis soluções para os dois problemas: Flowtype para manter os seus tipos em ordem; padrões e práticas de código limpo e ferramentas que podem auxiliar o desenvolvimento saudável de aplicações, tanto no front quanto no back-end.

11:10 às 12:00 Angular, um framework robusto para aplicações modernas
André Werlang

A nova versão do Angular foi lançada em 2016 após um longo processo de desenvolvimento. É um framework pronto para o mercado, com soluções out-of-the-box para os problemas que enfrentamos no dia. Além disso, é construído tendo como base TypeScript e a biblioteca RxJS, uma implementação do padrão Observable. Vamos conhecer como um projeto baseado em técnicas reativas é construído com Angular.

12:10 às 13:00 Metaprogramação em JS
Stefano Zanata

Metaprogramação em JS

A especificação do Javascript prevê, como em outras linguagens, diversos mecanismos que permitem programar sobre a programação, ou seja, metaprogramação. Na sua versão mais recente, o JS está mais capaz do que nunca, fornecendo diversos mecanismos para aplicar diversas princípios deste paradigma, como reflexão, introspecção e intersecção.

O objetivo desta talk é demonstrar e discutir algumas das features da linguagem que habilitam estes mecanismos, como Symbol, Reflect, Proxy, etc, bem como aprestar casos de uso.

O assunto é conceitualmente avançado, mas a abordagem da palestra vai ser inclusiva, sendo todos bem vindos.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Mobile development with React Native
Rodrigo Boniatti

O foco dessa talk é mostrar a diferença entre o React Native e aplicações híbridas por exemplo, além de mostrar como ele roda por debaixo dos panos, bem como as vantagens e desvantagens de usa-lo.

15:10 às 16:00 Testes A/B e análise de comportamento com javascript
Guilherme Oliveira Pedroso / André Tagliati

Como determinar se uma mudança no ux/ui é benéfica para o usuário? Como modificar uma tela em tempo de execução tendo uma camada de cache? Como verificar quais áreas os usuários mais clicam? Talvez a resposta para estes questionamentos possam residir em códigos JS mais simples do que esperado.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Utilizando o Redux no desenvolvimento de aplicações em React
Armando Augustus Oliveira Santos Freire / Gabriel Tosta

Com o surgimento do React, em 2013, aprimoramos a forma de desenvolver aplicações web. Entretanto a forma com que os dados fluem dentro de uma aplicação React, pode tornar o processo de desenvolvimento extenso e de certa forma burocrático. O Redux vem para solucionar problemas que surgiram com Flux, seguindo três princípios: Tree State Principle que contém os dados da aplicação num state imutável; Action Principle que dispara um evento para a aplicação informando o que deve ser alterado; e por fim, o Reducer Principle que são funções JavaScript puras que retornam o próximo estado da Aplicação. Dessa forma conseguimos otimizar o fluxo de dados, usufruir de features como o Time Travel.

17:40 às 18:30 Aplicações real time utilizando Javascript puro em 2017
Lucas Inocente

Os desafios básicos e como desenvolver aplicações que se comportam em real time sem a necessidade de frameworks e bibliotecas como Angular, React, Vue e derivados. Utilizando somente Javascript puro no front end e no back end.

Entenda como usar Node.js, Socket.io, EJS e Javascript para aplicações super, hiper mega leves em real time. Além disso, snippets de código para interações básicas no DOM em Javascript puro.

Vanilla.js
Igor Luiz

Entendendo e implementando sua engine de DATA-BINDING

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos, Entusiastas, Estudantes, etc


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.